Na contramão da crise

Na contramão da crise

Capa: Na contramão da crise

Há seis anos à frente das áreas de comunicação, marketing e comercial da Landy Kits, Paulo Franceschelli tem 20 anos de experiência no segmento de grandes indústrias eletro-eletrônicas e auto peças, sendo dez deles no mercado de instalação de sistemas de envidraçamentos de varandas e sacadas. Administrador de empresas por formação, pela Universidade Ítalo Brasileira, Franceschelli é pós-graduado em Administração de Marketing pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), especializado em Gerência de Produtos pela FGV Fundação Getúlio Vargas) e em Plano de Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

 

O profissional conta para a revista Vidro Impresso os planos da empresa, que, na contramão da crise que fechou muitas fábricas, ampliou seu portfólio, hoje com mais de mil itens, incluindo uma nova linha completa de esquadrias, e estrutura, que aumentou de 1.800m2 para 4.500m2 de área construída. Inaugurada em 2016, a Landy Kits já passou por mais duas expansões, expandindo dos 80m2 iniciais para os atuais 4.500m2. Para 2019 a empresa projeta 15% de crescimento com os investimentos na nova linha de esquadrias

 

O mercado vidreiro, assim como diversos setores, sofreu ainda reflexos da crise em 2018, e muitas empresas fecharam. Porém, a Landy Kits, na contramão, ampliou seu portfólio e sua estrutura. A que deve esse desenvolvimento da empresa?

A Landy Kits iniciou as atividades em 2006, fabricando as roldanas da linha 1125, já no início, sempre em busca de novos produtos para complementar as linhas, conciliando os possíveis desenvolvimentos com os investimentos necessários para apresentar ao mercado produtos com qualidade assegurada e preços competitivos. Assim, a Landy Kits desenvolveu em sua história de 12 anos as linhas de componentes e acessórios para box de banho, envidraçamentos de sacadas, portas e janelas com vidros temperados. Em conversa com alguns clientes identificamos que o mercado de componentes e acessórios para esquadrias existia a oportunidade devido a grande similaridade dos produtos e processos produtivos. Imediatamente alguns clientes sinalizaram o interesse em adquirir esses itens se a Landy Kits desenvolvesse, por reconhecerem a qualidade e competitividade já nas linhas existentes.

 

Por que a empresa decidiu ampliar sua sede? O novo espaço terá mais equipamentos?

 

O novo espaço encontra-se no mesmo endereço, na Rua Masato Sakai, 544 – Ferraz de Vasconcelos – SP, em um terreno de 4.500m2 adquirido em fevereiro de 2012, quando inauguramos a fábrica com 1.800m2 de área construída. Agora em setembro de 2018, iniciamos as atividades no novo pavilhão no mesmo endereço com mais 2.700m2, totalizando assim hoje os 4.500m2  de área útil fabril construída. O novo pavilhão tem novos equipamentos tais como: novos centros de usinagem CNC, novas injetoras para plástico com controle digital, novas presas pneumáticas, máquinas de corte de alumínio de última geração, entre outros equipamentos necessários para produzir componentes e acessórios com qualidade e preços competitivos.

 

A Landy Kits tem um histórico de expansão, essa é a terceira desde a fundação da empresa.

Essa é a terceira sede na história da empresa, que iniciou as atividades em 2006 em um pequeno galpão de 80m2, que logo ficou pequeno e então, em 2007, a segunda sede já tinha 450m2. Em 2010 identificou-se a necessidade da terceira mudança, desta vez já para uma sede própria e com mais área útil. Em 2011 a Landy Kits adquiriu o terreno e iniciou a construção do primeiro pavilhão com 1.800m2 e mudança programada para fevereiro de 2012, como aconteceu. Agora em setembro de 2018, inauguramos um novo pavilhão interligado ao primeiro, somando 4.500m2 de área construída.  

 

Quais são as metas de crescimento da empresa para os próximos anos?

Já pudemos perceber a tendência otimista do mercado nos últimos meses de 2018, desta forma, somando os investimentos para a nova linha de componentes e acessórios para esquadrias, temos uma expectativa de crescimento de 15% para o ano de 2019.

 

Por que decidiram ampliar o portfólio com a linha de esquadrias?

Em conversas com nossos clientes e uma pequena pesquisa de mercado identificamos a oportunidade, conciliando a oportunidade com a similaridade dos processos produtivos facilitou a tomada de decisão para os investimentos necessários.

 

No total, quantos produtos a Landy Kits possui?

Hoje passamos de 1.000 itens devido às possíveis ramificações de modelos e versões de todas linhas apresentadas. Considerando todas as linhas de produtos tais como  roldanas, fechos, componentes e acessórios para portas e janelas com vidros temperados, envidraçamentos de sacadas e varandas, kits box de banho, kits engenharia, kits pia, peças plásticas para linha moveleira e a linha de esquadrias.  

 

Qual acredita que seja o diferencial da empresa?

Acreditamos que o grande diferencial na empresa Landy Kits está nos treinamentos contínuos de toda equipe na excelência do atendimento aos clientes, iniciando na parte de desenvolvimentos, projetos, processos produtivos e política comercial.

 

Qual sua expectativa para o setor vidreiro para o próximo ano?

É muito arrojado fazer expectativas para o mercado em um país como o Brasil, exposto a tantos fatores externos e ainda com uma nova equipe presidencial, mas o mercado está sinalizando otimismo, que é uma característica da Landy Kits. Assim podemos arriscar uma recuperação do mercado vidreiro em 5% no ano de 2019.

 

Quais os entraves que o mercado como um todo sofreu?

Em 2018, um ano que iniciou com grandes fatores negativos para indústria do mercado vidreiro como Copa do Mundo, eleições para presidente, excesso de feriados, retração acumulada prevista para o mercado imobiliário, juros altos e grandes exigências para os financiamentos bancários no mercado imobiliário foram alguns dos fatores pessimistas do ano de 2018.

 

Qual sua opinião sobre alguns problemas que o setor enfrenta, como os sucessivos reajustes no preço do vidro e a falta do vidro no mercado?

Quando um segmento de mercado está nas mãos de poucas empresas é possível que possa existir muitas questões políticas ocultas que podem resultar em escassez de produtos e consequentemente sucessivos reajustes de preços inflacionando o mercado, isso é só uma hipótese.