Ventosa para movimentação de vidro. Saiba qual usar

Ventosa para movimentação de vidro. Saiba qual usar

Capa: Ventosa para movimentação de vidro. Saiba qual usar

O vidro é um material denso e delicado. Assim, seu manuseio deve ser feito com cuidado, pois um atrito pode provocar danos ao material, como riscos e trincas. Além de pesadas, as chapas de vidro são extensas e difíceis de serem manuseadas com cuidado.

Para auxiliar nessa movimentação, existem vários modelos de ventosas para vidro. São equipamentos, que podem ser manuais ou automáticos, com ventosas para fazer a sucção e fixação do vidro durante o transporte. A técnica é ideal para materiais de superfície lisa como o vidro. 

O corpo das ventosas para vidro é geralmente feito em aço, alumínio ou plástico, dependendo da quantidade de ventosas e do peso que irá suportar.

O ponto de sucção, ou seja, a ventosa em si, é emborrachada. Elas funcionam a vácuo, por sucção pelo contato, e o material é de fácil aderência.

 

Qual ventosa para movimentar o vidro devo utilizar?

O número de ventosas do equipamento vai depender da sua estrutura e carga a ser suportada. Há ventosas manuais, com apenas um ponto de sucção e até ventosas automáticas com 12 pontos de sucção e capacidade para carregar vidros com mais de uma tonelada. 

Ventosa a vácuo com capacidade de 150kg  comercializada pela Glassparts
 

As principais diferenças dos modelos de ventosas para movimentação do vidro estão no tamanho da estrutura, diâmetro das ventosas e quantidade, cada um deles adequado para diferentes tamanhos e espessuras do vidro. 

A escolha do equipamento ideal vai depender do tamanho, espessura e peso da chapa de vidro. Existem ventosas com apenas um ponto de sucção, manual, feita para manuseamento de chapas menores, e as que transportam até vidros jumbo de forma motorizada.  

Ventosa manual tripla comercializada pela Glassparts

 

Ventosas manuais e automáticas para movimentação de vidro

As ventosas manuais possuem uma, duas (dupla) ou três (tripla) pontos de sucção e suportam até 20kg. Existem ainda modelos de ventosas manuais elétricas. 

Porém, para chapas mais pesadas, grandes e com maior espessura são recomendadas as ventosas automáticas, associadas a equipamentos de movimentação e içamento do vidro, que movimentam o material até em grandes alturas durante as obras. 

Ventosa Elétrica manual 4GB com capacidade de 600kg – comercializada pela Gusmão Representações

 

As ventosas também são utilizadas em carregadores automáticos que movimentam o vidro durante seu beneficiamento e também no processo de armazenagem. 

Assim, as ventosas são estruturas seguras para o manuseamento do vidro em diversas necessidades e equipamentos para movimentação do vidro em diferentes situações. 

 

Como utilizar as ventosas para vidro

Para a movimentação de vidros utilizando ventosas automáticas pode ser feita tanto na vertical como horizontal. A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira.  Já a movimentação de vidros manual é indicado que seja feita na forma vertical.

As ventosas não devem ser guardadas na posição de sucção porque pode viciar o equipamento e comprometer sua eficiência e vida útil.

Seja ventosas manuais ou equipamentos automáticos, a utilização deve seguir as recomendações do fabricante. 

Durante o processo de movimentação do vidro, o vidraceiro também precisa cuidar de sua própria segurança e utilizar equipamentos de proteção individual. 

Entre os EPIs indicados estão luvas, braceletes, roupas e sapatos adequados, além de óculos de proteção. 

 

Entre em contato com as empresas citadas na matéria

Glassparts: http://www.glassparts.com.br/

Gusmão Representações: https://gusmao.com.br/