Uma obra envolve responsabilidade em todos os detalhes, já que uma falha nesse quesito pode causar acidentes graves e até mesmo ser fatal. No mercado vidreiro, assim como nos outros ramos da construção civil, existem normas responsáveis por padronizar os processos e garantir a segurança dos vidraceiros e dos usuários. Além de servirem como um manual para o vidraceiro, as normas técnicas também trazem maior segurança jurídica.
As normas ainda auxiliam beneficiadores e produtores de ferragens, determinando os padrões mínimos de qualidade e fornecendo recomendações para cada tipo de vidro e esquadrias.
Veja a seguir as principais normas vigentes no setor vidreiro:
NBR NM 293 – Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios a suas aplicações: Estabelece os termos aplicáveis a produtos de vidro plano em chapas e acessórios usados na construção civil.
NBR NM 294 – Vidro Float: Tem o objetivo de especificar as dimensões e requisitos de qualidade do vidro plano float, incolor e colorido, utilizados em projetos de arquitetura e decoração. A norma apresenta detalhes a respeito da composição química do produto e suas principais características físicas e mecânicas.
NBR 7199 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações:
Explica os requisitos para o projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil.
NBR 9494 – Vidros de segurança – Determinação da resistência ao impacto da esfera: Especifica o método para determinação do comportamento dos vidros de segurança destinados ao envidraçamento de veículos quando submetidos a impactos de uma esfera.
NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança: Especifica os requisitos mínimos de segurança para os materiais utilizados durante a instalação de boxes de banheiros feitos com vidro de segurança para o uso em casas, apartamentos, hotéis e outros locais.
NBR 14697 – Vidro Laminado: Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, além de mostrar a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
NBR 14698 – Vidro Temperado: Diz respeito aos requisitos gerais, bem como os métodos de ensaio e cuidados para garantir a segurança, durabilidade do vidro temperado em suas instalações na construção civil, indústria moveleira e eletrodomésticos da linha branca. Além disso, consta que a metodologia de classificação deste tipo de vidro o classifica como vidro de segurança.
NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio: Especifica os requisitos e métodos de ensaio para guarda-corpos em edificações, sejam eles externos ou internos, para uso privativo ou coletivo, instalados em edificações habitacionais, comerciais, industriais, esportivas, culturais, religiosas, turísticas, educacionais, de saúde e de terminais de passageiros.
NBR 15198 – Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação: Especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.
NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio: Especifica os requisitos e métodos de ensaio utilizados em sacadas de vidro.
É importante conhecer e estudar as demais normas para utilizar todo o repertório profissional em conjunto, padronizar os processos e agir de acordo com as leis de segurança do trabalho.
Para obter informações completas sobre cada uma das normas, basta acessar o site da ABNT https://www.abnt.org.br/ e fazer a pesquisa pelo número da NBR. A aquisição da norma possui um custo e o documento fica registrado em seu nome e CPF.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os outros posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área!
Manual do Vidro e Esquadria
Você já conhece o Manual do Vidro e Esquadria? Desenvolvido pela Vidro Impresso, o manual é um guia prático e atemporal pensado para auxiliar vidraceiros e serralheiros com curiosidades e dicas de aplicação de esquadrias e diversos tipos de vidro, bem como ferragens e outros produtos necessários para a fabricação e instalação deles.
O material contém o resumo das normas mais importantes no ramo e uma lista de fornecedores para facilitar ainda mais o dia-a-dia dos profissionais da área. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente!