Seção

Dicas e Aplicações

Você fez um Plano de Negócios antes de montar sua vidraçaria?

Muitos empreendimentos já nascem de forma errada, sem planejamento e com poucas chances de sucesso. Saiba como montar este planejamento

20/07/2017

Há um equívoco entre muitos vidraceiros e qualquer outro profissional que decide apostar no sonho de ter seu próprio negócio de que basta juntar algum dinheiro, escolher o ponto e abrir a loja. Porém, montar uma vidraçaria envolve muitas outras questões que precisam ser planejadas com antecedência, a começar pelo ponto.

 

Não se escolhe aleatoriamente o local, é necessário fazer um estudo do mercado da região e do público que conseguirá atingir. O planejamento financeiro e o preparo para a gestão também são fundamentais. A análise de tudo isso e o detalhamento passo a passo de onde quer chegar e como fará isso devem ser documentados em um Plano de Negócios.

 

Ao elaborar um Plano de Negócio o empreendedor terá uma visão clara de sua futura empresa e as reais possibilidades de sucesso ou insucesso. Um bom Plano de Negócio permitirá ao empreendedor aprimorar sua ideia, tornando-a mais clara e precisa, a partir da busca de informações completas e detalhadas sobre o seu futuro empreendimento.

 

Poderá conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio, concorrentes, fornecedores, futuros clientes e a gestão adequada dos seus processos e recursos. O Plano de Negócio não é um documento que se desenvolve em um piscar de olhos. Leva tempo para ser produzido e o ideal é que esteja sempre atualizado. 


Avalie previamente seu negócio e oportunidades

Ao analisar o mercado é possível adaptar-se às suas mudanças frequentes e identificar suas tendências. O Plano de Negócios possibilitará o detalhamento de ações estratégicas que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e a lucratividade do negócio.

 

Devem ser analisados e calculados previamente a oportunidade de negócio, quantificação da clientela, estimativa de faturamento, investimento necessário e custo operacional. Avalie o potencial/rentabilidade do negócio versus o retorno de investimento.

 

Além de colocar no papel o que é necessário para montar seu negócio, o empresário também precisa realizar pesquisas sobre o potencial do empreendimento, saber qual é a estrutura necessária e conhecer o potencial de vendas do seu produto/serviço. 

 

Trace metas realistas

O principal é avaliar se sua ideia não é uma ilusão. Muitas pessoas têm ideias que são inviáveis na prática. Existe a falsa ilusão de que é fácil um negócio. Por isso, o mais importante é estar pronto para o desafio e ciente do empenho necessário para que tudo dê certo.

 

Assumir riscos, ter paciência e planejamento no longo prazo são pensamentos que nenhum empresário deve abandonar. Para estabelecer suas metas e traçar a estratégia, o empreendedor deve comparar sua empresa com o mercado e mapear riscos e oportunidades da região escolhida para implantação do estabelecimento.

 

 

Não planejei direito, e agora?

Um Plano de Negócios pode ser implementado a qualquer momento. Ele nada mais é que uma “bússola” para o empresário, permitindo avaliar o desempenho, assim como projetar novas metas e objetivos.  O cenário do mercado de alimentação fora do lar no Brasil está em frequente mudança, dessa forma, o plano nunca será algo estático, e as tendências e oportunidades devem ser contempladas. 

 

Nesse sentido, visitar feiras setoriais em busca de novidades é fundamental, assim como ler sobre o mercado e fazer sempre que possível cursos de aperfeiçoamento. O empreendedor deve assumir uma postura proativa na gestão da empresa.

 

Como elaborar um Plano de Negócios 

Descreve detalhadamente como o empreendimento será e como funcionará. Ele permite que se tenha uma ideia prévia do negócio, antecipando expectativas de ações e resultados. Resumidamente, um plano de negócio não pode deixar de abordar os seguintes aspectos:

 

Fins - Especificação de objetivos e metas.

Meios - Definição de políticas, programas, procedimentos e práticas, visando o alcance dos objetivos e metas.

Recursos - Especificação dos tipos de recursos (financeiros, humanos, físicos, materiais) e quantidades necessárias; como os recursos devem ser gerados ou obtidos; e como eles devem ser alocados às atividades.

 

Implantação - Procedimentos que serão adotados para antecipar ou detectar erros no plano ou falhas na sua execução, bem como para prevenção e correção contínua dos mesmos.

 

 A etapa seguinte deverá conter

 

Objetivo básico – é o primeiro desenho da missão da empresa, levando em consideração o perfil do empreendedor.


Objetivo estratégico – é o desenho final da missão, incluindo o objetivo básico associado à estratégia de atuação para cumpri-lo.


Estratégia organizacional – é a formatação de como será a hierarquia da empresa, com organograma, áreas e cargos definidos.


Estratégia gerencial – é o detalhamento do gerenciamento de cada parte do negócio.


Estratégia de pessoal - é a definição da política de recursos humanos, que inclui fatores motivacionais, relacionamentos internos e externos, plano de carreira, etc.


Estratégia de marketing – são as definições de atuação no mercado, divulgação dos produtos e serviços, relacionamento com o cliente, relacionamento com fornecedores e parceiros e avaliação da concorrência.


Estratégia de sistemas – é conjunto de ações, objetos, ideias e informações que interagem entre si e modificam outros sistemas. Esta estratégia é considerada a visão sistêmica da empresa, pois analisará e acompanhará o funcionamento dos equipamentos/máquinas em relação às pessoas e às informações e vice-versa, visando o objetivo e o resultado final.

 

Onde buscar informação?

 

Para buscar informações sobre empreendedorismo, busque organizações de sua região, como o Sebrae 0800 570 0800.

 

E fique antenado sobre produtos e tendências para o setor vidreiro aqui na Vidro Impresso.

 

Qualificação também é essencial. Nossos módulos na Vidro Impresso Cursos incluem dicas de gestão e ainda oferecemos alguns cursos para quem quer ampliar os conhecimentos sobre a administração especificamente de vidraçarias. 

Deixe seu comentário