Presente no Brasil há mais de 70 anos, a companhia de origem francesa Saint-Gobain Glass figura entre as mais reconhecidas marcas do segmento de vidros planos de todo o mundo. Com quase três séculos e meio de tradição na fabricação de vidros, a empresa ostenta posição de destaque no cenário nacional, onde é detentora da mais moderna tecnologia de produção de vidros impressos. Atenta às novas demandas das áreas de arquitetura, decoração e construção civil, a fabricante está sempre em busca de novas soluções para valorizar obras residenciais e comerciais. A mais recente delas promete oferecer uma textura única e diferenciada aos projetos.
Trata-se do SGG Unique, produto que chega ao mercado como uma opção para arquitetos, especificadores e clientes interessados em ambientes diferenciados e sofisticados. “Nossos vidros impressos estão cada vez mais versáteis. Mesmo sem beneficiamento, eles se mostram inovadores, pois são projetados de acordo com as últimas tendências da arquitetura e decoração”, afirma Marcela Félix Calabre, responsável pelo marketing da Saint-Gobain Glass. “Além disso, podem ser beneficiados de diferentes maneiras e assumir inusitadas aplicações.”
Disponíveis na espessura de 3/4 mm e na dimensão de 2,20 x 1,70m, as chapas do SGG Unique podem ser beneficiadas com curvação, laminação, espelhação, além de pintura a frio. A nova textura inclui pequenos quadrados dispostos assimetricamente, que, quando expostos à luz, promovem um efeito único nos ambientes. Ao mesmo tempo em que permite passagem de luminosidade, preserva a privacidade dos usuários. “Esse padrão de desenho melhora o rendimento da chapa, pois não requer uma direção definida de corte. Pode passar por diversos tipos de processamentos, como, por exemplo, uma laminação colorida, para ser usado como divisória, agregando privacidade, entrada de luz e modernidade”, comenta Marcela.
Versátil, a nova textura da Saint-Gobain Glass é especialmente indicada para a decoração de ambientes, podendo ser usada em revestimentos de móveis e paredes, em caixilhos de alto padrão, como os de PVC. “Também é de beleza única quando aplicada em luminárias, devido à sua composição diferenciada. A textura favorece muito a utilização do vidro em divisórias, desde que passe pelo processo de laminação”, acrescenta Marcela.
Impressos em alta
Vidros SGG Master-Carré temperados, multilaminados e com luzes de LED, aplicados à escada que decora o interior do iate Hemisphere 140
Conhecidos no passado pelas padronagens canelada e floral, os vidros impressos passaram por um notável salto evolutivo nos últimos anos e hoje estão em alta no mundo da decoração, figurando em áreas nobres de edifícios e residências como elementos que agregam sofisticação, elegância e privacidade aos ambientes.
O investimento constante na criação de novas texturas se tornou uma marca da Saint-Gobain Glass. A empresa também lançou este ano o SGG Pixarena, vidro impresso com textura muito suave, que remete ao desenho das nuvens e é uma solução quando se pretende privacidade. Por sua superfície translúcida, é boa opção na substituição de paredes por divisórias ou portas de vidro.
Outra textura diferenciada lançada recentemente é a do SGG Quadriglass, própria para aplicação em boxes, pisos, divisórias e até em tampos de mesa. O produto está disponível na espessura de 7/8 mm e na dimensão de 2,20 x 1,90m. Lançado em 2012, o SGG Satinovo é outro exemplo da nova geração de texturas oferecida pela empresa. Com massa extraclara e textura suave, é ideal para aplicação em esquadrias e sua superfície opaca e delicada não fica marcada ao toque dos dedos.
A unidade de vidros impressos da Saint-Gobain na cidade de São Vicente é detentora de grande know-how industrial e tecnológico e das certificações ISO 9001 e 14001 e OHSAS 18001. Voltado exclusivamente para a fabricação de vidros impressos, o forno da companhia passou por ampla reforma em toda sua estrutura e foi reinaugurado em 2010. A empresa ampliou sua capacidade de produção no decorrer de 2012 e investiu também na modernização de suas linhas de produção. “O foco da Saint-Gobain no Brasil é o desenvolvimento do mercado do vidro plano por meio da oferta de produtos e serviços que propiciem crescimento do mercado do vidro impresso”, afirma o gerente geral da empresa, Luiz Fernando Tirone.
Embora no Brasil atue apenas no segmento de vidros impressos, a Saint-Gobain Glass está presente de forma abrangente no mercado nacional por meio da Cebrace, fruto de uma joint-venture entre a fabricante francesa e a Pilkington. A Cebrace é a maior produtora de vidro float da América do Sul.