Uma empresa sueca SolTech Energy, que atua na área das energias renováveis, desenvolveu um tipo único de telhas de vidro que permite aquecer o interior de uma habitação. Além de serem uma fonte energética alternativa, as telhas, produzidas em Portugal, conferem ainda uma aparência única à habitação.
As telhas, embora possam não parecer, são feitas de vidro normal e têm o mesmo peso que as telhas de barro. Para executarem o trabalho de aquecimento, as telhas necessitam apenas de ar. O telhado é instalado em cima de uma tela de nilon preto, sob o qual são instaladas fenas de ar. A tela preta absorve o calor do sol e o ar, por baixo, começa a circular. O ar quente é posteriormente utilizado para aquecer água, através da conexão existente com o sistema de aquecimento da casa e de um acumulador.
Além de ser uma fonte de energia limpa, as telhas de vidro permitem reduzir os custos energéticos ao longo de todo o ano, devido à sua capacidade de armazenar o calor nas camadas isoladas de ar que existem por baixo da tela, refere o Inhabitat.
O sistema de aquecimento através das telhas da SolTech gera cerca de 350 kilowatts por hora de calor por metro quadrado, dependendo do clima, ângulo do telhado e orientação da habitação.