Grandes esquadrias de alumínio e vidro temperado integram visualmente ambientes

Grandes esquadrias de alumínio e vidro temperado integram visualmente ambientes

Capa: Grandes esquadrias de alumínio e vidro temperado integram visualmente ambientes

 

 

A residência A.B. foi projetada tendo como principal definição o uso da estrutura metálica para a sua construção. Essa decisão permitiu que a maior parte da obra pudesse acontecer com muita rapidez. A estrutura metálica foi mantida aparente e faz parte de toda a proposta arquitetônica adotada. Revestimentos de madeira, pedras naturais e chapas metálicas foram incorporados ao projeto, ajudando a definir as volumetrias e tornando os espaços mais aconchegantes. 

 

Cada pavimento da residência, localizada em Angra dos Reis (RJ), possui níveis diferentes de integração visual. O subsolo foi implantado através de um corte do terreno, permitindo que ficasse mais ventilado. No térreo, onde estão as áreas sociais, há grandes esquadrias de alumínio e vidros temperado cristal de 8 ou 10mm, trazendo o paisagismo para dentro dos ambientes e ampliando-os visualmente. 

 

 

 

 

 

 

 

Nos guarda-corpos, que necessitam de vidros de segurança, foram especificados vidros laminado temperado de 8 e 10mm. “A utilização do vidro, além de contribuir com a iluminação natural, nos permite realizar a integração visual entre os ambientes internos e externos, fortalecendo a sensação de amplitude de dentro da residência”, explica a arquiteta da F:Poles Arquitetura, Carolina Holtz.

 

 

 

A varanda e a área de lazer estão neste pavimento e sua disposição cria grandes espaços abertos de convívio. No pavimento superior, formado por um grande volume suspenso, os fechamentos com brises móveis de madeira garantem uma maior privacidade de acordo com a necessidade dos moradores.