A ProAcústica, Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, lançou recentemente o “Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho”, um guia prático que abrange capítulos relacionados à área de acústica presentes na NBR 15.575:2013, norma brasileira relativa ao desempenho de edificações habitacionais, emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com autoria dos engenheiros Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, e Juan Frias Pierrard, consultor técnico da entidade, o manual tem como objetivo orientar os profissionais de construção civil sobre os parâmetros e exigências da norma no campo da acústica. ??Segundo Akkerman, a exigibilidade da Norma de Desempenho e o desconhecimento dos requisitos de acústica pela grande maioria dos construtores e projetistas, vêm incrementando a demanda por especialistas em acústica. “Em todo o Brasil, aumentaram os pedidos de avaliações, ensaios de desempenho acústico e simulação de desempenho por meio de softwares, para edifícios em fase de projeto”, destaca o presidente da ProAcústica. Para 2014, a entidade pretende preencher essa lacuna e irá promover diversos cursos a fim de esclarecer os profissionais sobre a Norma de Desempenho e os capítulos de acústica.
A publicação é dividida em cinco capítulos, que abordam temas como instalações, equipamentos prediais, sistemas hidrossanitários, sistemas de pisos, vedações verticais internas e externas, além de sistemas de coberturas. “O Manual da ProAcústica esclarece os agentes de especificação, projeto e construção o que fazer para cumprir cada requisito. Cabe agora a todos os envolvidos, efetivamente, incorporarem essa nova cultura às práticas de desenvolvimento de novos empreendimentos residenciais”, afirma a engenheira Maria Angelica Covelo Silva, autora do prefácio do manual. Gratuito, o download do arquivo pode ser feito pelo site www.proacustica.org.br.
Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.