A 10ª edição do VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro) acontece no próximo dia 15 de setembro no Expo Unimed, em Curitiba (PR), durante a realização do IX Saie Vetro – Salão Itinerante de Esquadrias e Vidros. Na ocasião, especialistas do setor irão apresentar inovações tecnológicas e debater estudos de casos do setor acústico com a plateia formada por arquitetos, consultores, profissionais e estudantes. Esta é a segunda vez que o evento é levado para a capital paranaense. Em 2012, o evento aconteceu na sede do Sinduscon/PR. Também já passou pelas cidades do Rio, Salvador, Porto Alegre e São Paulo. O evento, mais uma vez, tem caráter social: a renda obtida com as inscrições será revertida para duas entidades, uma de São Paulo e outra de Curitiba.
Palestrantes convidados para o evento: o engenheiro Fernando Westphal, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai abordar os benefícios da utilização de vidros de controle solar em fachadas; Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da CEBRACE, que irá destacar o papel do vidro e da esquadria no conforto acústico; a engenheira Michele Gleice da Silva, diretora técnica do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil -, sobre as normas técnicas brasileiras da ABNT e o desempenho das esquadrias.
O empresário Edison Claro de Moraes, presidente da Universidade do Som, da Pro Acústica e vice-presidente da AFEAL, criador do evento, vai apresentar diversos cases de soluções acústicas; e José Guilherme Aceto, diretor geral da Avec Design, as novas tendências e tecnologias desenvolvidas para o envidraçamentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
As inscrições já estão abertas e custam R$ 80,00 para associados da AFEAL, ITEC e Pro Acústica e R$ 120,00 para não associados. O dinheiro arrecadado com as inscrições será doado à Nova 4E – Entidade beneficente que atende 150 pessoas com DI (Deficiência Intelectual), de São Paulo; e para outra entidade de Curitiba, a ser definida. Também está previsto a realização de um Concurso de Desenhos com o objetivo de despertar em crianças de 7 a 12 anos, da rede estadual de ensino das duas cidades, a conscientização sobre os graves problemas provocados pela poluição sonora nas grandes cidades do País.
O VidroSom é uma realização da Universidade do Som. Conta com o patrocínio da CEBRACE e apoio institucional da IX Saie Vetro, da AVEC, AFEAL, e ITEC, além dos apoios de divulgação das revistas Contramarco e O Vidro Plano, com organização da Ópera Marketing.
Fonte: VidroSom