“Difundir produtos de maior valor agregado na cadeia produtiva é a nossa principal estratégia para enfrentar e crescente concorrência que o setor apresenta.” A frase é da diretora de marketing da PKO, Myrian Ang, e reflete as ações empreendidas pela beneficiadora de Mogi das Cruzes, em São Paulo, ao longo de sua trajetória no mercado nacional de vidros, iniciada em 1998. “Sempre buscamos implementar medidas que nos diferenciassem de alguma forma, tanto em serviços como em produtos”, diz a diretora.
Detentora de um diversificado portfólio de produtos, a PKO iniciou suas operações como importadora e distribuidora de vidros. “Fomos pioneiros em importar vidros
da Ásia e sofremos algum preconceito por isso. Os vidros que hoje são conhecidos como importados na época ainda eram vistos como produtos de qualidade duvidosa”, lembra Myrian. “Depois de vencermos essas dificuldades iniciais, tendo comprovado a qualidade dos vidros com que trabalhávamos, nosso desafio passou a ser o de fornecer nossos produtos a outros Estados.”
A partir de 2005, a empresa passou a distribuir também vidros de fabricação nacional, por meio de uma parceria com a Cebrace, o que tornou a PKO uma das maiores clientes da fábrica. “Passamos a importar apenas produtos não disponíveis no mercado interno. Hoje, praticamente 100% dos vidros oferecidos pela PKO do Brasil são de fabricação nacional”, ressalta a diretora.
A parceria com a Cebrace foi também um estímulo para que a PKO, além de atuar como distribuidora, ampliasse seu foco para a fabricação de vidros. “Foi assim que passamos a trabalhar com beneficiamento, que hoje é nosso grande diferencial”, diz Myrian.
O primeiro investimento da empresa, lembra a diretora, foi em um forno de têmpera. Quanto às máquinas, primeiro vieram as de corte, lapidação e bisotê. “Atualmente, contamos com um grande arsenal de equipamentos de última geração, que incluem máquinas bilaterais, mesas de corte automatizadas, um centro de usinagem e um forno de têmpera, além de uma linha completa de laminação trazida da Itália.”
Além do vidro, a PKO atua no beneficiamento de pedras para diversos segmentos do mercado. O modelo de negócios da beneficiadora se divide em duas unidades, a primeira dedicada à distribuição de vidro e a segunda à indústria de beneficiamento, incluindo processos de laminação, têmpera e produção de insulados e vidros especiais. De acordo com Myrian, a linha high tech, composta por produtos de tecnologia diferenciada, é atualmente a principal especialidade da empresa.
Amplamente divulgados nos últimos dois anos, o Privacy Glass e o Lighting Glass são os destaques da categoria. “São soluções para decoração e design que proporcionam inovação estética e grande diversidade de aplicação, para necessidades variadas.”