O projeto de arquitetura da Unidade Senac São Miguel Paulista traz soluções que valorizam convivência e integração através da aplicação de grandes panos de vidro. Uma “alameda” que cruza o térreo do complexo de ensino composto por três blocos interligados, conecta esta praça principal a outra, interna, e aos pavimentos térreos dos edifícios no nível da rua. O terreno, bastante arborizado, motivou a manutenção das árvores existentes.
Um dos desafios na composição volumétrica dos três blocos de edificações que compõe a Unidade do Senac São Miguel Paulista foi reduzir o ruído intenso proveniente da Avenida Marechal Tito, com a implantação do bloco principal voltado para a mesma. “Na fachada principal, optamos por especificar uma caixilharia composta por vidros fixos com proteção acústica”, explica Adriana Levisky, arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana.
A fachada frontal é composta de esquadrias com montantes de alumínio, preenchidos com lã de rocha e vidros laminados 13 mm, com PVB acústico (6 mm low-e na face 2 + PVB acústico S-Lecsaf + 6 mm). O bloco principal conta, ainda, com sistema de fachada ventilada composta por um grande mosaico com placas de agregado cimentício e de material reciclado, com janelas de vidro duplo (4+6 mm low-e na face 2 + 20 mm fr câmara de ar + 4+4 mm vidro float) e micro persianas (38mm) embutidas na caixilharia.
Um dos destaques do projeto é o grande átrium central coberto por uma cúpula de vidro temperado laminado refletivo incolor 12mm com PVB acústico e serigrafia 50% que filtra os raios solares ao mesmo tempo em que ilumina o interior da edificação. O guarda-corpo de vidro também auxilia na ampliação do espaço e decoração central com placas de policarbonato alveolar colorido com filme adesivo transparente e impressão digital torna o ambiente mais moderno e aconchegante. No guarda-corpo foram utilizados vidro temperado laminado 14 mm.