Lançamentos, negócios e expectativas. A 12ª segunda edição da Glass South America, que aconteceu dos dias 8 a 11 de junho, em São Paulo, reuniu mais de 150 expositores e recebeu milhares de visitantes nos quatro dias de evento.
Apesar da famigerada crise que acometeu este e outros setores da economia, a Glass foi marcada principalmente pela inovação. Afinal, transformar o mercado que está em situação de risco é uma medida ousada e que causa impacto positivo entre os empresários do ramo.
Uma das formas de atrair o público usada pelas empresas foi o inusitado. A Tempermax, por exemplo, levou ao seu estande uma coruja, animal que representa a identidade visual da empresa. Enquanto viam as novidades, interagiam com o animal dócil. Já a PKO trouxe um grupo de palhaços para representar situações do dia a dia com os vidros especiais da empresa, como o Privaty Glass, que traz privacidade com apenas um toque. Outros estandes também criaram ambientes descontraídos, acompanhados de aperitivos e música, para interagir com o público e realizar negócios.
Buscando marcar território no setor vidreiro, empresas aproveitaram a Glass South America para lançar novos produtos e serviços. Este foi o caso da Alclean que apresentou aos visitantes o sistema Glazing, que inclui kits de instalação e rede credenciada criada para atender aos vidraceiros que queiram trabalhar com pele de vidro em pequenas construções. A empresa ainda elaborou uma gincana onde quem montasse uma parte do kit para pele de vidro mais rápido, faturava um tablet.
A Glass Vetro aproveitou a oportunidade para alavancar seus novos produtos: a primeira base giratória feita em Termoplástico de engenharia, o único suporte de fenda ajustável no mundo, primeiro suporte de espelho oculto e o botão Fix, uma evolução do conhecido botão Francês. A Landy Kits também inovou e trouxe à visão dos visitantes um novo sistema de envidraçamento automático de sacadas.
Interação e conhecimento
Durante a feira, os visitantes puderam acompanhar as atividades desempenhadas no espaço “Vidro em Ação”. Testes de resistência em vidros temperados, cumprimento de normas técnicas e apresentação de isolamento acústico chamaram a atenção do público.
No espaço Arena, Gestão e Tecnologia, profissionais ligados ao setor levaram seus conhecimentos por meio de palestras motivadoras. Uma delas foi a de Kátia Sugimura, que falou sobre seu aprendizado como vidraceira. Com dicas de gestão e capacitação, a palestrante prendeu a atenção dos ouvintes, que lançavam perguntas sobre o tema.
O pavilhão italiano reuniu 15 empresas que apresentaram a produção tecnológica desenvolvida para a indústria do vidro plano na Itália. Máquinas, acessórios e produtos se destacaram no centro da feira. O momento econômico não influenciou na quantidade de expositores. As empresas participantes do espaço mantiveram as mesmas apostas da edição anterior, mais um sinal de pretendem continuar investindo no Brasil, apesar das dificuldades.
Para acompanhar toda essa movimentação, a Revista Vidro Impresso esteve presente em todos os dias da feira, realizando cobertura em tempo real dos principais acontecimentos da Glass South America. Em nosso estande distribuímos mais de cinco mil exemplares da última edição da revista, que trouxe uma matéria especial para quem deseja iniciar sua própria vidraçaria. E na próxima edição, em julho, você poderá conferir a cobertura completa da maior feira do setor vidreiro na América Latina.