19ª FEICON BATIMAT

19ª FEICON BATIMAT

Capa: 19ª FEICON BATIMAT

As principais marcas do mercado de construção, com suas inovações, se reuniram em 85 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, durante a 19ª FEICON BATIMAT (Feira Internacional da Construção). O bom momento do mercado e as perspectivas otimistas para o setor foram o ponto alto do evento, que congrega toda a cadeia produtiva do segmento da construção e, este ano, atraiu mais de 120 mil visitantes. Realizada no mês de março, a FEICON contou com a participação de um público altamente qualificado que, segundo levantamento da organização do evento, era formado, por diretores de empresas (31%); presidentes (24%) e gerentes (14%), com elevado poder de decisão (46%). Países como Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Turquia, México, Alemanha, Áustria e Argentina participaram com pavilhões especiais.

 

Profissionais do setor puderam participar de rodadas de negócios e discutir os temas do momento na área de sustentabilidade. Com a demanda aquecida pela nova Classe C e estímulos federais ao setor – crescimento de 8,5%, acima dos 5% do PIB (Produto Interno Bruto) – a quarta maior feira da construção civil do mundo apresentou mais de 2,5 mil produtos aos profissionais visitantes, entre eles arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas, representantes de home centers e compradores do Brasil e do Exterior, além de consumidores que estão construindo ou reformando imóveis.

 

Outro ponto forte desta edição da mostra foi o aumento de expositores internacionais, representados por 120 empresas de 20 países – cerca de 15% do total dos expositores. “O Brasil está em um momento de grande visibilidade por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016”, ressaltou a diretora da Feira, Liliane Bortoluci. Segundo o presidente da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Dilson Ferreira, a presença de um público cada vez mais qualificado favorece significativamente a geração de novos negócios. “O evento foi, mais uma vez, um grande ponto de encontro, de negociações, contribuindo para o clima de otimismo justificado que existe no setor há algum tempo”, afirmou. 

 

A PKO do Brasil foi a principal representante do segmento vidreiro no evento, com a apresentação de produtos como os vidros tecnológicos PKO Privacy Glass, PKO Lighting Glass, Pedras Sustentáveis, PKO Stones e vidro insulado, ao lado da linha tradicional da empresa – temperados, laminados, etc. “Participar da 19ª FEICON BATIMAT significou, para a PKO, estar perto de mais de 150 mil potenciais compradores e também a oportunidade de apresentar sua linha de produtos e incrementar as vendas de 2011”, afirma Myrian Ang, Diretora de Marketing da empresa. Segundo ela, o estande da PKO recebeu a visita de mais 5 mil profissionais dos principais estados brasileiros, 80% dos quais foram novos contatos. “Mais de mil clientes se interessaram pelos nossos produtos e agendaram futuras reuniões de negócios. Além dos visitantes nacionais, recebemos profissionais da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Itália”, acrescenta.

 

PKO 19 Feicon Batimat

Destaque da empresa, o PKO Lighting Glass é um vidro feito com pequenos pontos de iluminação led. Produzido por um processo de laminação, o produto leva uma película incolor entre as camadas de vidro, onde são inseridos os leds, de acordo com o desenho criado. O acionamento do led é feito por microfios condutores de energia dispostos na película base. Aplicados em circuito impresso, os microfios tornam-se imperceptíveis quando iluminados

 

O setor de ferragens e esquadrias foi representado por empresas como a Glass Vetro e a Zeloart. A primeira, especializada em ferragens e acessórios para vidro, levou à FEICON o lançamento de novas linhas de guarda-corpos e corrimões com sistemas Easy Glass. Fabricados pela alemã Q-Railing e distribuídos exclusivamente pela Glass Vetro, os sistemas trazem como diferenciais o design inovador, a segurança e a praticidade de instalação – reduzem em torno de 30 a 40% no tempo de montagem. A empresa apresentou ainda uma versão de espelhos de segurança inédita no Brasil, feita com lente de policarbonato, o que torna o produto inquebrável. A novidade da Glass Vetro apresenta 200 vezes mais resistência a impactos se comparada aos espelhos tradicionais com lente de vidro.

 

Já a Zeloart, que atua na fabricação e instalação de esquadrias de alumínio para o mercado residencial, apresentou novidades como a janela oscilobatente que posibilita dupla abertura (abrir e tombar), permitindo ventilação total ou parcial; a porta osciloparalela, ítem de correr que permite a mesma vedação térmica e acústica de um caixilho de tombar; e a janela pivotante, fruto de parceria com a Schüco, empresa alemã que desenvolve sistemas completos de alumínio. O estande da empresa também exibiu a linha GOS, lançada em parceria com a Selta Metais e a Giesse, fabricante italiana de acessórios e componentes para esquadrias de alumínio. “A FEICON é uma excelente oportunidade para conhecer melhor eventuais outros parceiros e realizar futuros negócios”, comenta Ricardo Martins, gerente comercial da Zeloart.