Muito próximos no papel que desempenham, marketing, comunicação e arquitetura costumam andar de mãos dadas quando o intuito é criar espaços atrativos, que convidem as pessoas a permanecerem ali por mais tempo.
Sejam eles de escritórios corporativos, centros culturais ou de lazer, os projetos de uso não residencial quase sempre recorrem ao vidro para criar ambientes modernos, confortáveis e integrados. “Luminosidade, valorização do design e interação visual são alguns dos atributos que o vidro é capaz de emprestar aos projetos arquitetônicos voltados para o bem-estar das pessoas, tanto em momentos de trabalho como de descontração”, afirma a coordenadora de marketing da Pilkington/Blindex, Fernanda Cerboncini.
Em projetos culturais e de lazer, o vidro exerce papel fundamental, não somente por suas características de durabilidade e transparência, mas também pelo ângulo estético. “As versões serigrafadas ou com luzes integradas são bastante exploradas em projetos culturais, que também valorizam muito a integração”, diz Fernanda. “Nesse caso, os vidros que fogem do convencional são os mais indicados à medida que despertam a atenção das pessoas”, acrescenta o engenheiro Maurício Margaritelli, da T2G.
Em escritórios e espaços corporativos, as palavras de ordem são produtividade e eficiência. É por isso que os vidros de controle solar seletivos estão cada vez mais em voga nas fachadas, nas quais a substituição da alvenaria se tornou um padrão mundial. Em restaurantes, paredes envidraçadas de cima a baixo, assim como pisos e coberturas de vidro, são muitas vezes o recurso central dos projetos. “Em mesas, bancadas, revestimentos de parede, portas e pias do banheiro, o vidro pode estar em toda parte”, comenta o gerente da Cebrace, Carlos Henrique Mattar.
Nesta e nas próximas edições de Tendências e tecnologia, confira uma seleção de projetos de uso não residencial que, divididos em quatro categorias (trabalho, alimentação, compras e cultura/lazer) fizeram do vidro uma ferramenta arquitetônica versátil e inteligente.
Um espaço integrado e multifuncional, voltado para abrigar encontros corporativos, atividades culturais e recepções informais. Esta é a proposta do pavilhão projetado pelo estúdio alemão 3Deluxe. Fruto de um processo de criação interdisciplinar, o projeto faz uso de variados recursos para promover interação com o público, entre os quais o design de sua fachada envidraçada e semitransparente. Os vidros são laminados com a interlayer decorativa SentryGlass Expressions, da DuPont. De grande dimensão, os painéis de vidro insulado foram instalados sem nenhum elemento estrutural aparente, sustentados por finos cabos de aço. “Imagens digitais de alta resolução, retratando a paisagem circundante, foram incorporadas aos 48 painéis de vidro laminado, cada um medindo 2 x 6 metros”, explica Niko Alexopoulos, arquiteto do 3Deluxe. A laminação ficou a cargo da alemã Flachglas Wernberg.
Laminados com efeitos visuais
Um espaço integrado e multifuncional, voltado para abrigar encontros corporativos, atividades culturais e recepções informais. Esta é a proposta do pavilhão projetado pelo estúdio alemão 3Deluxe. Fruto de um processo de criação interdisciplinar, o projeto faz uso de variados recursos para promover interação com o público, entre os quais o design de sua fachada envidraçada e semitransparente. Os vidros são laminados com a interlayer decorativa SentryGlass Expressions, da DuPont. De grande dimensão, os painéis de vidro insulado foram instalados sem nenhum elemento estrutural aparente, sustentados por finos cabos de aço. “Imagens digitais de alta resolução, retratando a paisagem circundante, foram incorporadas aos 48 painéis de vidro laminado, cada um medindo 2 x 6 metros”, explica Niko Alexopoulos, arquiteto do 3Deluxe. A laminação ficou a cargo da alemã Flachglas Wernberg.
