Seção

Feiras e Eventos

Sob o signo do vidro

De revestimentos e fechamentos a portas e peças mobiliárias, vidros e espelhos reinaram absolutos na Casa Cor 2014

26/07/2016

Vidros e espelhos Casa Cor 2014

Um novo recorde de público marcou a 28a edição da Casa Cor São Paulo. A mais concorrida mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas recebeu quase 200 mil visitantes que foram ao Jockey Club entre 27 de maio e 20 de julho para conferir as tendências do mercado apresentadas em 79 ambientes, com soluções para casas, apartamentos, lofts e estúdios. A mostra teve a participação de mais de 160 empresas de diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de ativar suas marcas, lançar produtos, apresentar novidades, promover eventos e fazer negócios. “Nossos espaços traduzem o que há de mais moderno, prático e aconchegante. Queremos democratizar a arquitetura e a decoração”, diz Angelo Derenze, presidente do Grupo Casa Cor.


Como na edição anterior, o Comitê Curador, formado pelos experts Roberto Dimbério, Waldick Jatobá, Tuca Reinés e Cristina Ferraz, selecionou o elenco de profissionais da exposição. Anunciando tendências e valorizando a harmonia entre arte e design, a Casa Cor levou para o Jockey Club um painel de soluções modernas em paisagismo, decoração e arquitetura, nas quais o vidro mais uma vez desempenhou papel chave na harmonização entre beleza, conforto e funcionalidade. Salas decoradas, quartos aconchegantes, banheiros de sonho, cozinhas especiais. Do clássico ao underground, boa parte dos ambientes traziam as transparências e reflexos do vidro como elemento de destaque. 


Criados por nomes como Roberto Negrete, João Armentano, Brunete Fraccaroli, Joia Bergamo, Ana Maria Vieira Santos e Francisco Cálio, os ambientes exibiam vidros em variadas aplicações, entre revestimentos, divisórias, portas de correr, espelhos, fechamentos, coberturas e mobiliários. Diferentemente do ano passado, em que a mostra se voltou primordialmente aos ambientes residenciais, a edição de 2014 focalizou o vidro arquitetônico, tanto em casas como em espaços comerciais e públicos. “A versatilidade do vidro, aliada à criatividade dos grandes talentos de Casa Cor, fizeram do evento uma oportunidade única para mostrar que é possível ousar com elegância e resultados de alta performance”, destaca Renato Sivieri, gerente de marketing da Guardian Brasil, mais uma vez patrocinadora do evento. 

Cristal DiamondGuard na mesa de centro criada por Denise Barreto para a Casa ao Cubo. Destaque também para os espelhos Guardian instalados no piso. No guarda-corpo, vidros de segurança instalados pela Amaral Vidros

 

Bar do Relógio, de José Roberto Moreira do Valle, com fechamento em vidro laminado de controle solar SunGuard e revestimento com SatinDeco Crystal 4 mm, fornecidos pela CNV Vidros e Speed Temper

 

Uma homenagem aos 20 anos do legado do piloto Ayrton Senna foi um dos diferenciais da mostra deste ano. Assinado pelo designer Leo di Caprio, o 
Lounge Ayrton Senna expôs 19 objetos do acervo pessoal do piloto, como capacetes, macacãos e troféus. A exposição foi fruto de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, para o qual a Casa Cor doou um real de cada ingresso vendido no evento. O projeto visou uma intervenção minimalista na área de 180 m², com um pé direito médio de 9 m e toda cercada por colunas. Vidros brancos foram instalados em um dos lados, para isolar e minimizar a intervenção visual do espaço, deixando o destaque às peças expostas. O vidro SunGuard Silver já existente no espaço foi mantido para evitar o descarte ou a produção de um novo revestimento. No lado oposto, optou-se por manter apenas o vidro SunGuard, sendo instaladas persianas rolô com tela solar da Amorim Cortinas, com efeito térmico e energético, que permitem a entrada de luz e filtram a incidência de calor, deixando a visão parcial para uma “parede verde” existente fora do espaço. Os vidros empregados no espaço incluíram o DecoCristal, o UltraClear, o SunGuard Silver e espelhos Guardian.

 

 

Era no living que se destacava um dos pontos altos do projeto de arquitetura de Leo Shehtman, um lounge de 140 m².  Jovem e moderno, o Lounge Galeria foi criado especialmente para a princesa e DJ Paola de Orleans e Bragança. A luminosidade inunda o ambiente graças aos cobogós da Solarium, aproveitando a luz natural, ao lado de grandes portas pivotantes de vidro. Na cozinha, em ilha planejada pela Florense, panelas de cobre e mesa de madeira rústica com tampo de espelho conviviam em harmonia com o azulejo inglês em tom vinho, lançamento da Decortiles. “Essa mistura de materiais conferiu ao ambiente uma linguagem moderna, sem muito luxo, que se adapta ao estilo de vida de Paola e de grande parte dos jovens de hoje”, diz Shehtman. O projeto usou o ClimaGuard e o Espelho Guardian.

 

 

 

A extensa linha de produtos da Guardian figurava em 33 ambientes. Caso do Loft 02, assinado pela arquiteta Adriana Noya, que procurou explorar o vidro de formas variadas, com foco tanto nas cores como nos reflexos. “O ambiente era repleto de vidro. Nas paredes da cozinha, no banheiro e no quarto, por exemplo, os mosaicos são todos feitos com pastilhas de vidro. São todos personalizados, desenhados por mim e executados pela Colormix”, comenta Adriana. Já na sala de jantar e no banheiro, ela chama a atenção para os espelhos prata da Guardian e para o tampo da mesa de jantar da Breton, em vidro branco.

 

Instalado no bosque da Casa Cor, um cubo todo espelhado figurava entre os destaques da mostra, esbanjando vidro por toda parte. O ambiente era assinado pelo arquiteto João Armentano, que em apenas 36 m² de área, transmitiu a sensação de um espaço gigante de 360 m², graças ao auxílio de fotografia, gigantogravura, impressão com resolução de última geração, espelhos e iluminação. Para máxima intensa integração com o jardim ao redor, a opção foi por uma fachada integralmente revestida por vidros laminados refletivos de controle solar Sun Guard Silver 20 OnClear de 10 mm, fabricados pela Guardian e processados pela Cyberglass e Speed Temper.

Deixe seu comentário