Seção

Feiras e Eventos

Tons do Brasil

29a edição da Casa Cor SP celebra a beleza da cultura e da arte nacionais

06/06/2016

 

Batizado de Lagom, o ambiente de 70m² assinado por Patricia Martinez foi pensado para um casal jovem e conectado. Em seu interior, o visitante encontrava um espaço moderno e contemporâneo. Entre os destaques, uma estufa revestida com vidros temperados impressos da 
Saint-Gobain Glass, beneficiados pela Blindex. 
Além da estética diferenciada, sua estanqueidade reduz a perda de calor e torna as funções do ar condicionado mais eficientes. A escolha recaiu sobre o SGG LISTRAL K de 8 mm, também conhecido como mini-boreal, laminado com float incolor de 6 mm.

 

 

 

Menos ambientes, mais acolhimento. Em sua 29a edição, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas reinventa-se a cada ano. Realizada no Jockey Club de São Paulo, entre 26 de maio e 12 de julho, a Casa Cor SP 2015 destacou tendências do mercado apresentadas em 70 ambientes, assinados por expoentes da arquitetura e da decoração no País. O evento contou com uma série de inovações e seus espaços exibiram soluções ancoradas em conceitos como: “menos é melhor”, “compartilhamento” e “brasilidade”. “Os projetos apresentados refletiram a beleza de nossa cultura, arte, objetos e cores”, diz a nova presidente do evento, Lívia Pedreira.


Segundo Lívia, a mostra segue sua premissa de unir profissionais, indústria, lojistas e toda a cadeia envolvida na “arte de morar”. Com um Comitê Curador composto por Pedro Ariel, Cristina Ferraz e Roberto Dimbério, o elenco de profissionais deste ano mesclou nomes consagrados e novos talentos. “A missão da Casa Cor é estar em sintonia com o espírito de seu tempo, surpreendendo e encantando os visitantes. Esse ano demos grande foco em sustentabilidade, em ambientações com tecnologia 100% LED, que reduz consumo de energia, e de acordo com um novo comportamento que os moradores e consumidores terão de adotar daqui por diante”, diz a presidente. 


As novidades que marcaram o novo momento da Casa Cor puderam ser vistas já na entrada da mostra, pelo bosque do Jockey Club, valorizando a paisagem e as árvores centenárias do local. O paisagista e arquiteto Benedito Abbud criou uma exclusiva calçada para acesso ao evento, para dar boas-vindas aos visitantes. Mesclando-se com a ciclovia local, a calçada oferecia um percurso interativo, que conduzia os visitantes a um espaço dedicado à gentileza urbana, com captação de água por meio de um piso intertravado e permeável, rampa de acesso, estrutura especial para abrigar exposições itinerantes e iluminação estratégica.
Assinados por nomes como Brunete Fracaroli, Ana Maria Vieira Santos e David Bastos, os ambientes evidenciaram a crescente importância do vidro no mundo da decoração. Entre revestimentos, divisórias, portas de correr, espelhos, fechamentos, coberturas e mobiliários, as tendências de aplicação do material se materializaram em espaços criativos e funcionais. 


Entre os produtos em destaque estavam os vidros impressos da Saint-Gobain Glass, aplicados em revestimentos de paredes, portas dos banheiros, coberturas e divisórias no espaço da arquiteta Patrícia Martinez. Batizado de Lagom, que significa “quantidade exata”, o ambiente de 70 metros quadrados foi pensado para um casal jovem e conectado. No espaço, que tem uma aparência externa antiga, mas interior moderno e contemporâneo, foram utilizados os vidros impressos SGG Satinovo de 8mm e SGG Listral K de 8mm, também conhecido como mini-boreal.

 

 

Na espaço Brasil Pau a Pique, Roberto Migotto explorou os vidros em amplas portas de correr, aplicadas com a função de separar o living do jardim de inverno. Os vidros temperados de 8 mm foram fornecidos pela Vidroart. 

