Reciclagem de vidros: Decreto federal deve instituir acordo de logística reversa em março

Reciclagem de vidros: Decreto federal deve instituir acordo de logística reversa em março

Capa: Reciclagem de vidros: Decreto federal deve instituir acordo de logística reversa em março

Descartar embalagens de vidro é um dos grandes desafios quando o assunto é o destino final de resíduos sólidos. A atividade é possível e traz benefícios.

 

O tema bastante discutido voltou à tona recentemente. Isso porque no mês de janeiro, o Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública sobre o Decreto que institui a Logística Reversa de Embalagens de Vidro. 

 

O acordo estabelece as responsabilidades de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores na entrega, coleta e correta destinação de garrafas, potes e outras formas de produtos de vidro pós consumo.

 

Além disso, a medida ainda traz melhorias à saúde da população e pode gerar novos empregos.

 

O impactos positivos da reciclagem do vidro

 

Muitos devem se perguntar sobre os benefícios do Decreto Federal pela reciclagem do vidro. 

Pois bem, se aprovada, a iniciativa trará uma série de ganhos ambientais significativos, como reduzir a poluição, mantendo o vidro em uso, promover a destinação final ambientalmente adequada das embalagens de vidro.

Além disso, trará benefícios para a economia possibilitar a abertura de novos empregos.

 

Sobre a preservação ambiental

A proposta traz uma série de ganhos ambientais significativos, com o objetivo de reduzir resíduos e poluição, manter os materiais em ciclos de uso e regenerar sistemas naturais promovendo o destino final e ambientalmente correto das embalagens de vidro.

Embalagens de vidro podem ser totalmente reutilizadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, e sem perda de material.

O reaproveitamento do vidro para a produção de novas embalagens consome uma quantidade de energia muito pequena e contribui para a preservação do meio ambiente.

Isso sem falar do descarte de vidro no lixo, o que reduz os custos da coleta urbana, além de ampliar a vida útil dos aterros sanitários.

O vidro é 100% reciclável e, ao reutilizarmos, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.

 

Como gerar empregos a partir da reciclagem do vidro

A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos. E o que é melhor, não exige especialização, o que traz ganhos para a camada mais carente da população.

Por outro lado, além da  reciclagem de vidro ser lucrativa, ainda tem forte caráter social, agregando assim valor para maior qualidade de vida da população.

 

Do ponto de vista Econômico 

A reciclagem do vidro é uma atividade economicamente viável.

No Brasil a reciclagem ainda é vista com certo preconceito como uma atividade marginal. Porém, se avaliada com um olhar mais empresarial, é possível extrair grandes lucros. Ou seja, a reciclagem é um nicho de mercado pouco explorado, mas com grande potencial de lucratividade.

 

Veja aqui a proposta do Decreto na íntegra

Consulte aqui a Portaria MMA nº 641/2020