Espelho d’água vertical Citadellbadet – Landskrona | Suécia
Sob o conceito de criar um espelho d’água vertical, o centro aquático assinado pelos arquitetos suecos do Wingårdhs proporciona variadas experiências sensoriais combinando três elementos: água, luz e vidro. O projeto ostenta uma longa parede de vidros pintados, sobre a qual uma corrente de água espelha o azul do céu, criando um efeito refletivo único. Constantemente molhada, a superfície de vidro torna-se reluzente, produzindo brilhos azulados que remetem ao sol batendo sobre o mar. Fendas de vidro transparente abrem vistas para o cenário costeiro ao fundo e, na parte superior, um mirante envidraçado proporciona visão panorâmica da região. Com 3 m de altura, a fachada é formada por retângulos que alternam quatro tipos de vidros translúcidos, dois em tons diferentes de azul, um opaco e o quarto transparente. Nos vestiários, o material está presente nas portas de vidro opaco e no piso, que forma um belo mosaico, espalhando-se para o lado externo. As chapas foram fornecidas pela Skandinaviska Glassystem.
Atmosfera poética Riverside Clubhouse – Jiangsu | China
Leveza e transparência marcam cada detalhe do Riverside Clubhouse, um centro de exposições multimídia com fachada envidraçada à beira do rio Yancheng, em Jiangsu, na China. No interior, os arquitetos do TAO empenharam-se em uma intervenção cuidadosa, na qual uma caixa de vidros laminados low iron (com baixo teor de ferro) envolve algumas árvores bem no meio do saguão principal, reforçando vínculos entre arquitetura, natureza e paisagem e criando uma intensa conexão visual entre os espaços. Na fachada, um sistema de envidraçamento contínuo, sem molduras aparentes, maximiza a transparência do edifício, criando uma estética limpa, clara, iluminada e abstrata. Fornecidos pela Jiangsu Weida Technology Co, os vidros foram instalados em finas estruturas de aço, localizadas na base e na parte superior das chapas.
Caleidoscópio da paisagem Nordwesthaus – Fussach | Áustria
Um misto de boat house e casa noturna, a Nordwesthaus situa-se no porto austríaco de Rohner, e teve as águas marinhas como pano de fundo do projeto. Os arquitetos do Baumschlager Eberle conceberam a fachada como um cubo iluminado, que muda de cor por meio de luzes integradas e projeta belos efeitos refletivos ao seu redor. Executada pela austríaca Glas Marte, a fachada é marcada por estruturas geométricas e envelopada por vidro tanto nas faces laterais como na cobertura. Erguida no limite entre terra e mar, a edificação estabelece uma forte interação entre os painéis retangulares de vidro e os elementos de concreto de formato irregular, que atuam como suporte. As estruturas de concreto sobrepostas ao vidro internamente são responsáveis pelos contrastes de iluminação que permeiam o espaço interno, criando sombras aleatórias que se movem de acordo com a incidência de luz solar. “Durante o dia, o ambiente se transforma em um caleidoscópio dos arredores”, comentam os arquitetos.
Refeição panorâmica Restaurante Gupa – Berna | Suíça
Música ambiente, temperatura agradável, sabores estimulantes. Para completar toda a aura de prazeres que uma boa refeição exige, o restaurante Gupa presenteia seus clientes com uma magnífica e ininterrupta vista para os Alpes que circundam a cidade de Berna, na Suíça. Com uma fachada integralmente transparente, a edificação se projeta em direção à paisagem, dando aos visitantes a sensação de estarem flutuando sobre ela. O salão envidraçado está instalado sobre uma plataforma de aço. Três seções da fachada norte podem ser abertas para refeições ao ar livre, em noites mais quentes. A varanda é protegida por guarda-corpos de vidro, que reforçam a transparência. A fachada é composta por unidades de vidro triplo, com valor U de 0.6 W/m2K, fator solar de 35% e de transmissão luminosa de 61%. “A paisagem pode ser desfrutada em cada canto de cada ambiente”, diz o arquiteto Andreas Frank, sócio do escritório MLZD, que assina o projeto, concluído em meados deste ano.
