Tradição vidreira

Tradição vidreira

Capa: Tradição vidreira

Situada entre as maiores e mais reconhecidas distribuidoras e beneficiadoras de vidros planos do Brasil, a Divinal Vidros chega aos 60 anos de atividade com motivos de sobra para comemorar. Com uma atuação pautada pela discrição e associada a conceitos como tradição e austeridade, a empresa experimenta os bons resultados de permanente sequência de investimentos em tecnologia. “A Divinal sempre foi reconhecida no mercado por sua seriedade. Ao longo destes 60 anos, não apenas consolidamos essa imagem, como nosso trabalho levou a empresa a ser vista como sinônimo de inovação e qualidade”, afirma o presidente da empresa, José Antônio Passi. 

 

Pioneira em vários segmentos do mercado, entre os quais se destaca a produção de laminados à pronta entrega, a beneficiadora de origem paulista deu seus primeiros passos para a informatização e automatização de seus processos em 1986. “Fomos uma das primeiras empresas brasileiras no ramo do vidro a beneficiar chapas por sistemas computadorizados”, lembra Passi. A aposta em tecnologia passou a pautar todas as ações e processos da empresa, que atualmente conta um chão de fábrica integralmente automatizado, totalizando mais de 23 mil m² de área. “Todos os nossos últimos investimentos, bem como os próximos programados, acompanham nosso projeto de se diferenciar pela agilidade, produtividade, eficiência e inovação tecnológica.”

 

 

Segundo Passi, a estratégia de mercado da Divinal hoje visa à constante ampliação de seu sistema de expedições, com foco na qualidade do produto e na redução dos prazos de produção e entrega. “Temos em estoque cerca de 99% dos produtos disponíveis no mercado nacional”, diz o presidente. 
Além de franqueada e fabricante dos temperados Blindex, a Divinal produz vidros serigrafados, esmaltados e pintados, extra clear, vidros de proteção solar da linha Habitat, da Cebrace, vidros laminados, temperados laminados, antirreflexo e refletivos. Com foco na decoração, a empresa oferece uma ampla gama de acabamentos, incluindo os bisotados, lapidados ou com incisão e o coverglass, também da Cebrace.

 

 

“Nosso portfólio é capaz de atender a qualquer perfil de projeto, dos mais simples aos mais exigentes, de grandes obras corporativas a projetos residenciais e de decoração”, assegura Passi. O presidente informa que entre os produtos que mais apresentaram crescimento nos últimos anos estão os vidros de proteção solar, os temperados, os pintados e os espelhos, além de tecnologias mais avançadas como a dos vidros termoacústicos insulados e dos baixo-emissivos. 

 

Passos certeiros

 

 

Com capital 100% nacional, a empresa que viu seus primeiros vidros saírem de uma pequena fábrica na capital paulista, em dezembro de 1953,  expandiu rapidamente suas atividades. Já no ano seguinte, abriu sua filial em Belo Horizonte, que posteriormente passou a ser a matriz. Em 1964, a unidade de São Paulo foi vendida, mas teve seu nome mantido. Em maio de 1986, a Divinal de São Paulo foi incorporada pela atual administração e passou a prestar atendimento preferencial aos vidraceiros, no fornecimento de chaparias e de uma grande variedade de itens. “Em 2001, a unidade mineira foi reincorporada à Divinal paulista, voltando a atuar como uma filial, como na época de sua fundação, para depois, novamente, tornar-se uma unidade distinta, que passou a se chamar Divinal Mineira Vidros e Espelhos Ltda.”, conta Passi.

 

 

Hoje a Divinal conta com quatro unidades. Além da matriz em São Paulo, no bairro de Pinheiros, a empresa atua com uma filial no bairro do Jaguaré, onde está instalada a unidade industrial; uma unidade de atacado também no bairro do Jaguaré; e uma filial em Belo Horizonte. “É pequeno o número de empresas no Brasil que chegam a esse ponto de expansão e solidez, com uma trajetória marcada pela longevidade e confiança junto ao mercado”, comenta Passi. Desde 1986, quando assumiu a direção da empresa, o executivo diz ter mantido uma visão atenta e ao mesmo tempo, cautelosa e racional. E acrescenta “Nossa determinação em sermos pioneiras nos garantiu êxito em muitas ações, com a introdução de novos produtos e modelos de distribuição no mercado. Foi a Divinal, por exemplo, quem introduziu o laminado para pronta-entrega, em 1992”.

 

 

 Para Passi, uma das principais razões que fizeram da Divinal uma empresa bem sucedida tem sido o uso da racionalidade, principalmente em situações de grande instabilidade econômica. Passi se lembra do Plano Collor, período que levou à falência muitas empresas que tiveram suas contas bancárias congeladas. “A Divinal pôde superar essa fase graças à cautela, pois todo o capital e recursos da empresa estavam investidos em estoque, assim como ocorre hoje. O estoque em vidro permitiu manter o fôlego da empresa”, conta o executivo.

 

 

Venda online

 

  
Outra ação pioneira da empresa é aposta no sistema de e-commerce, hoje 100% implantado no ramo de temperados para engenharia, segmento que mais desafia os instaladores. “Posso dizer que nosso e-commerce deixa qualquer profissional do ramo vidreiro um expert em vidros temperados”, diz ele, referindo-se à facilidade oferecida pelo sistema de vendas online da Divinal, com arquivos intuitivos e que indicam com clareza os próximos passos a serem trilhados pelo usuário.
A partir deste sistema, implantado em 2012, o tempo de entrega dos produtos foi ainda mais reduzido, pois assim que o pedido é feito pelo cliente, já vai direto para os equipamentos da fábrica. A automatização do processo também impactou significativamente a redução dos erros. “É quase impossível solicitar um projeto e o produto acabado sair diferente. Em mais de dois anos de implantação do sistema, os eventuais erros pelo processo do e-commerce não chegam a 10% em comparação com os processos manuais. Nós e nossos clientes nos tornamos muito mais eficientes”, acrescenta.

 

 

Novas apostas 

 

De acordo com Passi, a Divinal Vidros executa seus investimentos com o mesmo olhar cauteloso característico de sua gestão. Foi com base nesta visão de mercado, e atenta às oportunidades mais seguras, que a empresa apostou suas fichas no projeto Habitat, da Cebrace, uma linha especial de vidros de proteção solar e um dos produtos considerados mais modernos no mercado. “Certamente os vidros de proteção são uma das grandes promessas do segmento. A linha de vidros Habitat pode se transformar em uma infinidade de outros produtos acabados na Divinal”, diz Passi.
A empresa se volta também para um novo produto: o vidro comutável que passa de transparente a opaco pelo acionamento de um botão, ainda sem nome definido para o mercado nacional. O lançamento foi apresentado com destaque na última edição da Glass South America (leia mais na pagina 34).
Em relação aos próximos meses de 2014, Passi demonstra cautela. “Ainda não temos uma programação de investimentos definida, por se tratar de um ano atípico, em razão das eleições e da Copa do Mundo. É difícil fazer previsões”, afirma o presidente, sem no entanto deixar de apontar perspectivas otimistas para o setor: “O mercado de vidros planos no Brasil, em comparação com o consumo per capita de países desenvolvidos, tem muitos anos de crescimento pela frente”.

u