Tangará Shopping é composto por 10 mil m2 de vidros

Tangará Shopping é composto por 10 mil m2 de vidros

Capa: Tangará Shopping é composto por 10 mil m2 de vidros

O projeto arquitetônico do Tangará Shopping, que está sendo construído em Sorocaba (SP), prioriza a iluminação natural e integração harmoniosa através da  utilização de aproximadamente 10.000 m2  de vidros

 

Os vidros estão presentes, principalmente, nos “Sky Lights” da cobertura, nas “Peles de Vidro” das entradas principais e na fachada da praça de alimentação. O material será fixado em perfis de alumínio posicionados na horizontal, que por sua vez estarão apoiados em estruturas metálicas principais. Os vidros serão duplos e laminados, com chapas de (1,10 X 2,20) m e espessura total de 12 mm (6+6).

 

 

Em função das claraboias de vidro da cobertura, todos os corredores de lojas receberão a agradável contribuição da iluminação natural. “Além da leveza estética que o produto naturalmente proporciona, o vidro permite que o usuário do shopping não se sinta em um lugar confinado e tenha uma sensação agradável que a iluminação natural proporciona”, define Roberto Araujo, engenheiro da Enplanta Engenharia, responsável pelo empreendimento.

 

Um dos pontos altos será a enorme pele de vidro da praça de alimentação, que permitirá que o público faça as suas refeições contemplando uma área verde de quase 10 mil m2. “A vista da área verde na praça de alimentação trará um conforto visual para os clientes e será um ponto importante do Tangará Shopping. Os materiais dos acabamentos externos do shopping foram definidos de tal forma a manter um diálogo permanente com a natureza”, explica o Araujo.

 

 

O shopping possui 120 mil m2 de Área Construída Total  e ABL de 35 mil m2. Serão 200 lojas, sendo seis ancoras, e 6 cinemas. Planejado para o público A/B, o Tangará Shopping será inaugurado em 2015. 

 

Projeto sustentável

 

O vidro, empregado em grandes ambientes públicos, como os shopping centers, traz grandes contribuições na área da sustentabilidade, principalmente no que se refere à redução do consumo de energia na iluminação. “Do ponto de vista da sustentabilidade, a iluminação natural que os vidros oferecem, aliada a um Sistema de Automação Predial bem projetado, irá representar uma economia de energia na iluminação significativa para o empreendimento”, justifica o engenheiro.

 

Além da estética, conforto e sustentabilidade, a redução do consumo de energia é um ponto importante para um empreendimento comercial, pois a diminuição do custo de manutenção é interessante também para o lojista, que terá um valor de condomínio menor. 

 

 

Araujo diz que já há algum tempo a utilização de vidros em shopping centers tem sido uma tendência. “Acabamentos com materiais que possuem vidros na sua composição começaram a ser empregados também em fachadas cegas, no lugar dos revestimentos tradicionais,  por trazerem grande ganho estético e de manutenção”. Porém, ainda há “o grande desafio de aliar a qualidade do material ao custo mais elevado em relação a outras soluções de coberturas e fachadas existentes”, ressalva.