Gestão renovada

Gestão renovada

Capa: Gestão renovada

 

 

De espírito empreendedor nato, Claudio Luis Acedo montou seu primeiro negócio com apenas 15 anos de idade. Alguns anos depois ingressou na Mansur Vidros, empresa de seu pai, amigo e fiel apoiador. Já tradicionalmente conhecida pela distribuição e instalação de vidros de obras ícones de São Paulo e hoje uma das mais antigas do setor,  a empresa iniciou seu auge em 2006 com um pioneirismo no desenvolvimento de envidraçamento de sacadas com mais segurança e realizando um trabalho de conscientização e esclarecimentos em condomínios. A Mansur Vidros,  então, deu um salto, saindo de 20 para 200 funcionários tornando-se referência no mercado e aumentando seu leque de fabricações de outros produtos que hoje compõem a empresa.

Em 2011 veio mais um grande passo com a construção de uma planta no Chile, dando início à internacionalização da companhia. Aos 38 anos e com cerca de 20 anos de experiência no setor vidreiro, Acedo marca sua trajetória e começa uma nova fase de sua carreira a frente da Associação das Vidraçarias Anavidro-SP e Nacional, trazendo uma nova proposta de interação entre todos os elos da cadeia e estreitando o relacionamento com o vidraceiro, com foco na qualificação profissional da classe em todo Brasil através de parcerias que buscam alavancar nosso mercado. Em conversa exclusiva com a revista Vidro Impresso, o novo presidente da Anavidro adianta seus planos para a associação.

 

Quais são suas propostas para fortalecer a cadeia do vidro e aumentar o nível dos profissionais e vidraçarias?

A Anavidro, em seus dez anos de existência, sempre foi a única ponte entre o vidraceiro e a cadeia produtiva e solidificou seu nome no mercado com o Prêmio Anavidro. A grande contribuição para o mercado é entender o quanto este prêmio ajuda no seu dia a dia, os participantes dedicam esforços para atender melhor o vidraceiro em todos os aspectos, durante o ano inteiro, esperando ter o reconhecimento em forma de voto e garantir a premiação máxima do evento. A metodologia até então foi acertada, mas agora é hora de dar um passo adiante.

Um de nossos objetivos é criar espaços para ouvir mais o vidraceiro, como fóruns de discussões presenciais, cuja interação é benéfica para ambas as partes, pois a indústria tem a oportunidade de entender as necessidades de seu cliente, que por sua vez vê seus anseios sendo ouvidos e desenvolvidos pelos fabricantes.  Planejamos aumentar o acesso a  cursos em todo o país, promover palestras, conferências e eventos com a finalidade de gerar mais interação do setor como um todo. As mudanças se estendem inclusive para o Prêmio Anavidro, as quais ainda estão em fase inicial de estruturação. Os associados terão vantagens diferenciadas e mais acessíveis a todo este pacote de benefícios.  

 

Como trazer os cursos para outros estados mais carentes de qualificação fora do eixo Rio-São Paulo?

Vamos intensificar as ações nas associações regionais e aumentar a atuação da Anavidro a partir do momento que estabelecermos um formato para ser replicado, além de firmar parcerias locais para viabilizar os cursos e eventos nessas regiões. O mercado é carente de qualificação e de eventos específicos. Este planejamento será ainda estruturado para ser colocado em prática a partir de 2017. Vamos trabalhar para que os cursos cheguem até os vidraceiros de outros estados.

 

 

Qual o porquê dessa aproximação com o consumidor final?

A melhor forma de educar o vidraceiro é conscientizando o consumidor final, conscientizar sobre a qualificação que ele deve buscar neste profissional. É através dele que o vidraceiro elevará seu nível de qualidade ao ser cobrado na hora da venda. Comunicar-se com este consumidor final e mostrar a importância de um profissional qualificado é um desafio que vamos superar através de  maior comunicação na mídia, principalmente as digitais. 

 

Qual é hoje a maior falha dos profissionais de vidraçarias a ser superada para elevar o nível do setor?

É comum quem está hoje à frente de uma vidraçaria não se preparar para administrar. O profissional brasileiro em geral se preocupa com a parte técnica e não tem a tradição de ser empreendedor. Este é um ponto importante, pois um ótimo profissional de instalação, se não souber gerenciar não terá lucro ou não o lucro esperado. Com uma administração correta terá lucro sem burlar as leis e procedimentos. Outro desafio, que parte desse domínio da gestão, é saber cobrar. Quanto mais conhecimento o vidraceiro tem, mais ele vende valor, e não preço. Por isso é importante também saber agregar valor ao serviço, muitas ações não demandam custos adicionais, já que um bom atendimento é questão de postura, que começa em pequenos detalhes, como a apresentação, uniformes e uso dos equipamentos adequados de segurança.

 

O que esperar da Anavidro e como começará a nova gestão?

A Anavidro vem para quebrar paradigmas, aproximar todos que lutam pelo setor sem qualquer distinção, e agora precisará do apoio do vidraceiro para que faça parte da associação, para que juntos possamos aumentar sua voz e atingir os anseios de um setor imenso. Nosso planejamento já começou e em breve muitas novidades agitarão o mercado.