Com investimentos da ordem de R$ 700 milhões, a multinacional japonesa AGC Vidros inaugurou este mês, oficialmente, sua nova planta na cidade de Guaratinguetá (interior de São Paulo). Líder mundial na fabricação de vidros planos, a empresa está ampliando sua capacidade de produção em 140%, tornando-se a segunda maior fabricante de vidros do país após oito anos de atividade.
O evento de inauguração foi marcado pela presença de Jean-François Heris – Presidente Global da Divisão de Vidros para Construção Civil e Indústria, Fábio Oliveira – Diretor-Presidente e Diretor Geral de Finanças e de Suporte ao Negócio para a América do Sul, e autoridades, que acompanharam a Cerimônia Oficial e a visita pelas novas instalações da empresa.
Durante a solenidade foi anunciado Isidoro Lopes como o novo Diretor Geral da Divisão de Vidros para a Construção Civil e Indústria para a América do Sul, substituindo Francesco Landi que retorna para a AGC Glass Europe.
Executivos da AGC e o prefeito Marcus Soliva durante cerimônia de inauguração da AGC, em Guaratinguetá
A nova planta, localizada em Guaratinguetá/SP ao lado da atual, abriga um novo forno com capacidade para fabricar até 850 toneladas diárias de vidro plano. Até então, a capacidade de produção era de 600 toneladas por dia, o que já havia demandado investimentos de aproximadamente R$ 900 milhões na implantação da primeira unidade do grupo na América Latina. Com o novo forno que entrou em operação em abril deste ano, a capacidade produtiva da unidade de Guaratinguetá subiu para 1.450 toneladas por dia.
Para essa expansão, a AGC contratou cerca de 200 trabalhadores na região de Guaratinguetá, ampliando seu quadro de colaboradores para 1.000, tornando-se uma das maiores empregadoras da região. Os novos colaboradores passaram por treinamentos técnicos, de segurança e para o atendimento de normas do setor.
“Com a nova planta, a AGC também aumentou sua área construída em aproximadamente 50%, atingindo um total de 150 mil m². A empresa investe em tecnologias de ponta e possui certificações ISO 9001 (Quality System Certification), ISO 14001 (Environmental System Certification) OHSAS 18001 (Certificação do Sistema de Segurança) e IATF 16949 (Quality System Certification)”, ressaltou Isidoro Lopes, Diretor Geral da Divisão de Vidros para a Construção Civil e Indústria para a América do Sul.
“Dando continuidade aos seus investimentos, a AGC demonstra a confiança do Grupo no Brasil e ao mesmo tempo reconhece o apoio que a empresa tem recebido da comunidade local, dos parceiros e de nossos clientes. Além da ampliação em nossas áreas de produção e tecnologia, também temos investido na formação e qualificação de nossa mão-de-obra e em diversos programas nas áreas social e ambiental. Com essas ações, nosso objetivo é fortalecer cada vez mais nossa parceria com Guaratinguetá, com o Estado de São Paulo e com o Brasil”, enfatizou Fábio Oliveira, Diretor-Presidente e Diretor Geral de Finanças e de Suporte ao Negócio para a América do Sul.