Negócios no radar

Negócios no radar

Capa: Negócios no radar

O cronograma do setor vidreiro inicia em abril uma maratona de eventos que promete reunir as mais relevantes oportunidades para fazer negócios, divulgar produtos e se relacionar com o mercado. Além dos cursos e programas de treinamento, profissionais de todos os elos da cadeia preparam-se para tradicionais encontros no Brasil e no mundo, a começar pelo mais emblemático e aguardado evento vidreiro nacional, a Glass South America, que este ano acontece um pouco mais tarde do que de costume, entre 8 e 11 de junho. 

Com a responsabilidade de dar sequência ao sucesso das edições anteriores, a feira receberá no Transamérica Expo Center, em São Paulo representantes nacionais e internacionais das principais marcas presentes no Brasil. Em 2014, a feira já havia atingido novo recorde de público, chegando à marca de 13 mil visitantes. Para este ano a expectativa dos organizadores é de mais uma vez apresentar grandes números, sobretudo em razão do foco principal que será dado à edição de 2016. “Este ano o evento está especialmente voltado à tecnologia. São esperados os mais qualificados profissionais e especialistas do setor vidreiro, que conhecerão e discutirão em detalhes as principais inovações da indústria”, afirma Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, empresa responsável pela organização do evento.  

Considerada a principal plataforma de negócios do setor em âmbito nacional, a Glass South America apresentará as novidades em aplicações de vidro, máquinas, equipamentos e acessórios e espera reunir mais de 200 marcas nacionais e internacionais em exposição. Segmentado em design e tecnologia, o evento apresentará as mais modernas máquinas da indústria de transformação do vidro, oferecendo a seus visitantes a oportunidade de interagir e trocar experiências e acompanhar demonstrações de máquinas em funcionamento.  

“O vidro é uma matéria-prima que sempre se destacou na aplicação para diversas indústrias, como construção civil, arquitetura, moveleira e automotiva. A partir disso, o principal objetivo da Glass South America é proporcionar um espaço ideal para compartilhar conhecimento, conectar pessoas e dividir 
 experiências junto aos players desse mercado, que buscam soluções e novas ideias para o uso do vidro”, destaca Ligia.

Após a última edição, 92% dos expositores opinaram que a Glass South America contribui para que a empresa gere novos negócios e relacionamentos. “Oferecemos aos nossos expositores, visitantes e parceiros uma completa ferramenta de marketing e negócios”, diz a diretora. “Entendemos que as feiras têm um valor estratégico ainda maior em períodos de turbulência econômica. E, nesse cenário, a Glass South America proporciona oportunidades de desenvolvimento de negócios e troca de experiências entre profissionais do mercado e também entre as empresas”, finaliza. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.glassexpo.com.br.

 

 

Mais de 13 mil pessoas lotaram os corredores da última Glass South America, também em 2014



 
Setor reunido e unido

 
Alguns dos principais nomes da cadeia vidreira nacional confirmaram participação para a edição de 2016, entre eles Cebrace, Bottero, Dorma, Eastman, Glaston, Keraglass, Saint-Gobain Glass, Lisec, AL Puxadores, Glass Parts, Adespec, Arbax, Potencia Diamante, Guardian,  Glass Vetro, Alclean, Arbax, Divinal, Landy Kits, Multi Metais, P.K.O, UBV e Wr Glass. 

 

 

 


Ainda no segmento ferramentas, a Potencia pretende destacar toda a sua linha de rebolos e ferramentas diamantadas, além dos cortadores manuais para vidro e régua T Beidou, que representa com exclusividade no Brasil. Já a Arbax terá um estande 100% voltado para atender seus clientes e reforça os diferenciais de seus tradicionais rebolos de polimento e óxido de cério. “A Glass sempre traz inúmeros benefícios para nós, pois é onde as pessoas estão em busca de ideias, parcerias e produtos de qualidade e, portanto, abertas a novos negócios”, afirma o diretor Flávio Donizette Sirotto. “Também estamos lá de olho no que está acontecendo no mundo e nas novidades que sempre são apresentadas durante o evento”.

Outra empresa a demonstrar otimismo para a feira é a fabricante de selantes Adespec. “Sempre fizemos lá grandes negócios na feira, e a expectativa para este ano é das melhores, pois sabemos que é uma valiosa oportunidade para divulgarmos os novos produtos da linha Aqua, além de consolidarmos as linhas à base de Pesilox, para algumas aplicações especificas”, diz o diretor Marcelo Ponciano. 

