Seção

Feiras e Eventos

Um ano de oportunidades

Setor vidreiro se prepara para um 2014 agitado e repleto de eventos importantes

20/07/2016

corredor de feira do setor em 2013

Uma agenda recheada de eventos marca o ano de 2014 para o setor vidreiro e sua cadeia produtiva. Além dos inúmeros cursos e programas de treinamento – já marcados e ainda por serem definidos –,  profissionais de todos os elos do segmento preparam-se para tradicionais encontros no Brasil e no mundo. Um dos mais emblemáticos acontece já no primeiro semestre, e seus organizadores esperam repetir o sucesso da última edição. Entre os dias 21 a 24 de maio, representantes nacionais e internacionais do setor irão se cruzar e trocar ideias pelos corredores do Transamérica Expo Center, em São Paulo, em mais uma Glass South America.

 


A expectativa para a edição de 2014 é que a feira receba mais de 12 mil profissionais qualificados em busca de conhecimento do mercado, informações sobre concorrentes, produtos, preços e lançamentos. Como acontece desde 2010, a maior feira vidreira da América Latina também sediará o GPD South America, versão continental do maior congresso do mundo de vidros. Ambos os eventos já estão com inscrições abertas pelo site www.glassexpo.com.br.

 


Outros encontros importantes programados para o primeiro semestre são o 4o Rio Negócio Vidro e a tradicional Feicon  Batimat, Salão Internacional da Construção que chega em sua 20a edição em clima de otimismo motivado por programas habitacionais e ampliação de crédito para a construção, além de pesquisas recentes divulgadas pela FGV, que apontam para um crescimento de 5,5% sobre 2013. Melhorar o ambiente de negócios e concentrar o foco na produtividade são pontos fundamentais para que a construção civil brasileira ganhe fôlego em 2014, e é em torno deste objetivo que a feira estará organizada. “Reunir o maior número possível de fornecedores de tecnologia, produtos e serviços, atualizando e enriquecendo o nosso processo de produção, será a missão deste ano”, afirma Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). 

 

 

Marcada para setembro, a Vitech – Feira Internacional do Vidro – mais uma vez será realizada simultaneamente à Fesqua, principal feira de esquadrias da América Latina


Também voltada para o segmento da construção, porém com foco principal em arquitetura e decoração, a Expo Revestir receberá profissionais e estudantes para apresentar as melhores soluções em acabamentos. O evento está programado para os dias 11 a 14 de março, e contará com expositores da base industrial vidreira como Cebrace e Saint-Gobain Glass, tradicionais participantes do evento, além de representantes do ramo de esquadrias, revestimentos e sistemas especiais, como Atenua Som e T2G.  

 

E as oportunidades não param por aí. Afinal, 2014 também é ano de Glasstec, o maior evento mundial do setor vidreiro, realizado bienalmente em Düsseldorf, na Alemanha. A feira, que este ano será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, mais uma vez joga luz sobre as tecnologias voltadas para o vidro arquitetônico, e em especial para os últimos lançamentos no campo da eficiência energética das edificações. “Os vidros de alta performance energética têm exercido um papel significativo nos edifícios modernos e em seus níveis de duração e usabilidade. Por isso mais uma vez tendem a ser um dos focos centrais da Glasstec”, comenta Sebastian Pfügge, executivo responsável pela comunicação da feira, que reunirá novidades e lançamentos em todos os segmentos da cadeia de valor do vidro, da fabricação ao beneficiamento e aplicação do material, evidenciando as soluções a serem adotadas nos próximos anos pela indústria da construção. 

 

A Glasstec também contará com uma programação especial de palestras e apresentações, além de duas exposições paralelas especificamente direcionadas a profissionais de arquitetura, planejamento, projeto e consultoria de fachadas: o Glass Technology Live e o Façade Centre. Além disso, a feira levará ao Düsseldorf Exhibition Centre uma série de congressos arquitetônicos que prometem ser um eldorado de ideias e porta de entrada para novos concepções de fachadas mais eficientes e multifuncionais. Por mais um ano, a Glasstec será integrada a outro importante evento internacional, a Solarpeq – Feira Internacional de Equipamentos para Produção Solar –,  cujo objetivo central é trazer à tona o que há de mais avançado nos segmentos de energia solar, películas e painéis fotovoltaicos e tecnologias similares. As incrições para a Glasstec estarão abertas a partir de julho.

