Vidro e cor branca favorecem o recebimento da luz natural

Vidro e cor branca favorecem o recebimento da luz natural

Capa: Vidro e cor branca favorecem o recebimento da luz natural

Esta residência com 380 metros quadrados, localizada no bairro Pinefilds, em Pinhais/PR, tem nos vidros e no predomínio do branco estratégias para receber e refletir a iluminação natural. Assinada pelos arquitetos Angelica Pecego e Alexandre Mandarino, a casa foi projetada para um casal jovem com dois filhos pequenos.

 

Nas janelas de correr de duas folhas da sala de jantar foi utilizado vidro incolor temperado 10 mm de 3449 x 2117 mm colados em L. A espessura é 6 mm. O objetivo principal nestas salas era que permitisse a maior penetração de luz natural possível, mas mantendo certa privacidade, pois se trata de uma casa em condomínio.

 

 

No vão da escada, e na janela em “L”, os vidros são fixos, onde não há a utilização de acessórios, mas na sala de jantar foram utilizadas ferragens branco PVC CORRER DETEC: CREMONA JAN/DT INOX-ESQ, GS.

 

Essa residência conta com um sistema de piso aquecido, e para garantir a eficiência térmica das esquadrias em PVC, foram utilizados vidros duplos em todas as esquadrias.

 

Um dos grandes pontos chaves desse projeto é a cozinha. Ampla, iluminada e integrada à churrasqueira, ela traduz o conceito de contemporaneidade desejado. Para quebrar a formalidade da simetria, normalmente utilizada nas cozinhas, os arquitetos optaram por um conjunto de embutidos redondos com diâmetros diferentes e lâmpadas de cor quente. 

 

 

Já nos banheiros foram aplicados vidro incolor de 8 mm. Na suíte master são três folhas (dois painéis fixos e um de correr) de 2,00×1,90m e nos outros duas folhas (um painel fixo e um de correr) de 1,50×1,90m. Foi utilizado perfil de alumínio reforçado, auto limpante e anodizado na cor branca.

 

“O box para um banheiro deve ser pensado não apenas na estética, mas também na segurança do usuário. No projeto desses banheiros foram utilizados vidros que atendem a norma NBR-14207, utilizado película de segurança, que proporciona maior resistência mecânica, no caso de uma ruptura”, explicam os arquitetos.