Seção

Mercado

Tecnologia para as pequenas

Player de destaque no segmento de máquinas, multinacional Lisec apresenta linha de produtos para empresas em desenvolvimento

26/06/2016

Player de destaque no segmento de máquinas, multinacional Lisec apresenta linha de produtos para empresas em desenvolvimento

Situada entre as mais importantes indústrias de máquinas para o processamento de vidros planos, a multinacional Lisec reafirma a estratégia de expandir sua presença e explorar novas oportunidades em países emergentes. Em plena rota de crescimento, a fabricante de origem austríaca, que inaugurou sua filial no Brasil em 2012,  acaba de anunciar uma nova linha de produtos especialmente voltada para pequenas e médias empresas. Lançada em agosto, a linha foi oficialmente apresentada ao mercado internacional durante a Glasstec, mais importante evento mundial do setor vidreiro, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro em Düsseldorf, na Alemanha (acompanhe cobertura completa na próxima edição). 

 


Apelidada de “base”, a nova série de produtos da Lisec inclui duas linhas de produção, uma de corte e uma outra para montagem de vidros insulados. Segundo o CEO do Grupo, Othmar Sailer, a empresa tem sido muito bem sucedida nesse ramo de atuação com a linha Premium. Agora, o propósito é transferir a mesma tecnologia e experiência a outros segmentos. “Além das linhas de corte e de insulado, a série base inclui sistemas individuais, como mesas de destaque, lavadoras, prensas de insulado, máquinas de dobramento, máquinas automáticas para aplicação de butil etc. Ou seja, tudo o que é necessário para cortar o vidro plano e convertê-lo em um vidro insulado”, informa o CEO.

 

Mesa de corte da série Base, nova aposta da empresa. Os equipamentos dispõem da mesma tecnologia da série Premium, porém mais compactos


Segundo o diretor executivo da Lisec Sudamerica, Luiz Garcia, a Lisec tem apresentado excelente desempenho no mercado de máquinas de alta tecnologia para o processamento do vidro plano. “Sabemos o quanto temos crescido e acompanhado o  crescimento de nossos clientes, e isso significa que as pequenas empresas de hoje serão as grandes de amanhã“, observa o diretor. E acrescenta: “Queremos ajudar as empresas de pequeno porte, provendo a elas nosso know how para que tenham acesso a maquinários de alta qualidade, a um preço acessível“.

 


Com base em estudos de mercado, a Lisec identificou grande número de empresas de menor porte que desejavam iniciar a produção de vidros insulados de alta qualidade, trabalhando com maquinários mais compactos, confiáveis e de fácil manutenção, que oferecessem vida útil acima da média. “A linha Base vem ao encontro da expectativa e do perfil dessas empresas, pois além de um preço acessível, oferece facilidade de instalação e operação e a mesma qualidade de fabricação dos nossos outros produtos, todos produzidos na Áustria”, diz Garcia. “Contam ainda com peças de fácil reposição, assistência técnica imediata e certamente representam garantia de retorno em curto prazo.” 

 

 

O lançamento acompanha as diretrizes de atuação adotadas pela Lisec para a América do Sul e mercados emergentes como China, Índia e Sudeste Asiático. Com mais de 50 anos de atuação no segmento, a Lisec tem planos ambiciosos para além das fronteiras europeias, e o mercado brasileiro integra a lista dos investimentos programados para os próximos anos. “Sabemos que em determinados mercados os produtos da Lisec são reconhecidos como altamente tecnológicos, porém caros. Queremos mudar essa imagem, porque nosso objetivo é oferecer tecnologia com preços acessíveis.”

 

 

Consolidada no mercado, a Linha Premium contempla máquinas de alta tecnologia para o processamento do vidro plano


Segundo avalia Garcia, apesar da situação momentânea de baixo crescimento, o Brasil continua oferecendo inúmeras oportunidades para as empresas instaladas no País. “Há um grande déficit de infraestrutura em inúmeras áreas, que demandarão investimentos num futuro próximo”, aponta o diretor. 

 

Tecnologia de ponta

 

Resistência, design diferenciado e facilidade de operação estão entre os principais diferenciais da série base. “O próprio cliente poderá concluir a instalação e start-up”, afirma Garcia. “Toda a série foi norteada pelo conceito de economia: as peças de reposição têm baixo custo e a manutenção pode ser feita no local pelo operador. Além disso, por apresentarem taxa de amortização muito curta, essas máquinas darão a empresas em crescimento a possibilidade de fabricar vidros de alta qualidade já em fase inicial de produção”, garante o diretor.

 


Com faturamento anual da ordem de 200 milhões de euros, o grupo Lisec conta atualmente com cerca de 1.600 funcionários, mais de 30 unidades no mundo e uma quota de exportação de mais de 90%. Segundo Garcia, a empresa investe anualmente  cerca de 8% de seu faturamento em P&D e Inovação. “Provemos o mercado com soluções que realmente levam a um patamar superior”, ressalta.

 

 

Deixe seu comentário