O mercado de materiais de construção apresentou crescimento no último ano e as estimativas são otimistas. O faturamento do varejo de materiais foi de R$ 54 bilhões em 2013, de acordo com a Anamaco (Associação Nacional de Materiais dos Comerciantes de Material de Construção), e a expectativa para 2014 é de crescimento de mais 7,5%.
Segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), as vendas da indústria de materiais de construção cresceram 3,9% em outubro (últimos dados disponíveis) de 2013, em relação ao mesmo mês de 2012. Reforçando o cenário positivo, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que, para 2014, a indústria de materiais deverá crescer 5,5% sobre 2013 e o varejo de materiais irá expandir 7% em 2014.
Excelente palco de negócios, a Feicon Batimat, maior feira latino-americana da construção, é também um grande ambiente de discussão de novas tecnologias e de lançamentos de produtos da cadeia imobiliária, como materiais em plástico, madeira, vidros, cerâmica, alumínio, além de tintas, selantes, ferramentas, máquinas e equipamentos.
“Como aumentar o tíquete médio das vendas e gerar mais lucro para sua loja”, “Novas tecnologias de automação e os desafios do projeto integrado” e “Certificação de materiais sustentáveis e ACV (Avaliação de Ciclo de Vida) são alguns dos temas abordados na conferência, realizada simultaneamente à feira.
Entre os expositores estão presentes empresas da indústria vidreira. A Rede Habitat, da Cebrace, apresenta os vidros de proteção solar para residências, chamados também de vidros “inteligentes”, que são capazes de barrar até 70% do calor e quase 100% dos raios UV.
A Glass Vetro também marca presença na feira e expõe seus sistemas de ferragens. Entre os produtos apresentados está o Botton retangular FG SS 30 para guarda-corpo, feito em aço inox escovado e que proporciona um visual bastante limpo ao ambiente, além de ser rápido e prático de instalar, já que não há necessidade de fazer furação no vidro.
Outro destaque é a escada modular Do-Up, sucesso de distribuição exclusiva da Glass Vetro fabricada pela empresa belga Do-up. O produto é instalado em um curto período de tempo: 14 degraus em apenas 1 hora, e ainda permite customização. A empresa também irá lançar torres especiais para sistemas de guarda-corpo, ferramentas, cubas de vidro, entre outras ferragens e acessórios específicas para uso com vidro.
A Feicon Batimat ocorre entre os dias 18 e 22 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo e a expectativa é receber 130 mil visitantes. Mais informações: www.feicon.com.br. Na próxima edição, a revista Vidro Impresso traz uma cobertura completa do evento.