Papo direto com Renato Sivieri: Executivo fala sobre os planos e desafios da Guardian

Papo direto com Renato Sivieri: Executivo fala sobre os planos e desafios da Guardian

Capa: Papo direto com Renato Sivieri: Executivo fala sobre os planos e desafios da Guardian

Responsável pelo departamento de Marketing da Guardian Glass desde 2013, Renato Sivieri passou a assumir recentemente também a diretoria comercial da empresa. O executivo, que é graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), fez sua carreira no segmento da construção civil em grandes empresas do setor por 16 anos. À revista Vidro Impresso, contou um pouco de sua trajetória em uma das maiores fabricantes de vidro e sobre os desafios do mercado vidreiro. 

 

Quais foram os principais desafios e conquistas dos quais participou em sua trajetória na empresa?
Os lançamentos de produtos das linhas SunGuard® e InGlass® foram marcos importantes neste período, especialmente o Espelho Guardian Evolution®. O espelho é Top of Mind entre arquitetos há 16 anos consecutivos, e manter o status da marca é uma das minhas principais responsabilidades. Mais recentemente, lançamos o vidro de controle solar Guardard ClimaGuard SunLight® e estamos entusiasmados em compartilhar isso com nossos clientes de maneira nova e criativa.
 
Durante o período que estive na sede da empresa nos Estado Unidos, entre 2016 e 2017, fui responsável pela implementação de uma solução de CRM (Customer Relationship Management) global, que ajudou a aumentar a eficácia da força global de vendas. Agora, meu maior desafio é liderar uma talentosa equipe de vendas na América do Sul, além de desenvolver novas estratégias e projetos de marketing.
 
Conte sobre sua nova atuação na área comercial e por que acumula hoje as duas funções? Pode contar alguma mudança que irá implementar ou novos planos?
Nesses seis anos de Guardian, adquiri grande conhecimento sobre o mercado vidreiro e sua dinâmica. Estar à frente das diretorias de marketing e comercial trará uma sinergia importante para os negócios, especialmente, na estratégia de relacionamento com o cliente, que faz parte da cultura da empresa. Sempre tivemos a preocupação de estar ao lado do cliente para ajudar no crescimento de seu negócio e continuaremos a nos esforçar para ser o parceiro preferido para soluções em vidros.

 
Qual sua opinião em relação a alguns desafios que o setor vidreiro enfrenta nos últimos tempos, como falta de mão de obra qualificada, aumento da matéria-prima, diminuição da demanda na construção civil, entre outros?
Os desafios do nosso setor, assim como em todos os outros, são constantes. Seja em tempos de alta demanda ou de baixa demanda, nos esforçamos para atender ou exceder as expectativas do cliente. Entendemos a necessidade de nos reinventar, melhorar continuamente nossos produtos e processos, sem perder de vista as necessidades dos clientes e a atenção ao negócio.
 

Quais são os desafios hoje da indústria vidreira?
Não é tanto um desafio, mas acreditamos que há uma oportunidade de aumentar o consumo per capita de vidro no Brasil, que atualmente gira em torno de 8 kg por ano. Este volume ainda é muito pequeno quando comparado com a Europa (18 kg) e os Estados Unidos (15 kg). Acreditamos que este aumento no consumo pode ocorrer devido ao uso de vidro de maior valor agregado, educando construtores e arquitetos sobre as vantagens do alto desempenho do vidro de controle solar.
 

Qual sua expectativa em relação à demanda no setor e melhoria do cenário econômico como um todo?
O ano começou com expectativas otimistas, mas que não se confirmaram após a retração do PIB no primeiro trimestre. Embora a confiança do mercado tenha sido abalada, continuamos acreditando que o País possa recuperar a estabilidade e o caminho do crescimento. As operações no Brasil continuam sendo muito importantes para a Guardian Glass, já que temos duas fábricas de vidro no País. Como disse anteriormente, há muito espaço para o crescimento do consumo de vidro. Nossos recentes investimentos para reparar o forno de vidro float em Porto Real (concluído com sucesso em janeiro do ano passado), o aumento da frota de caminhões e a expansão do parque de embalagens demonstram nosso total comprometimento com a região.