Moderno e oriental Restaurante NanJing – Bucareste | Romênia
Com mais de 30 anos de existência, o Nan Jing Restaurant foi a primeira casa especializada em culinária chinesa da Romênia. Para recriar sua decoração, projeto executado em 2007, o arquiteto Ion Popusoi deixou de lado algumas imagens clássicas dos tradicionais elementos ornamentais chineses em favor de uma abordagem que reinterpretasse esses elementos, reduzindo seus aspectos formais. A cor e os ideogramas que representam a cultura chinesa foram preservados e reforçados, marcando cada superfície do ambiente. Porém, para acrescentar ares modernos, as paredes internas foram totalmente revestidas por vidros de coloração vermelha. “O uso do vidro foi incorporado tanto aos elementos gráficos e displays de mensagens como aos elementos estruturais, em portas e paredes”, diz o arquiteto. “O resultado é um espaço vibrante, cheio de energia e marcado pelos contrastes, ao mesmo tempo em que preserva seu caráter confortável e acolhedor.”
Tradição e tecnologia Glass Tea House Mondrian – Veneza | Itália
A casa de chá criada pelo artista plástico japonês Hiroshi Sugimoto convida seus visitantes a participarem da tradicional cerimônia do chá dentro de um pequeno pavilhão envidraçado. Erguido para uma exposição de arte realizada pelo estúdio italiano Le Stanze Del Vetro, o pavilhão é composto por um jardim paisagístico ao ar livre e um cubo fechado de vidro. A área externa é marcada por uma passarela ao longo de um espelho d’água feito com mosaicos de vidro. O caminho conduz o visitante ao cubo de vidro, dentro do qual ele participa da cerimônia. “A ideia foi propiciar uma experiência que misturasse tradição, modernidade e tecnologia”, diz o artista. Composta por vidros laminados e temperados, instalados em uma base de aço galvanizado, a estrutura envidraçada foi executada pela Asahi Building-Wall, empresa líder no desenvolvimento de fachadas de vidro e elementos estruturais para edificações. Cedro e bambu foram escolhidos para o acabamento das portas deslizantes.
Guloseimas gourmet Bem-casaderia Fina Nata – São Paulo | Brasil
Situada no bairro dos Jardins, a doceria assinada pela arquiteta Adriana Scartaris destaca-se por seu design clean, marcado por leveza, transparência e sofisticação. Concluído em 2012, o projeto teve como objetivo valorizar o aspecto gourmet dos doces, expostos como se fossem jóias. Além de facilitar a visualização dos ‘quitutes’, os vidros agregam praticidade por sua facilidade de limpeza e manutenção. “Para criar o conceito do projeto, uma extensa pesquisa foi realizada para buscar referências à origem do bem-casado, doce português que tem no Brasil a simbologia de amizade e união”, conta a arquiteta. Segundo ela, o espaço foi concebido como uma joalheria de inspiração provençal. Fornecidos pela AD Móveis, vidros de 6, 10 e 15 mm estão presentes nas prateleiras, paredes, espelhos e vitrines. Nas prateleiras, as peças são fixadas por suportes de inox. Já nas vitrines, a fixação foi feita com colagem UV.
Sanduíches transparentes Restaurante Coach House – Hatfield | Inglaterra
Uma iluminada extensão anexa ao salão principal deste restaurante em Hatfield, na Inglaterra, tornou-se a grande atração do estabelecimento graças à transparência que marca cada milímetro de seu fechamento, das paredes à cobertura. Concebido como uma varanda envelopada com vidros estruturais, o anexo teve como intuito aumentar a área do restaurante sem interferir na arquitetura do prédio existente. O vidro foi o material escolhido não somente pela transparência, mas sobretudo pelo impacto visual que foi capaz de imprimir ao projeto. “O clima britânico é imprevisível. A proteção transparente é uma forma de proteger as pessoas das temperaturas mais rigorosas, preservando a sensação de estar ao ar livre”, comentam os autores do projeto, do SHH Architects. “Além disso, a transparência permite que o público visualize os atrativos pratos servidos na casa.” O fechamento emprega unidades de vidros insulados, compostas por duas chapas laminadas de 48 e 46 mm de espessura. Cada peça laminada, por sua vez, é formada por uma camada de vidro temperado extra clear, de 12 mm, e outra de vidro temperado low-e, de 6 mm. Tanto horizontal como verticalmente, a sustentação estrutural é fornecida por vigas compostas por um sanduíche de três camadas de vidros temperados translúcidos de 10 mm.