Seção

Vidro e Design

Transparência e Luz

Situado em Reykjavik, capital da Islândia, o centro de concertos e conferências Harpa, assim denominado por sua estrutura lembrar o instrumento de mesmo nome, se destaca por sua fachada em vidro.

15/11/2017

Situado em Reykjavik, capital da Islândia, o centro de concertos e conferências Harpa, assim denominado por sua estrutura lembrar o instrumento de mesmo nome, se destaca por sua fachada em vidro. O edifício forma uma escultura gigante cristalina que reflete o azul do céu e do mar, fazendo parte da paisagem da cidade, através de mais de mil peças geométricas com doze lados em aço, preenchidas em vidro, que se assemelham a  tijolos.

Essas figuras criam planos em duas e três dimensões. À noite, luzes de LED nas cores vermelha, verde e azul são integradas aos “tijolos” para iluminar as fachadas, criando um espectro de cores. A cor e a intensidade de luz de cada peça podem ser controladas individualmente. O projeto é resultado da parceria entre o renomado artista Olafur Eliasson e o arquiteto Henning Larsen. 

 

Deixe seu comentário