 

 

 

 

 

Maior evento mundial do setor vidreiro, a alemã Glasstec espera receber mais de 1,2 mil visitantes este ano

 

 

 

 

Representante do ramo de acessórios e máquinas para processamento, a jovem Glass Parts levará as novidades das fabricantes Nepton, Maver e Golive, marcas internacionais que representa no Brasil, além de toda sua linha de componentes. “Este é o evento mais importante de nosso segmento da América do Sul, que recebe expositores do mundo todo, além de muitos clientes de todo o continente. Ou seja, é uma excelente oportunidade para estreitar as relações, encurtar as distâncias e apresentar novas tendências do mercado a um público diversificado, que inclui ainda os funcionários do chão de fábrica, que também têm grande peso na decisão sobre os investimentos”, observa o diretor Ricardo Costa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tradicional participante do evento, a Glass Vetro mais uma vez programa um estande preparado para atender seus principais prospects em três frentes de atuação. “A primeira inclui os vidraceiros e interessados na franquia Glass Vetro, para os quais iremos apresentar novos modelos de negociação. A segunda irá enfocar nossos produtos para obras, da divisão GV Arquitetura. Por fim, apresentar ao segmento de ferragens algumas de nossas novidades que prometem revolucionar a aplicação de acessórios por meio de peças multifuncionais com design atualizado e materiais adequados à situação atual do mercado”, adianta o diretor da empresa, Nelson Libonatti. “Esperamos mostrar ao público, neste momento de crise, que estamos trabalhando para inovar mais uma vez e trazer ao mercado produtos diferenciados e com menor custo”.

 

 

 

 

 

 

Na avaliação de Libonatti, o evento é uma oportunidade importante para ganhar fôlego em um momento delicado para todos os segmentos de mercado. “Vamos trazer produtos novos que, mesmo com toda a tecnologia agregada, terão preços competitivos e próximos do patamar dos já existentes no mercado. Com isso, esperamos, um aumento em nosso faturamento, além, é claro, de contribuir com soluções que representem economia em transporte, ações internas em estoque, praticidade de aplicação”, conta o diretor.

 

 

Lançada no final do ano passado, a Linha Gold será um dos focos no estande 
de mais de 300 m² que a Alcoa prepara para sua 11a participação na Fesqua 

 

 

 Para o diretor da fabricante AL Puxadores, Max del Olmo, a feira é o momento de receber e reencontrar amigos e clientes. “Acredito ser esse o principal intuito de nossa participação: prestigiar quem nos ajuda a crescer.”, diz o diretor. “A Glass South America é um evento que tem extrema importância para a nossa história. Me lembro como se fosse hoje que na Glass 2006, há exatos 10 anos, nossa equipe apresentava pela primeira vez ao mercado a ferragem de polímero. Foi um momento muito importante para nós, e hoje tenho certeza de que ali iniciamos uma grande revolução no mercado da ferragem no Brasil.  

 

 

 

 

 

 

 

 

A 12ª edição da Glass South America, por meio de uma parceria com a Landesmesse Stuttgart, receberá também a estreia da feira R+T South America. O evento internacional é referência no mercado de persianas, portas/portões e proteção solar interna e externa e já conta com edições na Austrália, Turquia, China e Alemanha, que em 2015 comemorou sua 50ª edição, recebendo 888 expositores e cerca de 60 mil visitantes. 
Esquadrias e vidros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esquadrias e vidros

 

 

 

 

Marcada para setembro, a 11ª edição da Fesqua (Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes) também promete reunir uma ampla gama de expositores do ramo vidreiro e de sua cadeia. Principal evento do segmento de esquadrias da América Latina, a feira reunirá no centro de exposições São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, novas tecnologias em portas, janelas, fachadas, portões, fechaduras, vidros, maquinário e equipamentos de ponta para a indústria. “A Fesqua vem assumindo importância crescente para o segmento vidreiro. Afinal, o vidro sempre foi e sempre será parceiro inseparável do alumínio, a beleza dos dois materiais se completa”, comenta o gerente comercial da Lotus Metal, José Carlos de Noronha. A Lotus Metal apresentará seus perfis naturais e acabados nos padrões de anodização e pintura e chapas de alumínio, em displays montados para a Indústria de esquadrias e para a Indústria moveleira.

 

 

 

 

 

Lavadora horizontal da Agmaq, representante nacional do ramo de máquinas para beneficiamento que estará presente tanto na Glass quanto na Fesqua

 

 

 

 

 

 

 

Entre as empresas que marcam presença na mostra está a beneficiadora PKO, que levará à mostra um estande de 112 m2, localizado no meio do setor de esquadrias. Este ano, a empresa vai exibir dois novos produtos tecnológicos voltados para o mercado da construção civil, além de expor seus diferenciais para o atendimento de obras, que envolve o suporte técnico desde a especificação do vidro até o acompanhamento logístico de entrega das peças.  Outro representante do segmento com presença confirmada é a fabricante de máquinas Agmaq.

 

No ramo de ferragens, a Q-Railing estreia como expositora e programa o lançamento de um novo sistema de guarda-corpos com preço mais acessível. “Será um Q-Railing ‘versão econômica’, porém com a mesma segurança de nossas outras linhas e atendendo a todas as normas brasileiras e internacionais”, informa o diretor Martin Mittelstaedt. “Em um ano difícil como o de 2016, é importante que as empresas apresentem produtos adequados à nova situação orçamentária de muitos de seus clientes.”

Por fim, 2016 também é ano de Glasstec, maior evento mundial do setor vidreiro, realizado bienalmente em Düsseldorf, na Alemanha. Segundo a Messe Düsseldorf, organizadora da feira, que será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, a estimativa para este ano é reunir mais de 1,2 mil expositores. Mais uma vez, as mostras e palestras focalizarão as tecnologias voltadas para o vidro arquitetônico e em especial os últimos lançamentos no campo da eficiência energética das edificações.