Norma NBR 16259 traz grandes mudanças ao mercado de envidraçamento de sacadas

Norma NBR 16259 traz grandes mudanças ao mercado de envidraçamento de sacadas

Capa: Norma NBR 16259 traz grandes mudanças ao mercado de envidraçamento de sacadas

Em fevereiro de 2014, era publicada uma das normas mais aguardadas pelo setor vidreiro nos últimos tempos: a ABNT NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio. Quase um ano e meio após sua publicação, já é possível analisar as grandes mudanças ocasionadas pelo texto no mercado vidreiro.

 

A norma criou parâmetros para a aplicação de sacadas envidraçadas. É curioso notar que, antes de sua existência, eram frequentes as consultas em sites relacionados ao setor vidreiro. Hoje, isso se tornou bem raro, mostrando claramente que o texto está suprindo as dúvidas do mercado.

 

Outro ponto muito importante está nos testes feitos pelas fabricantes, realizados por meio de parâmetros estabelecidos pelo documento. Fator essencial para o desenvolvimento do produto, indicando que outro objetivo da norma está sendo cumprido.

 

A carga estrutural ou vertical é um dos pontos importantes desse documento. Esse requisito estabelece a necessidade de se avaliar previamente se um prédio está apto para receber cargas estruturais dos sistemas de envidraçamento de sacadas. Muitos edifícios antigos, por exemplo, não foram projetados para suportar esse peso extra.

 

Sem uma avaliação prévia, o peso do sistema, aliado ao peso de móveis ou acessórios incluídos no ambiente, pode, com o tempo, comprometer seriamente a estrutura dos prédios. Por isso da importância de se envolver nos projetos de sacadas envidraçadas o engenheiro calculista do edifício ou a construtora do prédio, de forma a avaliar e aprovar a estrutura conforme o que estabelece a norma. (Fonte: Anavidro)