Compromisso com a agilidade

Compromisso com a agilidade

Capa: Compromisso com a agilidade

A beneficiadora paulista Xanglass aca­ba de completar uma década de atua­ção no segmento vidreiro. Com uma filosofia de trabalho que prioriza o comprometimento com o cliente, so­bretudo em relação aos prazos de en­trega e à qualidade dos produtos de­senvolvidos, a empresa comemora o desempenho vigoroso apresentado ao longo dos anos, que solidificou as bases para, em 2013, partir para in­vestimentos mais robustos. “Este ano demos um passo importante em nossa trajetória, com a inauguração de nossa sede e o início da produção de nossa têmpera, em uma área de mais de 1,5 mil m²”, afirma a diretora da empresa, Caroline Iori.

 

A diretora revela que a primeira ex­periência da empresa no segmento da construção civil foi com a execução de obras. “AXanglass iniciou sua atu­ação no segmento de vidros por iden­tificar certa carência de fornecedores que se comprometessem com prazos de entrega em determinadas regiões”, diz. “Assim, decidimos comprar o ter­reno e construímos nossa sede com foco em garantir mais agilidade na produção de vidros, para atender aos clientes localizados na Zona Leste, que não encontravam uma opção rápida de entrega na região.” Os primeiros ma­quinários adquiridos, lembra Caroline, foram uma mesa de corte manual, uma lapidadora e uma furadeira.

 

De uma empresa com quatro funcionários, a Xanglass hoje conta com um quadro de mais de 60 colaboradores, amparados pela mais alta tecnologia para o processamento de vidros pla­nos. “No início nossos maquinários e recursos técnicos eram bastante limitados, não tínhamos forno e trabalhávamos com um estoque bem reduzido”, conta a diretora. “De lá para cá, tu­do mudou. Tivemos um crescimento de mais de 100%, e hoje podemos nos considerar um player importante no setor de beneficiamento, com um forno de têmpera de última geração em nossa fábrica, estoque e produção diversificados e atendimento adequado e estrategicamente lo­calizado no coração da Zona Leste.”

 

“Este ano demos um passo importante em nossa trajetória, com a inauguração de nossa sede e o início da produção de nossa têmpera, em uma área de mais de 1,5 mil m²”

 

Com um foco de atuação que abrange os seg­mentos de vidros, espelhos, kits e acessórios, há dois anos a Xanglass optou pela divisão da empresa em duas unidades, uma exclusivamen­te voltada para a produção de vidros tempera­dos e outra para aprodução e processamento de espelhos. “Cada uma delas dispõe de má­quinas e equipamentos específicos para traba­lhar os diferentes materiais”, comenta a direto­ra. “Desde que iniciamos no segmento, nossa prioridade tem sido executar os serviços em prazos imbatíveis e com o máximo de proxi­midade com nossos clientes. Sentimos que es­ta seria a melhor forma de nos diferenciarmos diante da concorrência.”

 

“Termos dois setores separados é nosso principal diferencial, por nos dar condições de realizar entregas em um curto prazo. Cada setor é trabalhado de forma customizada e direcionada, com processos separados um do outro, desde o armazenamento 
de materiais até a produção e entrega”

 

Dentre os produtos oferecidos pela Xanglass destacam-se os vi­dros temperados, voltados para o segmento da construção civil, e os espelhos e vidros serigrafa­dos, destinados aos setores moveleiro e da decoração. “Termos dois setores separados é nosso principal diferencial, por nos dar condições de realizar en­tregas em um curto prazo. Ca­da setor é trabalhado de forma customizada e direcionada, com processos separados um do ou­tro, desde o armazenamento de materiais até a produção e entre­ga”, descreve Caroline. No chão de fábrica, máquinas de corte e de lapidação bilateral automati­zadas e fornos horizontais com­putadorizados são operados por técnicos especializados. “Nossas máquinas têm tecnologia avan­çada para atender a demanda da maneira mais adequada.”

 

Organização, espaço físico adequado e maquinário moderno. Segundo a diretora, são esses os pilares sobre os quais a Xanglass tem sedimentado suas bases para evoluir nos negócios e se solidificar em seu ramo de atuação. “O ponto principal de nosso planeja­mento estratégico é reverter 80% do lucro da empresa para seu próprio crescimento, investindo sobretudo em inovação e tecno­logia”, ressalta. “Fora isso, acredi­tamos que é essencial amar o que fazemos e agir com transparên­cia, em respeito à empresa, seus parceiros e clientes.”