Muito mais do que um sítio

Muito mais do que um sítio

Capa: Muito mais do que um sítio

Espaços muito bem pensados para toda a família, muita luz e ventilação natural. Esses são os pontos que não podem faltar em uma casa de campo segundo o arquiteto José Claudio Falchi, diretor da Falchi Arquitetura, que projetou essa residência situada no Condomínio Fazenda da Grama, em Indaiatuba, interior de São Paulo. A casa foi encomendada para ser usada aos fins de semana e nas férias por um casal com filhos, netos e amigos. Pensando nisso, Falchi teve a preocupação de que, mesmo com as grandes dimensões do imóvel, a família se mantivesse unida. “Todas as suítes têm acesso através de uma circulação que passa pelo jardim interno, e foram posicionadas de forma a permitir muita privacidade para cada grupo de hóspedes”, revela. Esse jardim utilizou vidro jumbo temperado de 10mm, fixado com caixilhos da Zeloart para dar a segurança necessária, assim como os acessórios de cada esquadria.

No pavimento superior se encontra a suíte do casal, um grande dormitório com terraço que se abre para uma linda vista, através de um vão de 3,50 x 2,4m com chapas de 1,55 x 2,1m de vidro temperado incolor 8mm. O quarto principal possui ainda uma pequena copa, um escritório, closet e dois banheiros. No pavimento inferior, foi projetado um apartamento com duas suítes para o filho, a esposa e os netos, outro com duas suítes para famílias de convidados e mais uma suíte. No total, a casa possuí 7 suítes, todas com espaços amplos e agradáveis, mas nunca exageradamente grandes, de modo que possam unir as pessoas da família, amigos, permitindo que sejam feitas várias atividades ao mesmo tempo. Tudo visando a união e a privacidade.

 

Há uma área social em torno de uma grande varanda de 85m², integrada à sala por meio de um vão livre de 9 metros de comprimento, fechado por quatro grandes portas de alumínio e vidro que correm para dentro das paredes laterais. O vidro pertence à linha Zelo 90, que visa atender grandes vãos – de medida total de 8,5 x 3,0m – com quatro folhas de enorme carga, sendo que duas podem ser recolhidas para cada lado e ficarem escondidas atrás de paredes falsas. Tudo de frente ao jardim – projetado e executado pelo paisagista Leo Laniado – e a piscina, para que os moradores possam contemplar a paisagem. “Desta forma integrei os espaços internos e externos da casa e é por isso que ela é usada integralmente sempre. Uso muito portas de correr e no maior tamanho possível. Nesta casa isto foi muito importante para integrar os ambientes que formam a área social da casa. Estas grandes portas devem ser de muito boa qualidade e preferencialmente de alumínio, para suportar o peso dos vidros” especifica Falchi.