Em busca de novos patamares

Em busca de novos patamares

Capa: Em busca de novos patamares

No chão de fábrica, investimento em tecnologias e automatização de processos. Da porta para fora, parcerias com foco em evidenciar as contribuições inigualáveis do vidro ao mundo da arquitetura e da decoração. Com base nesses dois pilares, a beneficiadora fluminense TTR Vidros levou a novos patamares seu posicionamento no mercado vidreiro. “Desde o início, temos apostado muito em tecnologia dos processos produtivos, e mais especificamente no ano passado demos importantes passos nessa direção”, afirma o diretor da empresa, Vinicius Marques.

Especializada na produção de vidros temperados e laminados e no beneficiamento de chapas, a TTR foi fundada por uma família que trazia o vidro no DNA. “O pontapé inicial foi dado pela terceira geração de um grupo empresarial com ampla experiência no ramo vidreiro”, comenta o diretor. “Portanto, a decisão de investir no ramo veio naturalmente, motivada sobretudo pela experiência adquirida na Europa pelo patriarca da família.” A demanda de mercado impulsionou a construção de um parque fabril estrategicamente localizado entre os três maiores centros industriais do País: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “Os primeiros investimentos foram na montagem da estrutura para produção de vidros de segurança”, conta Marques. 

 

Segundo o diretor, o pioneirismo da empresa está diretamente relacionado à aposta em infraestrutura, automação industrial, portfólio diversificado e constante incremento da capacidade produtiva. “Começamos com 20 funcionários, e hoje temos mais de 120 profissionais atuando em variadas áreas da empresa”, diz Marques. “Nossa capacidade produtiva foi praticamente triplicada e nosso market share no ramo de temperados aumentou significativamente. Temos um parque fabril que pode ser considerado um dos mais avançados do segmento”, acrescenta o diretor. 

Com o objetivo de agilizar processos e otimizar o atendimento, a TTR adquiriu no final do ano passado uma segunda linha de produção automatizada, fabricada pela multinacional alemã Benteler. O investimento marcou o início de uma nova fase para a beneficiadora. “Optamos por fazer esse investimento pela alta tecnologia que a linha emprega em seus processos de produção. Além disso, a Benteler é referência na indústria automotiva, que incorpora um elevado grau de automação, e seus equipamentos são ideais para produção intensa e ininterrupta”, explica Marques. 

Segundo ele, o aumento da capacidade produtiva abre novas possibilidades para a empresa, entre elas, a ampliação de seu portfólio. “Hoje trabalhamos com vidros temperados, laminados, de controle solar, float e espelhos. Para 2015, está programado o lançamento de uma linha de vidros com impressão a tinta cerâmica, que oferece alta resolução de imagens”, diz o diretor. Os investimentos para 2015 também incluem a instalação de um novo forno de têmpera, que deverá ser o maior da América Latina. 

Há cerca de dois anos, a TTR Vidros adquiriu da Benteler sua primeira linha automatizada, que inclui uma lapidadora bilateral, duas furadeiras com fresas automáticas e três lavadoras integradas. “A TTR é a primeira indústria a utilizar este equipamento na América Latina”, afirma Marques. Responsável pela instalação da linha, o representante comercial da Benteler no Brasil, Frank Jacob, afirma que o projeto apresentou inúmeros desafios. “Tínhamos que fazer um layout adequado para que o equipamento coubesse dentro do galpão. E também tínhamos de integrar o software utilizado na TTR com a linha da Benteler”, lembra. “Esta linha é uma das maiores já produzidas, com duas saídas de recorte e uma saída de caixilho.”

 

 

Com duas linhas automatizadas, a TTR Vidros assumiu novo posicionamento estratégico na busca de novos mercados. “Com o aumento da produção, vamos expandir o atendimento sem abrir mão da qualidade reconhecida por nossos fornecedores, parceiros e clientes”, explica Marques. Outra iniciativa que favoreceu a visibilidade da empresa foi a parceria firmada com profissionais considerados referência no cenário arquitetônico carioca. “A aproximação com esse publico formado por arquitetos e designers de interiores aumentou bastante a demanda por soluções de interiores. no final do ano passado Vemos um crescimento relevante de produtos de valor agregado como o vidro de controle solar para residências, por exemplo. Nossa produção de vidro espelhado mais que triplicou em 2014”, informa o diretor.

A par dessas iniciativas, a TTR iniciou um projeto denominado Seminários de Inovações no Mercado do Vidro, com o intuito de propagar, em parceria com grandes nomes do segmento, a versatilidade do vidro e suas possibilidades de aplicação na arquitetura. “Os dois seminários no ano passado foram realizados no Rio de Janeiro e em Campos dos Goytacazes. Este último atraiu bastante gente, o que evidencia a necessidade dos profissionais que estão fora das grandes cidades por informações mais detalhadas sobre as soluções que o vidro pode oferecer”.