A demanda global por vidros planos vem crescendo a uma média acima de 4% ao ano, dando claros sinais da vitalidade do setor em âmbito mundial. No Brasil, não é diferente. Pesquisas recentes divulgadas pela Abravidro apontam que, entre 2008 e 2014, a produção de vidros planos terá crescido 128% no País, consequência do ritmo ditado pelo bom momento vivido pela construção civil, Esse crescimento envolve não somente o setor vidreiro, mas toda sua cadeia produtiva, como é o caso do mercado de ferragens e componentes para vidro.
Em sintonia com essa evolução, a fabricante e distribuidora de ferragens e acessórios para vidros Glass Vetro apostou alto no mercado nacional ao abrir mão da parceria com o selo alemão Q-Railing, do qual era representante exclusiva no Brasil, para lançar sua marca própria de guarda-corpos e corrimãos, a GV Railing. “Com o know-how que adquirimos, identificamos que haveria espaço para fabricar o produto a preços competitivos. Hoje, a Glass Vetro tem a expertise necessária para oferecer opções variadas em design e aplicação”, avalia Nelson Libonatti, diretor comercial da empresa.
Desde o final do ano passado, todos os produtos comercializados pela Glass Vetro para essa finalidade passaram a receber o novo selo. O objetivo, segundo André Costanzo, responsável pelo marketing da empresa, é garantir a qualidade e manter a confiança do mercado em relação aos produtos fornecidos pela empresa, que trabalha também com marcas europeias e americanas, além de sua marca própria, a Glass Cast.
A GV Railing abrange diversos sistemas de guarda-corpo e corrimão, desde as linhas mais robustas, para locais de tráfego intenso, até as linhas mais leves e residenciais, com diferentes designs e soluções para projetos. “A empresa caminha no sentido de, cada vez mais, fidelizar seus clientes e promover garantia de origem e possibilidade de estoque a preços competitivos”, ressalta o diretor Ricardo Costa.
Inovação e diversidade
Costa lembra que a Glass Vetro atuou por quase cinco anos como distribuidora exclusiva dos produtos Q-Railing. O fim da parceria, diz ele, se deu de forma natural, quando a empresa alemã decidiu entrar diretamente no mercado. “O know-how adquirido durante este período, aliado ao nosso conhecimento do mercado interno e a pesquisas internacionais, nos deu segurança para seguir com uma marca própria, acompanhando as tendências mundiais em design e qualidade dos componentes. Agora a marca GV-Railing oferece um leque muito maior de soluções. Mesmo sendo tão recente o lançamento, estamos muito otimistas com as perspectivas que se abrem para esses produtos”, acrescenta Costa.
O diretor explica que trabalhar com diferentes marcas importadas ainda faz parte da estratégia comercial da empresa, já que o modelo de negócios adotado desde o início ainda tem se revelado a opção mais acertada para o perfil do mercado brasileiro. Nossa palavra de ordem é diversificação. “Ao oferecermos produtos de marcas estrangeiras apresentamos ao mercado um leque maior de opções, uma vez que algumas inovações tecnológicas só existem fora do País”, diz Costa. “Já no caso de produtos que requerem maior demanda, a empresa opta pela fabricação própria, em especial para garantir estoque ao mercado.”
Com mais de 17 anos de atuação no mercado nacional de ferragens, a Glass Vetro iniciou suas atividades ao reconhecer o crescente aquecimento do segmento vidreiro, que no entanto demonstrava carência por determinados acessórios e ferragens específicas para o setor. Ao longo do tempo, a empresa investiu no aprimoramento de seu trabalho e na diversificação de seus negócios, convertendo-se em uma das fabricantes e distribuidoras com maior portfólio do mercado. “Além disso, nossa atuação está fortemente focada no relacionamento com vidraceiros e beneficiadores, e temos desenvolvido especial esforço em promover treinamentos por todo o Brasil.”
Há cinco anos, a empresa voltou-se para o aprimoramento do relacionamento com arquitetos, oferecendo ferragens de maior valor agregado. “A Glass Vetro investe cada vez mais em ferramentas que falem a linguagem dos arquitetos e projetistas, por meio de catálogos eletrônicos, atendimento especializado e profissionais aptos a oferecer consultas”, afirma Costa.
Ferragens GV-Railing, de fabricação própria, aposta da empresa para 2013
Um exemplo dessa abordagem de mercado é o lançamento do DO-UP, kit de escadas modulares que permite a adequação a diferentes ambientes e às mais variadas distâncias entre pavimentos. “Com design inovador, o produto contribui para a criatividade na arquitetura, tanto pelo seu formato e tamanho quanto pelo efeito estético dos degraus, que podem ser compostos com vidros decorativos, coloridos, laminados com figuras ou fotos”, descreve Costa.