VidroSom 2013 é atração no Congresso Afeal

VidroSom 2013 é atração no Congresso Afeal

Capa: VidroSom 2013 é atração no Congresso Afeal

São Paulo, 14/10/2013 — A próxima edição do evento VidroSom (Soluções Acústicas em Vidro) já está marcada para o dia 30 de outubro, como parte da programação do Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio, a ser promovido pela AFEAL no Espaço APAS, em São Paulo.

Em sua 5a edição, o VidroSom vai abordar o papel das esquadrias no desempenho das edificações no contexto das normas técnicas NBR 10.821 (parte 4) e NBR-15.575. O evento contará com a participação especial do engenheiro francês Bruno Mauvernay, encarregado do mercado residencial do sul da Europa da Saint-Gobain. Mauvernay vai destacar o impacto que os selos de eficiência energética acarretam no mundo e na sociedade, e apontar o ‘caminho das pedras’ para aumentar a qualidade e o desempenho das janelas.

 

Esquadria acústica da Atenua Som

 

Já o diretor da Atenua Som, Edison Claro de Moraes, integrante do Conselho Deliberativo da AFEAL e presidente do Conselho da ProAcústica, fará uma reflexão sobre a Norma de Desempenho 15.575 nos itens que se referem a esquadrias e fachadas, e sobre o elo mais fraco na cadeia formada por especificador, consultor e construtoras. Sócio da Harmonia Acústica, o arquiteto Marcos Holtz vai abordar, dentro do universo do conforto acústico na arquitetura, os seguintes pontos: o vidro como material acústico e exemplos de aplicações práticas; Norma de desempenho: dimensionamento e projeto acústico de fachadas e projetos especiais.

 

 

 Teste acústico em esquadria no laboratório da Atenua Som

 

 

  

Discussões em torno da NBR 15.575 estarão entre os temas abordados

 

CONGRESSO AFEAL 30

Promovido pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, o Congresso AFEAL 30 acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Espaço APAS, em São Paulo. Ponto alto das comemorações de 30 anos da entidade, este evento vai reunir, pela primeira vez, arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior para troca de experiências sobre o mercado de esquadrias de alumínio, as tendências e inovações tecnológicas que surgem no País e mundo afora.

O evento já tem confirmadas as presenças do engenheiro e doutor Winfried Heusler, da Alemanha, que abordará os Princípios da Parametrização em Fachadas Cortina; o engenheiro Klaus Böde (Inglaterra), responsável pelo escritório da Chapman BDSP no Brasil, que abordará o tema Estratégias de design ambiental e baixa energia; e os arquitetos Joe Witchell (Inglaterra), diretor de arquitetura do escritório Broadway Malyan, especialista na eficiência energética de edifícios altos e à frente do desenvolvimento de um plano diretor de uso misto (4 hectare) em South West London; e Mario Cucinella, titular do escritório MCA, de Bologna (IT).

Entre os brasileiros, destaque para o professor doutor Ricardo Ruther, da Universidade Federal de Santa Catarina e do CNPq, que abordará o tema Fachadas FotovoltaicasEnergia Positiva; para o arquiteto Roberto Aflalo, do escritório Aflalo & Gasperini, que responde por projetos consagrados, como, por exemplo, o complexo corporativo Rochaverá e da série Atrium; e o arquiteto Ricardo Loeb, do escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, com acervo consolidado de projetos como Itaú Cultural, Centro de Cultura Judaica, entre outros.

O Congresso faz parte da agenda oficial do Fórum Ibero-americano de Janelas Portas e Fachadas, organismo internacional criado em 2011 e constituído pelas associações do setor do Brasil, da Colômbia, do Chile e México, da Espanha e de Portugal. Representantes dessas entidades participarão do encontro em São Paulo. O órgão, presidido pela AFEAL, é uma entidade facilitadora de transferência de tecnologia e profissionais, através de intercâmbios entre os países.

 

 

Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.