Conheça a história da Ideia Glass, empresa que surgiu de uma vidraçaria e hoje cria tendência no mercado de acessórios

Conheça a história da Ideia Glass, empresa que surgiu de uma vidraçaria e hoje cria tendência no mercado de acessórios

Capa: Conheça a história da Ideia Glass, empresa que surgiu de uma vidraçaria e hoje cria tendência no mercado de acessórios

Nascida de uma grande vidraçaria em São Paulo que sentiu a necessidade de desenvolver seus próprios produtos para atender clientes diferenciados, a Ideia Glass hoje é uma das mais reconhecidas empresas de acessórios e ferragens para vidro do Brasil exatamente por entender as dificuldades dos vidraceiros e poder trazer soluções inovadoras que criam tendência no mercado vidreiro. 

São no total 40 anos de experiência no setor do vidro, mas a Ideia Glass surgiu de fato em 2008, oferecendo kits para box de banho, no modelo Elegance, com roldanas aparentes. “Na época, quando entramos no mercado, não existia box de roldanas aparentes a preços acessíveis, por isso a empresa deu um passo importante e certeiro, tornando-se bastante conhecida. Eu diria que a Ideia Glass criou um setor novo no mercado. Somos pioneiros e a nossa marca acabou virando sinônimo de roldanas aparentes”, avalia Erico Miguel, diretor de marketing da Ideia Glass. 

Nestes 10 anos de atuação a empresa sempre teve um bom crescimento, inovando em todos os aspectos, seja em produtos, tecnologias, design, marketing e relacionamento. “Nós sabemos como é ser vidraceiro e entendemos as necessidades dos clientes finais. Nós temos a humildade de ouvir o mercado. Aqui nós buscamos a opinião do vidraceiro para ajudar a melhorar os nossos produtos, por isso estamos sempre um passo à frente”, ressalta Miguel.

Este contato muito próximo com os especificadores, que são os arquitetos, decoradores e o próprio vidraceiro, é que permite criar soluções inovadoras, assim como aprimorar os modelos já existentes, seja no design ou na funcionalidade. “Estamos sempre com os canais abertos para escutar todos os envolvidos e frequentemente realizamos pesquisas de satisfação com o consumidor. Nossa preocupação é estar conectados verdadeiramente com todos os envolvidos”, salienta.
 

“Quando entramos no mercado não existia box de roldanas aparentes a preços acessíveis, por isso, a empresa deu um passo importante e certeiro, tornando-se bastante conhecida.

Eu diria que a Ideia Glass criou um setor novo no mercado. Somos pioneiros e a nossa marca acabou virando sinônimo de roldanas aparentes”

Érico Miguel, diretor de Marketing da Ideia Glass 

 

 

Lançamentos e inovações

A Ideia Glass busca testar e lançar novos produtos a cada ano, como diferentes propostas de boxes, e também de prolongadores, sempre com foco em design e tecnologia. Muitos destes lançamentos vêm com a necessidade do mercado, com a demanda de arquitetos e decoradores, ou através das pesquisas realizadas pela empresa. Desde o início de sua atuação, o maior objetivo da desenvolvedora de acessórios e ferragens para vidro é levar soluções com performance para os consumidores. 

O lançamento do Kit Elegance foi um divisor de águas. Através deste lançamento, perceberam o quanto o setor de box era carente de soluções. De acordo com Erico Miguel, os banheiros são diferentes, cada projeto pede uma solução e dependendo da dificuldade, muitos projetos ficavam sem solução. “Trabalhar com design é um desafio, pois estar atento às tendências o tempo todo é urgente. Estamos sempre investindo em viagens, cursos, conferências e tudo mais, além de apostarmos também na intuição gerada pelo conhecimento da área, é uma maneira inteligente de inovar”. 

 

 

Produtos

A Ideia Glass conta hoje com 15 produtos em seu portfólio. São eles: 7 boxes – Elegance, Elegance Black, Elegance Black Star, Encanto, Due, Flex e Certo; 3 portas de vidro – Vision, Flex e Certo; Guarda-Corpo em 3 versões: Prolongador Maxx Regulável, Prolongador Maxx Regulável Inox 40 mm e Prolongador Maxx Regulável Inox 50 mm; e 4 acessórios – Perfil de Alumínio, Perfil de PVC, Puxadores e Peças de Reposição.

A empresa destaca, entre estes produtos, o mais recente lançamento, o Kit Certo, que abre e fecha suas portas em 180º, os Boxes Elegance Black e Elegance Black Star, com o kit inteiro em preto e cristais embutidos nas tradicionais roldanas aparentes. O Kit Certo conta com um exclusivo design que permite a abertura das portas em 180º, aumentando o vão de passagem. Com uma instalação prática em que a única furação feita no vidro é a do puxador, o Kit oferece um excelente acabamento. 

O modelo é adaptável a todos os tipos de ambientes, já que pode ser instalado em cantos, espaços frontais ou até mesmo em cima de banheiras. Ele pode ser aplicado tanto em box (o que possibilita ele ser guardado após o uso) e também em portas. Outro diferencial é a utilização do vidro laminado 4+4, um vidro de segurança que, ao se quebrar, continua fixo a estrutura do box.

Já o Elegance Black e Elegance Black Star possuem como diferenciais as roldanas na cor preta fosca e com cristais embutidos em sua superfície. Os modelos também são ideais para ambientes de diversos tamanhos e podem atingir medidas finais de 2m² a 2,5m², além de serem compostos por 4 peças de vidro de 8mm de espessura cada.

 

Suporte ao vidraceiro

Não somente o desenvolvimento de soluções inovadoras e produtos pioneiros trouxeram a Ideia Glass ao patamar atual. Suas políticas de vendas diferenciadas e de capacitação contribuíram para sua rápida expansão. “Nosso posicionamento é sempre oferecer benefícios e vantagens para o distribuidor, vendedor e consumidor. Outro diferencial foi a criação de um projeto para ajudar o vidraceiro a impulsionar suas vendas, através de treinamentos, pois de nada adianta ter um produto de ponta e não achar o instalador qualificado”, afirma.

Os investimentos em todas as áreas também lhes garantem liderança de mercado, como a criação, em 2013, do curso “Mundo Ideia Glass” para capacitação de profissionais do ramo vidraceiro, quando puderam treinar mais de 350 profissionais e oferecer ao mercado uma melhor qualificação dos instaladores. 
 

“Nosso posicionamento é sempre oferecer benefícios e vantagens para o distribuidor, vendedor e consumidor. Outro diferencial foi a criação de um projeto para ajudar o vidraceiro a impulsionar suas vendas, através de treinamentos, pois de nada adianta ter um produto de ponta e não achar o instalador qualificado”

Planos

Miguel diz que o objetivo da Ideia Glass nunca foi ser a maior empresa do segmento, mas uma referência em qualidade, solução e inovação.  “Nos últimos anos crescemos bastante. Agora em 2018 estamos inaugurando uma nova planta que será para montagem exclusiva de produtos novos, que serão lançados em breve. Nossa estratégia futura é um segredo da empresa que não será revelada, mas em breve o mercado sofrerá grandes transformações e muitas delas devido à Ideia Glass”.