Em função da quarentena, muitas empresas de vidro estão com suas atividades paralisadas. Outras, mesmo que em funcionamento, apresentam uma queda brusca das vendas de produtos e serviços.
O momento é delicado e obrigou o mundo todo a parar. Entretanto, o importante é não parar totalmente e se manter em movimento dentro das possibilidades.
O que você, vidraceiro, pode fazer durante este período de desaceleração para passar por este desafio? Confira algumas de nossas dicas para motivá-lo a seguir em frente mesmo com todos os entraves e obter o maior faturamento possível em meio à crise.
1- Continue divulgando seu serviço
Em momentos de crise e demanda reprimida é ainda mais importante divulgar sua empresa, ao contrário do que muitos fazem, pois quem não é visto não é lembrado. A divulgação é essencial em qualquer tipo de negócio, especialmente no ambiente virtual.
O isolamento social ressaltou ainda mais a importância da internet e do marketing digital, pois os anúncios, pesquisas e contatos estão sendo feitos agora quase que exclusivamente à distância, e a internet é a grande aliada deste momento.
Se o marketing digital já era uma tendência crescente, daqui para frente será mais ainda, na verdade imprescindível. Então, se você não tem um site, este é o momento de criar seus canais na internet.
Existem diversas alternativas no mercado. Você pode investir na criação de um site personalizado, gerido por uma agência de marketing digital, ou, se não tiver capital para investimento, aderir a opções mais acessíveis.
A plataforma online Meu Vidraceiro, por exemplo, que foi desenvolvida pela Vidro Impresso, oferece uma página exclusiva para cada vidraçaria, com um link de acesso para poder enviar a seus clientes com dados de contato, informações sobre os serviços realizados e fotos de suas obras.
2- Esteja ativo nas redes sociais
A interação agora é predominantemente virtual e o público está em boa parte do dia nas redes sociais. Aproveite o momento de maior engajamento em redes como facebook, instagram e até whatsapp para se comunicar com seu público, sejam clientes ativos ou potenciais clientes.
As redes sociais são um ótimo recurso de fidelização. Através delas você pode divulgar fotos de obras e dicas de manutenção de instalações como box de vidro e envidraçamento de sacada, além de promoções e informações sobre funcionamento da vidraçaria e como fazer pedidos de orçamento neste momento.
3- Mantenha atendimento online
Este item é importantíssimo. Mesmo que não possa executar instalações, apenas emergências ou com uma demanda reduzida, você pode e deve já adiantar tudo que for possível e deixar pelo menos os contratos já fechados devidamente agendados.
Deixe claro em seus canais para seus clientes que está disponível para tirar dúvidas, realizar orçamentos e agendamentos.
Alguns orçamentos podem ser adiantados através de dados e medidas passadas previamente pelo cliente, com fotos e vídeos, conforme sua orientação, dentro do que for plausível. Agora é a hora de utilizar a criatividade e encontrar alternativas.
4- Ofereça promoções para agendamentos
Agende não somente contratos já fechados, mas estimule também o cliente a fechar novos serviços, que ficarão agendados para o período pós quarentena.
Para estimular a contratação de serviços não essenciais neste momento de contenção de despesas do público, ofereça promoções e vantagens para quem fechar agora durante a quarentena. Assim, ambas as partes se beneficiam.
5- Otimize seu lucro
Corte custos possíveis e utilize sistemas de gestão para otimizar seu lucro. Agora é hora de rever seus sistemas de gestão e onde pode estar desperdiçando recursos. É essencial ter todos os seus custos e faturamento sob controle, assim como uma programação para reserva de caixa, pois quem a tinha no momento está em uma situação menos desconfortável.
O Meu Vidraceiro, além da plataforma de divulgação online de serviços, também disponibiliza um aplicativo que facilita a gestão de vidraçarias. Através do celular, ou mesmo computador, é possível elaborar e enviar orçamentos com extrema agilidade, assim como pedidos para a têmpera.
Saiba como funciona o app de gestão para vidraçarias
6- Adapte-se para administrar a demanda
Se você continua realizando orçamentos, recebendo pedidos de instalações e reparos emergências, mas está com sua equipe reduzida, seja por motivos de isolamento ou porque precisou cortar custos, organize estes pedidos para atender da melhor forma possível o cliente.
Crie listas de espera e calcule um prazo possível dentro dos recursos que possui. Inclua uma margem de erro para não correr o risco de decepcionar o cliente e o mantenha sempre atualizado.