 

Ainda no primeiro semestre, de 21 a 24 de maio, o setor tem um encontro marcado no Transamérica Expo Center: 
a Glass South America

 

sileiríssima Vitech – Feira Internacional do Vidro, mais uma vez programada simultaneamente à principal feira de esquadrias da América Latina, a Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes. A feira trará lançamentos em tecnologia, maquinário, sustentabilidade e arquitetura, com inúmeras aplicações. Os eventos conjuntos esperam a participação de 300 expositores, dentre 500 marcas nacionais e internacionais, público de 28 mil visitantes e volume de negócios em torno de R$ 250 milhões.

 

Confira, a seguir, os principais eventos e programas de treinamento de 2014 já com data marcada e programe sua agenda.

 

 

PRINCIPAIS EVENTOS DE 2014

 

Curso “Como, quando e por que vender produtos de valor agregado”
17 a 20 de fevereiro

Treinamento voltado para proprietários de pequenas vidraçarias e funcionários de empresas do setor vidreiro.

Local: Sede da Amvid -

Belo Horizonte (MG)
www.amvid.com.br  

 

 

12ª  Expo Revestir
11 a 14 de março
A Feira Internacional de Soluções em Acabamentos é uma das maiores vitrines de tendências dos setores de arquitetura e construção.

Local: Transamérica Expo Center, em São Paulo
www.exporevestir.com.br/2014


 

Feicon Batimat 2014
18 a 22 de março

Realizada sob a chancela do maior evento global da área, a Batimat, reúne todos os grandes líderes de mercado nacional da construção em um único espaço.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)
www.feicon.com.br

 

 

Treinamento para Vidraceiros – Adivipar (PR)
Com foco na formação técnica dos participantes, serão abordados temas como medição, normas técnicas e modelos de ferragem.

29 de abril
Local: Foz do Iguaçu (PR)
19 de julho
Local: Maringá (PR)
13 de agosto
Local: Curitiba (PR)
www.adivipar.com.br
contato@adivipar.com.br

 


Expo Alumínio 2014
1 a 3 de abril 

Evento que reúne toda a cadeia produtiva do alumínio, gerando grande oportunidade de contato com grandes marcas que apresentam as inovações e os desenvolvimentos tecnológicos do setor.

Local: Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP)
www.expoaluminio.com.br

 

 

4º Rio Negócio Vidro
3 a 6 de abril

Evento organizado pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos, Cristais e Espelhos do Rio de Janeiro (Sincavidro).

Local: PortoBello Resort, em Mangaratiba (RJ)
www.sincavidro.com.br

 

 

Glass South America
21 a 24 de maio

Maior evento de tecnologia e design do vidro na América Latina, a feira reunirá o setor vidreiro e sua cadeia produtiva, incluindo as indústrias da construção civil, arquitetônica, automotiva e moveleira. 

Local: Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP)
www.glassexpo.com.br

 

 

Vitech | Fesqua
10 a 13 de setembro

Realizadas simultaneamente, Vitech (Feira Internacional do Vidro) e Fesqua (Feira Internacional de Esquadrias, Acessórios e Componentes) reúnem fabricantes, processadores e distribuidores de vidros, além de empresas de ferragens, esquadrias e acessórios.
Local: Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP)
www.feiravitech.com.br
www.fesqua.com.br

 

 

Treinamento para Engenheiros e Arquitetos - Adivipar (PR)
11 de setembro 
Ciclo de palestras direcionado a engenheiros e arquitetos com o objetivo de incentivar o consumo de vidros com base na criatividade.

Local: Curitiba (PR)
www.adivipar.com.br

 

Glasstec 2014
21 a 24 de outubro
Maior evento mundial da indústria vidreira, o evento oferece uma oportunidade única de intercâmbio entre os maiores players do mercado. O evento é realizado paralelamente à Solarpeq, Feira de Comércio Internacional de Equipamentos de Produção Solar.

Local: Düsseldorf, Alemanha
www.glasstec-online.com/

 

5º Tecnovidro
4 a 8 de novembro
Organizado pela Amvid, o 5º Tecnovidro tem o objetivo de atualizar e promover o desenvolvimento de empresas do setor vidreiro em Minas Gerais.

Local: Uberlândia, MG
www.amvid.com.br

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário