Alcoa é campeã na dimensão Socioambiental do anuário Época Negócios 360º

Alcoa é campeã na dimensão Socioambiental do anuário Época Negócios 360º

Capa: Alcoa é campeã na dimensão Socioambiental do anuário Época Negócios 360º

A Alcoa foi eleita a melhor empresa na dimensão responsabilidade socioambiental do anuário Época Negócios 360º, organizado anualmente pela revista Época Negócios. A companhia conquistou o reconhecimento entre as 250 empresas mais bem colocadas na pesquisa. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (11/9), em São Paulo. 

 

Por meio de questionários, as empresas são avaliadas pelas seguintes dimensões: desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, visão de futuro, práticas de RH e responsabilidade socioambiental. O anuário conta, além da parceria técnica da Fundação Dom Cabral e da Boa Vista Serviços, com a colaboração da Economatica e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

 

“Estamos muito orgulhosos e felizes com o reconhecimento da revista Época Negócios, que reafirma o nosso compromisso com o País e com a sustentabilidade. Em 2013, a Alcoa celebrou o seu 125º aniversário no mundo e estamos nos aproximando dos 50 anos de operação da Alcoa no Brasil e 25 anos de atuação do Instituto Alcoa, demonstrando há bastante tempo a preocupação em conciliar o crescimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade”, afirma João Batista Menezes, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alcoa América Latina & Caribe.

 

Entre os aspectos que contribuíram para o reconhecimento destaca-se a estratégia de atuação da companhia, que utiliza o seu modelo de gestão para buscar o equilíbrio entre os três pilares que compõem o conceito de sustentabilidade: o econômico, o social e ambiental, visando inovar em sua forma de atuação para gerar benefícios concretos de longo prazo a acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e comunidades onde atua.

 

Este trabalho é resultado de uma combinação de parcerias estratégicas, com um valoroso capital humano. Trata-se de uma construção e aprendizagem conjuntas, que só é possível graças à parceira entre diversos atores sociais e talentosos profissionais da Alcoa, que incorporam os valores e a cultura da empresa em tudo o que fazem, visando deixar um legado para as gerações futuras.

 

Desde 2013, a Alcoa emite um relatório único que inclui os balanços financeiro e socioambiental, que resume o resultado destes esforços. E, apesar do cenário desafiador do setor de alumínio no mundo e do reposicionamento de negócios da companhia para torná-la mais competitivo, a Alcoa tem evoluído em diversos temas nos aspectos ambiental e social.

 

No aspecto ambiental, a Alcoa evoluiu no último ano em diversos temas como, por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, conquistando o selo “Ouro” do Programa Brasileiro do GHG Protocol, que se refere às emissões de gases do efeito estufa no último ano. Na área social, com a liderança do Instituto Alcoa, que completará 25 anos de atuação no próximo ano, os destaques são os investimentos de mais de R$ 5 milhões em 55 projetos, que beneficiaram mais de 30 mil pessoas e o trabalho voluntário dos funcionários que dedicaram mais de 18 mil horas a atividades junto às comunidades.