Ao visitar um cliente para uma possível obra, já tenha em mãos as ferramentas de medição – metro, trena, trena a laser, nível a laser (mangueira de nível para casos em que o nível a laser não alcança), transferidor de grau, esquadro, prumo de parede e prumo de centro. Todas são necessárias e devem ser levadas ao cliente, pois uma complementa a outra dependendo da situação. E, claro, saber utilizá-las.
Parece óbvio, mas muitos instaladores não sabem usar corretamente estes instrumentos e não sabem fazer a medição correta do vão. No curso de Projetos, elaboração de Medidas e Folgas, o professor Jotanael Moreira ensina como utilizar cada ferramenta. “Antes da aula faço um questionário de questões para entender o nível de cada aluno e direcionar a aula corretamente. Muitos ainda não têm segurança em os fazer os cálculos, não é só medir, o profissional sente se seguro e erra muitas vezes, acontecem muitas falhas por erros de contas”.
Ferramentas
Ao visitar o cliente para fazer as medidas, tenha em mãos os seguintes itens:
-Prancheta para apoiar a folha A4,
-Folha com a logomarca da empresa
-Lapiseira 0,9, lápis de carpinteiro
-Caneta esferográfica azul para fazer anotações gerais
-Caneta vermelha para anotar os detalhes
-Trena fita ou digital – metro, trena, trena a laser, nível a laser
-Transferidor de grau
-Esquadro
-Prumo de encosto (com ele você encontra o lado do vão que está fora de prumo)
-Prumo de centro (ajuda a encontrar o eixo de vãos fora de esquadro)
-Fita crepe (para realizar marcações na parede sem riscá-la)
Vale ressaltar que ferramentas de qualidade são essenciais, utilize apenas ferramentas aferidas. Há trenas de má qualidade que interferem no resultado do trabalho, assim como outros instrumentos. A Vidro Impresso Cursos, inclusive, está oferecendo a oportunidade de concorrer a uma trena a laser da marca Bosch para quem se inscrever em qualquer curso neste mês de agosto. O sorteio será dia 06 de setembro.