Trabalhar em um ambiente tranquilo, sustentável, próximo à natureza e sem perder em infraestrutura. Esse sonho, de muita gente das grandes cidades, já pode ser realizado. Arquitetos espanhóis do Selgas Cano Arquitectos, criaram um modelo de escritório enterrado no solo de uma floresta em Madrid, que tem a função de proporcionar qualidade de vida aos funcionários do local, além de economizar energia.
Vista de fora do escritório de vidro, plantado no solo da floresta
À noite, uma grande janela de vidro ajuda a manter o clima agradável, economizando a energia do ar condicionado
Com design aerodinâmico, o escritório é encapsulado por uma parede de vidro curvo, que oferece uma vista deslumbrante para quem está dentro dele, deixando a luz natural entrar e iluminar o ambiente durante o dia.
Vista frontal da cápsula de vidro
Parcialmente plantado no solo, o escritório proporciona sensação de segurança, sem enclausuramento
Por ser fixado abaixo do nível do solo, o interior da cápsula fica naturalmente resfriado e com certo grau de isolamento, porém, sem o efeito de clausura. O projeto proporciona aos funcionários o bem estar de trabalhar em um ambiente relaxante, bonito e próximo à natureza. Das estações de trabalho, as pessoas podem ainda ver as folhas caindo das árvores e até mesmo animais selvagens. O acesso ao escritório de vidro é feito por uma escada de pedra.
Um caminho sustentável para um projeto humanizado e inovador
Leia mais sobre vidros curvos na Revista Vidro Impresso, clicando AQUI.
Para conhecer um pouco mais sobre o universo do vidro nos escritórios, clique AQUI.
Fotos: Iwan Baan