O vidro está cada dia mais em alta e é um material com grande demanda no ramo da arquitetura e da construção civil devido à sua praticidade e sofisticação, com isso, as vidraçarias estão ganhando espaço e abrindo os horizontes para empreendedores no mercado vidreiro. Para aqueles que querem abrir uma vidraçaria, é indispensável o uso de algumas ferramentas e equipamentos, pois são eles que serão responsáveis por auxiliar na maior parte do trabalho do vidraceiro, garantindo a qualidade dos seus serviços.
A lista de materiais e equipamentos são um bom ponto de partida para quem deseja iniciar no ramo; apesar da necessidade de algumas ferramentas depender de quais serviços o profissional opta por realizar (desde colocação de boxes até a aplicação de pele de vidro, por exemplo), algumas delas são essenciais para a realização da maior parte dos projetos, sendo assim, separamos os principais itens que você precisa ter em sua vidraçaria:
Ferramentas para medição
As ferramentas de medição são uma das primeiras a serem utilizadas em qualquer serviço, são elas que vão auxiliar o profissional a medir o local e as peças de vidro utilizadas na obra. As mais comuns são:
- – Trenas
- – Metros
- – Esquadros
- – Paquímetro
- – Lápis e papel para fazer as anotações
Ferramentas de Corte
As ferramentas de corte também são equipamentos fundamentais para a execução dos serviços de uma vidraçaria. São elas as responsáveis não só por cortes no vidro, que servem tanto para definir as dimensões das peças e dar acabamento, mas também por perfurações que servirão para a fixação do vidro. Fazem parte delas:
- – Furadeiras
- – Parafusadeiras
- – Brocas
- – Estiletes para vidro
- – Serras
- – Lima
- – Diamante
Nível e Prumo
Essas ferramentas desempenham a função de alinhamento do projeto; são elas que auxiliam o vidraceiro a fazer a instalação sem deixar nenhuma área torta ou desnivelada, são elas:
- – Nível (verifica o nível na vertical)
- – Prumo (verifica o nível tanto na vertical como horizontal)
Produtos para fixação
São responsáveis pela vedação e fixação, que podem variar de acordo com o tipo de instalação. Existem diversas opções de produtos fixadores no mercado como:
- – Colas
- – Silicone
- – Impermeabilizantes para vidros
- – Fitas adesivas
Máquinas para o beneficiamento de vidros
Algumas vidraçarias optam por expandir seus serviços e oferecem opções como corte, lapidação e têmpera de vidros. Para realizar essas ações é preciso fazer o uso de máquinas, entre elas:
– Forno de têmpera
– Mesa de corte para vidro
– Lapidadora
– Lavadora de vidros
Ventosas
Com as ventosas, é possível manipular o vidro com segurança, além de impedirem as marcas de mãos na peça. Existem diversos modelos específicos para a espessura, peso e tipo do vidro utilizado.
Acessórios para o acabamento
O acabamento é a cereja do bolo de qualquer projeto, com a atenção aos detalhes, o vidraceiro se diferencia e fideliza o cliente. Veja os acessórios mais utilizados nessa etapa:
- – Espátula (para remover excessos de materiais como colas e massas)
- – Martelo e borracha, que servem para posicionar o vidro corretamente durante a instalação
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Por último, mas não menos importante, o uso de EPI ‘s é indispensável em qualquer instalação, são eles que garantem a segurança do profissional e impedem acidentes como cortes e quedas de grandes alturas. Algumas das recomendações são descritas na norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. São eles:
- – Capacetes
- – Luvas
- – Óculos de proteção
- – Calças e camisas grossas
- – Cinto de utilidades e cinto de segurança para instalações em grandes alturas
Você já conhecia todos esses equipamentos necessários para o funcionamento de uma vidraçaria? Na Vidro Impresso você pode acessar o Guia de Fornecedores para vidraceiros, que conta com produtos de qualidade. Acompanhe a Vidro Impresso para estar sempre por dentro das novidades do setor!