Como planejar e projetar ambientes com adequado conforto acústico e que atendam a Norma e Desempenho 15.575, da ABNT? Quais as novas tecnologias e técnicas de aplicação do vidro para se obter um conforto acústico perfeito? O que é holografia acústica? Qual sua importância para o isolamento acústico de uma residência?
São algumas das questões que estarão em debate na 4ª edição do VidroSom 2012 (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro) marcada para o próximo dia 25 de abril, no auditório do SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil), em Curitiba, Paraná.
Lançado em São Paulo há quatro anos, o Vidro Som já visitou o Rio de Janeiro e agora chega à capital paranaense, região que tem se consolidado como polo de desenvolvimento tanto para o setor de vidros como para o de esquadrias e ferragens. A descentralização visa levar inovações sobre a aplicação do vidro acústico a cidades com alto grau de desenvolvimento e carente de informações na questão. “Vamos apresentar novas técnicas e tecnologias que serão incorporadas no setor a partir da entrada em vigor da Norma de Desempenho 15.575”, explica Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, e idealizador do encontro.
Entre os destaques da programação, o arquiteto Marcos Holtz, diretor da Harmonia Acústica, vai falar sobre o desempenho acústico de elementos construtivos e mostrar procedimentos de avaliação acústica in loco, com os erros mais comuns que acontecem em obra. O engenheiro Carlos Henrique Mattar, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace, vai destacar a contribuição de novos vidros no dia a dia das pessoas, a acústica aplicada a vidros para a construção civil, controle de luz e calor e cases de eficiência. Já o empresário Edison Claro de Moraes vai falar sobre a holografia acústica, técnica de imagens que determina, com alta definição, a perda acústica e identifica os eventuais locais de vazamento de ruído em função da frequência.
Durante o evento será ‘comemorado’ o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, criado pela Associação “League for the Hard of Hearing”, dos Estados Unidos, com ‘1 minuto de silêncio’ para chamar a atenção sobre o impacto que o ruído provoca na vida das pessoas. Além disso, serão anunciados os vencedores de um concurso de desenho sobre poluição sonora reunindo alunos da rede pública de ensino da cidade.
Barulho mata
Decibéis muito acima do tolerável ocupam, hoje, o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam as populações do mundo inteiro. Não se trata de simples incômodo. Barulho mata. São 210 mil vítimas fatais todo ano, só por infarto, aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esses dados também serão apresentados durante o evento.
Promovido pela Atenua Som, o VidroSom 2012 tem o patrocínio exclusivo da CEBRACE e apoio da Vidrolar, AsBEA (PR), SINDUSCON (PR), ADIVIPAR e ANIMA ACÚSTICA.
Leia mais: VidroSom 2013 é atração no Congresso Afeal