Seção

Empresas e Negócios

Tripé de liderança

Soluções diversificadas, tecnologia de ponta e mão-de-obra qualificada sustentam crescimento da Pado no mercado nacional

10/12/2015

Prestes a completar oito décadas no mercado, a fabricante de fechaduras e cadeados Pado ostenta uma trajetória marcada pela diversificação. Líder nacional na fabricação de cadeados em latão, a empresa fundada em 1936 como uma pequena fundição, criada para atender encomendas de arreios e estribos para cavalos, demonstrou visão de mercado aguçada e soube tomar decisões acertadas para pouco a pouco expandir sua atuação, ampliar seu mix de produtos e atingir nichos cada vez mais diversos.


Fundada em São Paulo pelos imigrantes italianos Joaquim Paioletti e Francisco Ragosta, algum tempo depois a empresa associou-se ao alemão Dorner, dando origem ao seu nome atual. “O nome Pado é resultado da fusão das duas primeiras sílabas dos sobrenomes Paioletti e Dorner”, conta o diretor comercial da empresa, Selmo Rodrigues. Em 1998, sob novo comando acionário, o parque fabril da companhia foi transferido para Cambé, Norte do Paraná".


Atualmente, a Pado tem em seu portfólio linhas de fechaduras de perfil metálico, fechaduras para serralheiro e cadeados em latão, além do sistema de travas oblíquas do cadeado e o cilindro tetra chave. As novidades recentes incluem a linha Pado Glass, amplamente divulgada pela empresa nos últimos dois anos. “Trata-se de uma linha exclusivamente voltada para o segmento vidreiro, com diferenciais específicos, como as caixas das máquinas confeccionadas em aço inox, material resistente à maresia e que não agride o meio ambiente”, comenta o diretor comercial da empresa, Selmo Rodrigues.


Agregada ao portfólio da Pado em 2014, a linha Pado Glass foi lançada para compor o mix de produtos voltados ao mercado ferragista, ao lado da tradicional linha Serralheiro, que conta com 16 modelos de fechaduras, travas e fechaduras sobrepor. Já a Pado Glass é composta por fechaduras para portas e janelas de vidro, contemplando modelos no padrão Blindex, com lingueta dupla e lingueta simples, além do padrão Santa Marina, com pino e lingueta dupla.  


A linha Glass é focada no instalador e nas empresas do setor que priorizam produtos que conferem o máximo de durabilidade e segurança no uso. O objetivo, por meio desse lançamento, é alcançar a fidelização dos usuários que exigem produtos que garantam a proteção das esquadrias, proporcionando segurança e tranquilidade aos seus consumidores.

 

 

 

“Trata-se de uma linha exclusivamente voltada para o segmento vidreiro, com  diferenciais específicos, como as caixas das máquinas confeccionadas em aço inox, material resistente à maresia e que não agride o meio ambiente”

 

 

Fechadura com lingueta dupla, da Linha Glass

 

 

 

Com capacidade produtiva para fabricar 30 milhões de cadeados de latão e 5 milhões de fechaduras ao ano, a Pado tem condições de atender demandas nacionais e internacionais, com soluções que buscam se diferenciar sobretudo pela pela durabilidade e resistência. Ao longo dos seus 79 anos, a empresa soube mapear as demandas do mercado por produtos mais arrojados, o que a levou a estabelecer parcerias estratégicas, como a da BMW Designworks USA, criada para atender o consumidor mais exigente. 

 

“Os produtos da linha BMW tornaram-se referência em decoração e estilo por conta das suas formas diferenciadas”, afirma o diretor Rodrigues. Em 2009, com as maçanetas Acqua Star, Ibiza e Seattle, a linha foi premiada  pelo Product Design Award no IF Product Design Award, um dos prêmios mais respeitados do mundo, considerado o Oscar do design.

 

O planejamento estratégico da empresa para se diferenciar no segmento contempla investimentos constantes em alta performance tecnológica, capacitação e treinamentos periódicos dos revendedores e lojistas e formação de mão-de-obra qualificada, com o intuito de garantir padrão elevado de atendimento. “Internamente, investimos na área de TI, por meio da implantação de um sistema de última geração, integrado por um Datacenter com capacidade nominal de 40 terabytes de processamento, levando em consideração que a fábrica possui 600 terminais em operação, integrados por uma rede Wi-Fi” cita o diretor.


Os treinamentos para os representantes, lojistas e promotores de vendas são periódicos. Visando levar uma experiência de compra diferenciada aos consumidores e apoiando as revendas, os showrooms móveis da Pado se deslocam para o varejo da construção do País inteiro. Em 2008, a Pado criou a Escola Erich & Nina Gardemann, instalada no parque fabril da empresa, visando suprir a falta de mão de obra qualificada na região. A escola oferece cursos nas áreas de hidráulica, pneumática, mecânica, elétrica e eletrônica. “Investir em qualificação de mão de obra é fundamental”, avalia Rodrigues. “Esse projeto surgiu da dificuldade que vínhamos enfrentando para encontrar profissionais especializados e tem como objetivo habilitar jovens moradores da comunidade local para o mercado de trabalho. Já formamos mais de 250 jovens, dos quais boa parte trabalha na própria empresa ou em outras da região”.

 

 

 

“Internamente, investimos na área de TI, por meio da implantação de um sistema de última geração, integrado por um Datacenter com capacidade nominal de 40 terabytes de processamento, levando em consideração que a fábrica possui 600 terminais em operação, integrados por uma rede Wi-Fi” 

 

 

Selmo Rodrigues, diretor comercial da empresa

 

 

 


Atenta a toda a escala que envolve os processos de fabricação, distribuição e revenda de seus produtos, a empresa procura investir também no bem-estar de seus profissionais. Para isso, criou uma estrutura que compreende um centro de reabilitação para pessoas que apresentam LER (Lesão por Esforço Repetitivo), um ambulatório médico com fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, médico e enfermeira, ginástica laboral para todas as funções e uma academia de ginástica. “Essa tem sido a fórmula para nos manter por tantos anos na liderança de mercado: encarar com responsabilidade nossa participação na formação de profissionais, na entrega de produtos de alta qualidade e no engajamento comercial junto às revendas”, ressalta Rodrigues.


Para se manter forte em um cenário da recessão instalado no País, a empresa deve manter a estratégia de distribuição de produtos, buscando ampliar as oportunidades de negócios. “Sem dúvida, o setor da construção civil é um dos mais impactados pela crise”, avalia o diretor. “Durante esses períodos, a indústria trabalha com mais cautela, porém investir é necessário para o crescimento em longo prazo. A estratégia da Pado é conservadora, mas vislumbra o crescimento no futuro, apostando sobretudo em automação industrial”.

 

 

 

 

Deixe seu comentário