Vivix abastece o consumo da fábrica com energia limpa

Vivix abastece o consumo da fábrica com energia limpa

Capa: Vivix abastece o consumo da fábrica com energia limpa

A Vivix Vidros Planos firmou contrato no modelo de autogestão de energia elétrica com a Atiaia Renováveis, ambas empresas do Grupo Cornélio Brennand, para a construção de um parque solar. Com esta iniciativa, a Vivix passará a produzir energia solar para atender sua fábrica localizada no município de Goiana, no estado de Pernambuco. A produção de energia solar deverá se estender para a segunda planta da Vivix, anunciada recentemente, com previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2025.

Com 27,5 megawatts (MW) de potência instalada, a Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I entrará em operação em janeiro de 2024. Em um terreno com área útil de 85 hectares e situado a 1,6 Km da fábrica da Vivix, está entre as três melhores regiões de irradiação solar de Pernambuco. O parque solar será totalmente customizado para suprir as necessidades de energia elétrica de ambas as plantas da Vivix – tanto da atual quanto da que será inaugurada em 2025.

 

A construção do parque solar está em alinhamento com as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da Vivix, que em 2024 terá toda a sua operação fabril funcionando a partir do consumo de energia limpa, renovável e certificada, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Sobre a Vivix Vidros Planos – A Vivix Vidros Planos é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand e está localizada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco. A indústria produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa). A fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

Em junho de 2022, a Vivix anunciou expansão com a construção da sua segunda linha de produção, ao lado da atual planta, no município de Goiana-PE. A nova planta será uma das mais moderna do mundo, contando com as novas tecnologias e inovações disponíveis no mundo para a indústria de vidros planos e contribuirá para a ampliação do portfólio de produtos da Vivix que passa a fabricar, também, vidros extra claros, além das linhas já produzidas atualmente pela primeira planta. O novo forno terá capacidade de produção equivalente a 1 mil toneladas por dia, que será o maior do setor em operação no País e um dos maiores do mundo. Com a expansão, a Vivix ampliará sua capacidade de produção para 1.900 tons/dia, passando a ser a segunda maior empresa do setor no mercado brasileiro. O investimento total para a expansão será de R$ 1,3 bilhão. Durante as obras serão gerados cerca de 4 mil empregos e, quando em atividade, as duas plantas juntas gerarão aproximadamente 600 empregos diretos e 2.400 indiretos.

Sobre a Atiaia Renováveis – A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa aplica as boas práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico. A empresa possui oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em operação e uma em construção, que são empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa, com capacidade instalada de 243 MWm. Além disso, tem um pipeline de 1.7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia. Saiba mais em: www.atiaiarenovaveis.com.br