Muitos profissionais do segmento vidreiro sonham em montar sua própria vidraçaria mas não sabem por onde começar. Sobre as oportunidades em seu mercado de atuação e os tipos de instalação com as quais vai atuar o futuro empreendedor provavelmente já conhece por estar atuando como vidraceiro. Caso tenha dúvidas, é de extrema importância estudar o mercado, perfil dos clientes, demandas e necessidades da região onde irá atuar.
Depois vem outro passo onde a maioria dos empreendedores que querem abrir uma vidraçaria costuma falhar, que é o planejamento do negócio, finanças e gestão. Analise suas possibilidades de investimento e onde quer chegar. O ideal é ir crescendo aos poucos, começar pequeno e ir investindo conforme a resposta do mercado. Então, é muito comum e bastante viável iniciar com pouco investimento e até mesmo sem loja física, afinal hoje temos a internet como aliada dos negócios e principal meio de divulgação.
Assim, iniciar como profissional autônomo é um opção, e para tal é necessário emitir apenas RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo ou NFS – Nota Fiscal de Serviços de Pessoa Física para os serviços realizados, o que é considerado legal e formal. Porém, se quiser realmente abrir uma empresa para ter seu CNPJ, mesmo que não tenha o ponto comercial, a maneira mais simples e com quase nenhum investimento é sendo um MEI (Microempreendedor Individual).
Como adquirir o CNPJ para abrir uma vidraçaria
O Portal do Empreendedor oferece todos os passos para a formalização e legalização. O Portal do Empreendedor sinaliza cada passo, basta se cadastrar e seguir as orientações para obter a cidadania empresarial e CNPJ. Também há dicas de gestão, assim como no portal do Sebrae. Diversos serviços e conteúdos importantes estão disponíveis lá e devem ser acessados no momento da formalização e mensalmente no momento do pagamento da contribuição mensal.
Das 500 atividades listadas, existem três relacionadas ao vidro: comerciante de vidros, vidraceiro de automóveis e vidraceiro de edificações, todas elas seguidas pelo adjetivo ‘independente’, o que é feito para evitar a precarização de trabalho e problemas trabalhistas para empresas que contratam os MEI. Como o portal admite além da atividade principal até 14 atividades secundárias, o vidraceiro tem a possibilidade de colocar essas três e outras onde ele possua habilidades e experiência de trabalho.
Outro passo importante para quem vai abrir uma vidraçaria é verificar se o negócio precisa de inscrição estadual. Algumas regiões dispensam o MEI, mas é preciso verificar, pois cada Estado tem sua legislação própria de ICMS. No Portal do empreendedor essa informação está na parte ‘Já sou MEI’ em dúvidas mais frequentes. É recomendado buscar ajuda de um contador ou escritório de contabilidade, principalmente se cadastrar-se como ME (Microempresa).
Investimentos necessários
É possível estar legalizado sem investimentos iniciais em um espaço físico e sem funcionários. Cadastrando-se como MEI ou como uma empresa societária é possível utilizar o endereço da residência e as empresas não precisam, necessariamente, de funcionários. Somente para o registro não há custos, apenas com contador se utilizar este serviço. Se abrir uma empresa terá as despesas do escritório de contabilidade e das taxas da Prefeitura do Município na qual a empresa for se instalar. São pequenos valores, atualizados com frequência, mas nada proibitivos, e os passos não são complicados.
No portal do Sebrae há conteúdos com o passo a passo e roteiro para a formalização do MEI – Microempreendedor Individual, além de mais detalhes que podem ajudar a concretizar essa importante decisão. Já para formalizar uma ME – que é a sigla para Microempresa, aquelas que faturam acima de R$ 81.000,00 até R$ 360.000,00 por ano, o processo exige mais etapas como o registro na Prefeitura (ou administração regional), Junta Comercial, Receita Federal e na Previdência Social entre outros órgãos regulamentadores da atividade pretendida.
Plano de negócios antes de abrir uma vidraçaria
Muitos empreendimentos já nascem de forma errada, sem planejamento e com poucas chances de sucesso. Para alcançar os objetivos e não cometer os mesmos erros de quem teve experiências mal sucedidas, é essencial ter um planejamento claro, objetivo e detalhado. A consequência disso será uma trajetória com muito menos atropelos e surpresas prejudiciais rumo ao sucesso
O futuro empreendedor precisa saber onde está e aonde quer chegar. Tão importante quanto a parte formal da empresa é o que está nas ‘entrelinhas’: qual é a ideia e o modelo de negócio que se quer implantar, quais são os problemas (ou as dores) do cliente que se quer atingir, conhecimento do mercado, como obter crédito e financiamento e também um conjunto de atitudes e comportamentos empreendedores. Saiba como montar um plano de negócios antes de abrir uma vidraçaria.
Busca por informação
O futuro microempresário precisa obter informações mínimas sobre a gestão do seu negócio. Primeiro de tudo, conhecer o mercado em que atuará, depois é preciso conhecer a estrutura tributária e obrigações acessórias, municipais, estaduais e federais, conforme o tipo de empresa. Por fim, ter domínio de técnicas para controle e gestão do caixa, dos custos e formação de preços. Também é interessante conhecer os riscos do negócio, como acidentes, garantias, transporte e exposição de pessoas. É necessário se aprofundar nos aspectos legais e tributários do negócio, sem nunca se descuidar dos clientes e do caixa.
O portal do Sebrae disponibiliza EAD (cursos à distância) gratuitos, além dos cursos presenciais em cada região. Basta acessar sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead. “O Sebrae também tem em seu portal mais de 440 Ideias de Negócios e uma delas é de Vidraçaria. São 29 capítulos onde constam a necessidade de equipamentos e investimentos entre outros aspectos importantes que irão te auxiliar se seu objetivo e ter seu próprio negócio e abrir uma vidraçaria.