Segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de reclamar ou solicitar a reposição de produtos e prestação de serviços sem custos adicionais até 30 dias, após a execução da tarefa, válidos para casos de produtos não duráveis, e 90 dias para produtos duráveis que é o caso de instalações com o vidro.
Problemas com o vidro
Um dos problemas que podem ocorrer antes da instalação é a quebra do vidro devido ao processo de têmpera incorreto, sendo responsabilidade do beneficiario o reparo quando ocorre esse tipo de caso.
Além desse, outros problemas podem acontecer também como a quebra do material durante o transporte, instalação feita de forma incorreta ou mau uso do produto pelo cliente.
Garantia e direitos
Por tanto, uma vidraçaria deve oferecer uma garantia de três meses pelos serviços prestados, caso ocorra qualquer defeito na instalação ou dano nos vidros ou materiais utilizados, o vidraceiro deverá refazer o serviço com o fornecimento de novos produtos de preferência certificados e qualificados pelos órgãos competentes.
Defeitos apresentados nas instalações ou produtos após os 3 meses de garantia podem ser cobrados normalmente.
Como evitar processos jurídicos
Problemas jurídicos devem ser evitados ao máximo, por isso a vidraçaria deve reparar o dano causado ao cliente, independente de sua responsabilidade. Em casos de erro na instalação, será oferecido a manutenção de forma gratuita.
Se a falha for em produtos como o vidro, mesmo este não tendo sido fabricado pela vidraçaria, o estabelecimento deve assumir mesmo que temporariamente a responsabilidade, já que foi a empresa que comercializou e negociou com o cliente os serviços prestados.
Se o caso for direcionado para a esfera judicial, o consumidor irá acionar a vidraçaria com quem teve o contato, não com o fabricante.
Nesses casos de falhas nos materiais utilizados, a vidraçaria poderá negociar a troca do produto diretamente com o fabricante, mas primeiro deve reparar o cliente, independente de quem foi a responsabilidade, pois os serviços e peças utilizadas foram acordadas entre o vidraceiro e o cliente.
Se o caso envolver outras questões mais graves que estão fora do que foi proposto entre ambas as partes poderá ser resolvido de forma judicial.
Atendimento ao cliente
Oferecer um bom atendimento é fundamental para que o cliente tenha uma experiência satisfatória com os serviços prestados, pois eles esperam que a vidraçaria apresente respostas de forma rápida e prática para suas dúvidas ou reclamações.
Consumidores satisfeitos dificilmente farão reclamação da vidraçaria junto a órgãos jurídicos, além disso podem voltar a fazer negócios novamente com a empresa, justamente por terem encontrado um local que atendeu todas as suas expectativas de forma justa e satisfatória prezando por um excelente atendimento.
Manutenção preventiva de instalação com vidros
A manutenção preventiva de instalação com vidros, como o de box de vidro de banheiro, sacadas e fachadas de vidro, entres outros devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano para evitar possíveis acidentes, por isso é muito importante ao realizar uma instalação avisar o cliente sobre a importância desse procedimento e os riscos que ele pode oferecer quando não é realizado.
O vidraceiro poderá realizar a manutenção de todas as instalações de vidro como: Envidraçamento de sacadas, portas, guarda-corpo e janelas.
O profissional só não pode realizar a manutenção em estruturas que exigem conhecimentos técnicos especializados como em grandes construções civis de pele de vidro, o vidraceiro só poderá participar desse tipo de projeto, caso seja certificado na área.
Higienização do vidro
A higienização do vidro deve ser realizada de forma cuidadosa para não provocar avarias no vidro. Avise ao cliente a respeito dos procedimentos corretos de limpeza para que ele utilize produtos específicos para vidro, pano macio e água morna e limpa. Produtos como cloro ou abrasivos nunca devem ser utilizados, pois podem provocar graves danos ao sistemas.
Normas de manutenção para vidros
Lembrando que a manutenção deve ser feita de forma regular seguindo as normas:
NBR-14207 – A norma é destinada a instalações de boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança e estabelece que a manutenção preventiva deverá ser realizada a cada doze meses.
NBR 16.259 – Estabelece requisitos e métodos que asseguram um bom desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, recomenda a manutenção dos vidros em um prazo máximo de dois em dois anos.
NBR 10821-5 – Esta Norma estabelece as condições adequadas de instalação e manutenção de tal forma a garantir o desempenho exigível de esquadrias para edificações e construções, independentemente do tipo de material.
Lembre-se de seguir as normas técnicas da ABNT de forma correta para não ter problemas no futuro com os seus clientes.