Museu do Louvre cria sala de vidro e cristal

Museu do Louvre cria sala de vidro e cristal

Capa: Museu do Louvre cria sala de vidro e cristal

O novo espaço do Museu do Louvre já tem forma e será composto entre outros materiais, de vidro e cristal dando o formato ondulado.

Dividido em dois andares, com uma área de 4600 metros quadrados,será uma das maiores construções do museu depois da pirâmide, será construída no pátio interno do museu, com o nome de Largo Visconti, abrigará mais de 18 mil obras de arte, muitas delas inéditas.
 
 A obra só foi possível através da escavação do subsolo, que permitiu ganhar mais 15 metros de altura.

 Esta semana foi apresentada à imprensa a evolução da construção, que já permite conhecer a forma do edifício.

“Quisemos construir um ligeiro véu, como se estivesse sustentado pelo vento, um véu elegante( de cristal)  e poético que filtre a luz e ao mesmo tempo permita ver as fachadas históricas do largo Visconti”, explicou o arquitecto italiano Mario Bellini que assina o projecto com o francês Ruddy Ricciotti.

Para o presidente do Museu do Louvre, Henri Loyrette, esta nova construção apartir do vidro “é um elegante equilíbrio entre o neoclassicismo do século XVII [estilo arquitectónico do Largo Visconti] e a evocação das artes do Islão”.

Na apresentação do telhado, a última fase antes da inauguração depois de seis anos de obras, o presidente do Louvre destacou que esta exposição é única, devido à diversidade geográfica das obras, ao período da história coberto e à multiplicidade de matérias e técnicas representadas, permitindo mostrar a importância das civilizações islâmicas na nossa cultura.

Esta construção custou ao Louvre 98,5 milhões de euros, dos quais ainda faltam pagar 10 milhões, mas Henri Loyrette não se mostrou preocupado, esperando encontrar alguns mecenas que possam cobrir este dinheiro.

 

Fonte: Público