Seção

Arquitetura e Vidro

Volumes integrados

Projeto da Residência Ubikov criou blocos cortados e interligados da edificação para se adaptar à inclinação do terreno sem perder a vista da paisagem externa, conectando as áreas através de grandes panos de vidro

11/04/2018

O projeto da Residência Ubiko da Viraje Arquitectura, localizada em um terreno em Valencia, na Espanha, com forte inclinação numa encosta e vista para campos de laranjeiras, precisou ser adaptado às condições do local sem perder a bela paisagem.  Para tal, foi necessário fazer um corte quebrado do volume do  térreo, onde está a edificação central e sobre a qual foi construída uma peça do primeiro pavimento e um adjunto ao térreo com um volume secundário de edificação auxiliar. 

O acesso se dá diretamente em uma das esquinas do pátio central. Com essa colocação, a orientação de vistas ficou para o norte. Ao redor dele se organizam as circulações desse pavimento, separando em dois níveis a área da noite a do dia, e gerando uma concatenação de espaços que vão se escalonando até chegar às vistas da encosta.
 

As áreas de sala de jantar e cozinha se conectam por meio de um pano completo de vidro com a plataforma da piscina que avança no sentido dos campos. A construção e decoração minimalista, com cores claras e poucos elementos, destacam ainda mais a transparência do vidro, que, além de integrar todos os ambientes entre si e com o jardim, piscina e paisagem externa, também está presente em outros locais, como no guarda-corpo da escada.

 

 

As estruturas da residência, construída em 2016, são formadas por painéis de concreto pré-fabricados, executados em fábrica de forma controlada, o que permite a construção completa da residência em um período de aproximadamente quatro meses.  
 

Estas condições de controle de produção e economia de tempo supõem, além disso, uma economia energética e de geração de resíduos muito acima da construção de uma residência tradicional das mesmas dimensões e características. A residência, assim, teve um modelo de construção sustentável, com uma arquitetura cuidadosa e uma coerência com as necessidades energéticas e ambientais atuais.

 

Deixe seu comentário