São Paulo, 29/11/2013 — O fabricante internacional de papel, Sappi, e sua agência de comunicação, a Proximity BBDO, queriam construir juntos um ponto de encontro para empresas, políticos e organizações discutirem questões de sustentabilidade e proteção ambiental. Decidiram então por uma casa muito especial: a Treehouse. À procura de outros parceiros e um local adequado para este projeto ambicioso, a agência florestal Agentschap Voor e a agência verde do município belga de Hechtel-Eksel foram os escolhidos. O estúdio alemão de arquitetura Baumraum foi encarregado de realizar o projeto, tendo como canteiro de obras uma clareira com belos pinheiros.
Uma pequena maravilha arquitetônica em madeira e vidro, localizada nas florestas de Hechtel-Eksel, a casa da árvore foi equipada com instalações eco state-of-the-art. Mas, acima de tudo, é o lugar ideal para as sessões de break-out, onde os executivos podem refletir sobre a importância da sustentabilidade nas empresas, por que e como eles podem construir um futuro melhor para o planeta. É o local perfeito para a investigação científica e apresentações relevantes.
Composta por duas cabines em diferentes níveis, terraços de interconexão, escadas que ligam o telhado aos quartos e aos terraços superiores, a Treehouse descansa sutilmente em 19 colunas de aço, inclinadas em um arranjo livre. As escadas inferiores e os patamares intermediários são suportados por colunas e cabos de aço fixados em um pinheiro. As colunas de aço já foram projetadas com parafusos para fixação no chão, evitando o uso de concreto e minimizando o impacto ambiental.
No piso inferior, uma pequena cozinha e um banheiro. No coração da casa, entre as árvores, o piso superior ganhou um depósito e a requintada sala de conferências amplamente envidraçada. Os sofás acolchoados dão o tom descontraído e ao mesmo tempo confortável do ambiente. O interior elegante e o teto arredondado de ambos os níveis foram forrados com papel de parede. Para a climatização do ambiente, foram utilizados ar condicionado e um aquecedor dotado da mais recente tecnologia da empresa Jaga. Instalado no chão, o aquecedor libera calor, que viaja através de um sistema de tubos de aço localizado no interior da construção, onde então é transformado em CO2 neutro. Esta tecnologia gerou um clima agradável na sala, além de custos muito baixos de energia. O sistema também permite refrigeração nos quartos durante o verão. Para iluminar a casa da árvore, foi utilizada a tecnologia LED, com um mínimo de consumo de energia.
Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.