Em um momento de efervescência para o segmento da construção civil no Brasil, unir setores que crescem em ritmo similar e que tão bem dialogam e se fortalecem mutuamente torna-se particularmente útil e necessário para dar consistência a todo potencial apresentado pelo País. Assim, no mês de outubro, uma excelente oportunidade se desenha com a realização simultânea das feiras Fesqua e Vitech, que levam o setor vidreiro a um imperdível encontro com os segmentos de esquadrias, ferragens e componentes, entre os dias 17 e 20 de outubro.Maior evento de esquadrias da America Latina, a Fesqua se une à Feira Internacional do Vidro – Vitech pela segunda edição consecutiva. Juntos, os eventos, que terão como palco o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, convertem-se em uma das maiores vitrines de tendências e soluções para o setor de arquitetura e construção. Organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, o encontro espera receber cerca de 280 expositores e mais de 350 marcas nacionais e internacionais. O público estimado é de 25 mil visitantes. De acordo com José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA, as expectativas são de uma geração de negócios na casa dos R$ 250 milhões. “A cadeia produtiva certamente estará muito bem representada nesta edição”, afirma.
Em sua segunda edição, a Vitech 2012 trará as últimas tecnologias em máquinas de produção, equipamentos de acabamentos, puxadores e ferragens, distribuição de vidros planos. “Cada vez mais, aspectos como segurança, conforto, estética e sustentabilidade passam a fazer parte dos vidros utilizados nos setores da construção civil, automotivo, moveleiro, linha branca e decoração”, comenta o presidente.A organização do evento antecipa a participação de 50 expositores, dentre eles as fabricantes Saint-Gobain Glass, CBVP e UBV. Além de apresentar à cadeia como um todo e ao público de um modo geral o que há de mais tecnológico e moderno em termos de aplicação do vidro, o evento promoverá a integração e o desenvolvimento setorial, a troca de experiências, a disseminação de informações e a geração de novas oportunidades de negócios. A sinergia entre os setores abriu espaço para que outros eventos ligados à construção civil fossem incorporados, como a Expo Serralheria (Exposição de Produtos e Equipamentos para Serralheria), a Tecno Fachadas (Salão de Tecnologia e Acabamento de Fachadas) e a Arctech | Feira Internacional de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo. A combinação de eventos num mesmo ambiente proporciona aos visitantes uma multiplicidade de soluções.
Para Sevieri, as feiras Vitech, Fesqua e Arctech tornaram-se, juntas, uma rede compartilhada de conteúdo para o setor, maximizando resultados e oportunidades de negócios em diversos segmentos e agregando informações de valor ao público profissional visitante. Na edição anterior, realizada em outubro de 2010, apresentou um aumento de 34% no numero de expositores e atingiu a marca de mais de R$ 180 milhões em negócios gerados. A união entre os setores do vidro e alumínio, na avaliação do executivo, foi o principal fator para esse sucesso. “O vidro e o alumínio formam um casamento perfeito”, afirma o empresário. “Essa é a única feira que apresenta todas as soluções em um só lugar”.