 
A Guardian tem planos de expansão da capacidade produtiva ou de ampliação do portfólio?
Os planos de desenvolvimento sempre existem, especialmente, com foco em agregar novos produtos e novos serviços. Neste ano já ampliamos nosso portfólio com o novo vidro SunLight, da linha ClimaGuard, e continuamos olhando novas oportunidades.

 
O mercado da construção tem ousado cada vez mais em seus projetos e essa criatividade é acompanhada pelas novidades tecnológicas, com vidros cada vez mais funcionais, que a indústria oferece. Como a Guardian busca trazer novas soluções e quais são os principais desafios nesse processo?
A Guardian possui uma equipe técnica dedicados a encontrar as melhores soluções alinhadas a esta transformação no setor. São profissionais de especificação que estão à disposição de construtores, processadores e arquitetos, e auxiliam em projetos ousados do ponto de vista da pesquisa de design e desempenho. Por meio de estudos avançados, somos capazes de garantir que o projeto nasça com segurança, sem limitar a criatividade. O vidro ClimaGuard SunLight® é um dos nossos produtos que materializa esta busca por inovação. Com uma estética bastante neutra, o produto é capaz de bloquear duas vezes mais calor que um vidro comum e atende, principalmente, as demandas de um segmento mais conservador e tradicional, que é o caso do residencial.
 
Acredita que ainda falta conhecimento, tanto para profissionais como para o público final, sobre as possibilidades que o vidro traz e suas tecnologias agregadas?
A falta de conhecimento sobre o vidro e seus benefícios ainda é um desafio para o setor. Por isso, nos últimos anos investimos em diversas frentes para ampliar o leque de informação para os diversos públicos.

 
A Guardian tem algum projeto de ampliação deste tipo de conhecimento ou de capacitação dentro do setor?
Desde o ano passado, promovemos o road show “Circuito de Palestras Guardian”, voltado aos vidraceiros. Só em 2018, reunimos quase 1.000 profissionais em sete cidades, levando palestras sobre o portfólio de vidros e espelhos das linhas InGlass® e SunGuard®, os diferenciais de cada produto, tendências no uso de vidros e espelhos na arquitetura e decoração, bem como dicas para os vidraceiros otimizarem seus negócios. Também realizamos encontros periódico com arquitetos, visitas à fábrica, palestras e eventos, como webnários, o Glass Façades Day e o ArchGlass. Na Glass South America, por exemplo, investimos em um estande mais interativo com ações e informações sobre o vidro.
 
Outra iniciativa foi a criação de um canal de comunicação com os vidraceiros, via WhastApp, pelo número (11) 95640-9512. Os profissionais podem se cadastrar para receber dicas sobre vidros e espelhos, além de informações de produtos das linhas InGlass® e SunGuard®. Além disso, nossa produção de conteúdo nas redes sociais, que também é uma plataforma de educação, impacta nossos 68 mil seguidores. Em nosso canal no YouTube (Guardian Vidros Brasil) é possível encontrar dicas sobre vidros de controle solar, decoração, instalação, especificações e outros temas.
 

Em que aspectos o setor vidreiro em cada parte da cadeia evoluiu e o que ainda precisa ser melhorado?
A cadeia como um todo ganhou mais conhecimento sobre a aplicação das novas tecnologias em vidro e seus benefícios. Os vidros de valor agregado estão se tornando mais populares e isso trará um grande impulso para a indústria. Além disso, há uma consciência maior, especialmente, quanto a segurança no processamento, instalação e no uso do vidro. Estes avanços foram muito positivos, e temos que continuar investindo em conhecimento para toda a cadeia nos próximos anos.