Seção

Empresas e Negócios

Vidro Plano 100% nacional

Única indústria de vidros planos do Brasil com capital 100% nacional, a Vivix Vidros Planos é resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão do Grupo Cornélio Brennand, que iniciou suas atividades há 100 anos com a produção de embalagens de vidro

O Vidro Som apresentou soluções inovadoras e estudos de casos sobre conforto acústico e o valor agregado do vidro em projetos acústicos. O encontro consolidou-se como importante ferramenta de informação e capacitação técnica para arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias e acústica.

 

Única indústria de vidros planos do Brasil com capital 100% nacional, a Vivix Vidros Planos é resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão do Grupo Cornélio Brennand, que iniciou suas atividades há 100 anos com a produção de embalagens de vidros, assim como de cimento, porcelanas e azulejos, açúcar e álcool, além de utilidades domésticas.

Hoje, o Grupo Cornélio Brennand possui empresas que atuam nos setores de geração de energia através de fontes renováveis (Atiaia Energia), desenvolvimento imobiliário (Iron House), cimentos (Cimento Bravo) e vidros planos, com a Vivix Vidros Planos, que começou suas operações comerciais em 2011 e inaugurou sua planta em Goiana (PE), uma das mais modernas do mundo, no início de 2014. 

 

“Tivemos importantes momentos que marcaram a nossa trajetória, mas acreditamos que o evento da pedra fundamental foi um marco no período da nossa entrada. Na ocasião, recebemos clientes e a imprensa do setor para celebrarmos uma mudança positiva no mercado, onde estávamos contribuindo para o aumento da oferta de produtos e elevação do nível de atendimento que o mercado tanto desejava”, lembra Henrique Lisboa, diretor Comercial e Marketing Vivix Vidros Planos.

 

Toneladas de vidro

Para atender ao mercado nacional a empresa conta com um armazém de 50 mil m2, na própria planta, com capacidade de armazenagem de 66 mil toneladas de vidros planos, e um centro de distribuição em São Paulo.  Sua capacidade produtiva é de 900 toneladas/dia de vidros planos, destinados a atender aos mercados da construção civil e moveleiro de todo o Brasil, além de atender diversos países através da sua área de exportação.

“A empresa evolui e continua perseguindo a excelência em todas as suas ações. Expandimos a cada ano a nossa participação de mercado, com novos produtos sendo lançados periodicamente e, sobretudo, através de um espírito colaborativo, estando próximos dos nossos clientes, visando o desenvolvimento de toda a cadeia”, destaca Lisboa, que conta que os próximos investimentos estão direcionados à ampliação do portfólio e à instalação de equipamentos em seu forno.

 

Qualidade em primeiro lugar

O beneficiamento da matéria-prima é um ponto importante e crítico para a definição da qualidade final do vidro. Por essa razão, a Vivix decidiu investir na construção de uma indústria de mineração e beneficiamento de sílica, feldspato, dolomita e calcário.

A usina, única do país, que iniciou em setembro de 2013 a extração da areia, atende a empresa e está instalada nas proximidades da fábrica da Vivix com capacidade instalada de 800 mil toneladas de matéria-prima/ano. A decisão de implantar esta usina surgiu da necessidade da empresa em ter total controle do seu processo de fabricação. Com isso, a Vivix garante plenamente a qualidade dos seus produtos.

“Utilizamos tecnologia de ponta e temos uma das fábricas mais modernas do País. Nossa equipe é focada na excelência dos produtos e processos. A usina de beneficiamento colabora para o controle total dos nossos insumos. Desta forma, oferecemos ao mercado produtos com elevadíssimo padrão de qualidade”, ressalta Lisboa.

 

Responsabilidade ambiental

Um dos destaques da empresa é a preocupação com a gestão ambiental e adoção de modernas práticas de sustentabilidade para a planta de Goiana. Como referência de gestão energética, a fábrica utiliza em seu processo produtivo a tecnologia L.E.M.™ (Low Energy Melter™), inédita no Brasil, que permite uma maior eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos.

A matriz energética utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo é o gás natural, seguindo a política nacional de mudanças climáticas, que sugere o uso de matrizes energéticas menos poluentes. 

Outra ação sustentável da Vivix é a captação da água das chuvas para utilização no processo de fabricação do vidro e reúso contínuo dos efluentes gerados na unidade. A água tratada retorna novamente para o processo e irrigação das áreas verdes, criando um ciclo sistemático que evita o descarte de efluentes em rios ou córregos.

Produtos

 

A Vivix possui em seu portfólio de produtos os vidros planos incolores (Vivix), coloridos (Vivix Colora), laminados (Vivix Lamina) e espelhos (Vivix Spelia) e, ainda este ano, lançará a sua linha de vidros pintados e de controle solar.

Os vidros laminados da linha Vivix Lamina são produzidos com os mais rigorosos processos de qualidade e estão de acordo com a Norma ABNT NBR 14.697 - Vidro Laminado.  O produto é ideal para projetos de guarda-corpos e fechamentos de varanda, onde há grande exposição do material às intempéries e risco de impacto. Além de resistentes, em caso de quebra, os vidros laminados geram cacos menos pontiagudos que ficam aderidos à superfície laminada, minimizando a possibilidade de lesões graves.

Os laminados Vivix Lamina são versáteis e permitem uma grande diversidade de cores, podendo ser utilizados em escadas, divisórias, mobiliários, entre outros itens. Em janelas e varandas, são responsáveis por filtrar até 99,6% da incidência de raios ultravioletas no ambiente, que ocasionam o desbotamento de móveis, tecidos e objetos, além de propiciar maior conforto térmico. A linha Vivix lamina pode ser encontrada nas versões incolor, verde e cinza com espessuras de 6, 8, 10 e 12 mm e na versão translúcida, sendo a primeira do setor a produzir este item no Brasil.

Os espelhos Vivix Spelia são produzidos através de um processo sustentável único no País, onde 100% da água e da prata aplicadas na produção são recicladas. Além disso, o Vivix Spelia possui como benefício o uso da tecnologia Copper Free e Lead Free, ou seja, são livres de cobre e chumbo, além de ter maior brilho e durabilidade. O produto possui garantia de doze anos e pode ser aplicado em paredes, móveis, elevadores, objetos de decoração, entre outros.

Os vidros incolores (Vivix) e coloridos verde e cinza (Vivix Colora) foram os primeiros produtos fabricados pela Vivix e podem ser utilizados em diversos projetos.  A Vivix produz vidros planos em chapas com medidas que variam entre 3,60 a 2,60 m, além das chapas jumbo com 3,30 x 6,0 m, que possibilitam uma maior otimização. O maior consumo do mercado é do vidro incolor, porém a Vivix entende que todos os produtos do portfólio são importantes e cumprem o seu papel. A empresa também atende sob encomenda produtos e dimensões específicas.

Deixe seu comentário