 

 

 

 

 

Em sua 27ª participação na mostra, Léo Shehtman assinou o ambiente Casa P&B, onde os vidros assumiram papel de integrar ambientes e otimizar o aproveitamento de luz natural. O material marcava presença em um rasgo vertical na alvenaria, próximo à entrada do ambiente, em um divisória no banheiro e nas portas basculantes que separavam a cozinha da área externa ao fundo. O projeto empregou vidros temperados de 8 mm de controle solar da linha SunGuard, da Guardian, instalados em esquadrias pintadas de preto, seguindo o conceito P&B do ambiente.

 

 

 

 

                               

 

O grande destaque entre as aplicações do vidro no Lounge do Banho, assinado pela designer Patrícia Hagobian, era a bela divisória de 
vidro que separava as pias da área da banheira. O ambiente de 70 m² foi inspirado nas salas de banho europeias e empregou vidros temperados de 10 mm, fornecidos pela Dunélli House.  O projeto também recebeu espelhos de 6 mm com bisotê de 2 cm.

 

Fiel ao tema “brasilidade”, a arquiteta Orlane Santos homenageou sua cidade natal, Manaus, com referências ao Ciclo da Borracha, quando a cidade ganhou o Teatro Amazonas, para criar o Banheiro Feminino do Boulevard. Os detalhes da arquitetura da época sobressaíam em meio aos recursos tecnológicos, que garantiram a transformação e ampliação do pequeno ambiente de 26 m². As portas das cabines foram produzidas com o vidro Intelliglass, que é translúcido, mas escurece assim que as portas se fecham. O som ambiente da mata, com alusão a pássaros, galhos e água, era acionado mediante a presença de pessoas, garantindo o show de tecnologia. 

 

 

 

 

 

                             

Sempre ousando e abusando das cores, a arquiteta Brunete Fraccaroli apresentou o ambiente Acqua que te Quero Água, inspirado por tons azuis e esverdeados. O espaço gourmet exibia uma extensa parede interna de vidro extra clear com imagens florais impressas, em uma superfície de 10 metros de cumprimento. O material foi fornecido pela Cebrace e beneficiado pela Penha Vidros. A impressão digital foi executada pela Speed Temper. Já o banheiro contava com um espelho que, ao refletir a imagem do fundo do oceano aplicada em uma das paredes, transmitia a sensação de se estar mergulhando no mar. Na suíte, destaque para a imagem de um leão impressa em vidro extra clear de 10 mm, também executada pela Speed Temper. 

Sempre ousando e abusando das cores, a arquiteta Brunete Fraccaroli apresentou o ambiente Acqua que te Quero Água, inspirado por tons azuis e esverdeados. O espaço gourmet exibia uma extensa parede interna de vidro extra clear com imagens florais impressas, em uma superfície de 10 metros de cumprimento. O material foi fornecido pela Cebrace e beneficiado pela Penha Vidros. A impressão digital foi executada pela Speed Temper. Já o banheiro contava com um espelho que, ao refletir a imagem do fundo do oceano aplicada em uma das paredes, transmitia a sensação de se estar mergulhando no mar. Na suíte, destaque para a imagem de um leão impressa em vidro extra clear de 10 mm, também executada pela Speed Temper. 

 

 

 

Formas assimétricas e cores exuberantes marcavam o ambiente assinado pelos arquitetos Gerson Dutra e Ana Lucia Salama. Apelidado de Café & Conforto, o espaço comercial de 80 m² apostou em paredes e colunas com revestimento de espelhos, para dar amplitude e dinamismo ao espaço, além de ressaltar o projeto de iluminação e as cores do mobiliário. Na fachada, grandes aberturas de vidro promoviam um ambiente iluminado e integrado à área externa.

 

                             

 

 

Entre os arquitetos mais premiados do País na atualidade, David Bastos assinou o projeto da Casa do Bosque, que buscou valorizar a integração entre a residência e a natureza. Com aproximadamente 70 m², o ambiente prima por uma série de soluções que promovem uma conversação entre o ambiente interno e externo, por meio de grandes panos de vidro, inclusive nas quinas, que receberam incolores laminados de 10 mm da Cebrace. Com vigas e pilares de madeira fornecidos pela Rewood, o espaço aplicou temperados incolores de 8 mm da Guardian na cobertura e nas divisórias, além de espelhos da Cebrace no revestimento da cabeceira da cama e no banheiro.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário